As pessoas pobres e analfabetas do planeta estão numa crescente desvantagem e correm o risco de serem deixadas para trás. A web adicionou uma nova dimensão no gap entre países do primeiro mundo e os que estão em desenvolvimento. Nós precisamos começar a pensar no direito de se conectar.
Tim Berners-Lee (físico e cientista computacional, criador da WWW, 1955-)
Entre os serviços públicos que nosso governo deveria prover para os cidadãos deveria estar o acesso à internet wi-fi, gratuita, para todos. Muita gente ficou contrariada com o fato de que metade dos estádios da Copa não vai oferecer acesso à internet, mas a questão é bem mais séria.
No Brasil, a maioria das escolas públicas não oferece acesso à internet para seus estudantes e quando isto ocorre é por meio de uma paupérrima banda larga: “Em 26% das escolas públicas brasileiras, a velocidade gira entre 1 e 2 megabites (dados de maio de 2013)”. Afinal, se os estudantes estão recebendo tablets, do que servirão estas ferramentas sem acesso à internet?
É fundamental que hospitais públicos ofereçam acesso wi-Fi gratuito para seus pacientes, médicos e parentes. A conectividade irá permitir o compartilhamento de informações sobre o estado de saúde do paciente, o acompanhamento do quadro clínico e também trazer mais conforto para família dos doentes.
É fundamental que todos os órgãos públicos, em suas sedes e filiais, ofereçam wi-Fi gratuito para que os cidadãos possam acessar bases de conhecimento, protocolos, processos e documentos. Isto certamente irá evitar filas e minimizar a burocracia.
É fundamental que os governos municipais ofereçam para a população acesso à internet de forma ampla e gratuita. Segundo dados do IBGE, apenas 13% das cidades brasileiras oferecem wi-Fi de graça, isto é vergonhoso.
O direito de se conectar deveria estar em pauta em nosso Congresso Nacional, pois é uma forma efetiva de promover a inclusão digital. Temos a difícil tarefa de fazer com que nossos políticos tomem ações efetivas. Mais bits e menos bola, por favor.
Nota
O foco no acesso wi-Fi faz sentido se imaginarmos o aumento do acesso à internet por meio de dispositivos móveis no Brasil. Segundo o IBGE, o crescimento do uso pessoal do celular por brasileiros com mais de dez anos foi de 107,2%. Para efeitos de comparação, os números de acesso à internet foram um pouco maior, com 143,8% de aumento. Dados de maio de 2013.
Referências
- Governo impulsiona uso de tablet na escola
- Brasil é o 72º colocado no ranking de inclusão digital
- IBGE: uso de celular e internet cresceu mais de 100% no Brasil em seis anos
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Ricardo Murer
Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.