Existem basicamente três tipos de propaganda:
Propagandas de reputação
São comunicações institucionais que reforçam a lembrança da marca e suas qualidades, com o intuito de torná-la top of mind, ou seja, a primeira na memória do público alvo. São comuns no rádio, na TV e nos outdoors. Elas contam histórias e costumam mexer com nossas emoções. Não há como mensurar seu retorno com exatidão.
Propaganda de presença
São anúncios colocados nos locais de busca de produtos e serviços, como guias, páginas amarelas e links patrocinados na internet. Com eles, deseja-se estar no caminho do cliente, no momento oportuno. A resposta ao anúncio é geralmente uma consulta ou venda. Logo, seu resultado é mensurável. Então pode-se decidir entre manter ou não o anúncio.
Propagandas de geração de demanda
O tipo preferido do comércio tenta gerar demanda com uma provocação. Pode ser uma oferta imperdível ou a exibição de um hambúrguer suculento na hora do almoço. Esses anúncios tentam simplificar ou reduzir o processo de escolha do cliente, estimulando o desejo e gerando a sensação de oportunidade momentânea. Com retorno relativamente mensurável, costumam ser veiculadas na TV, nos outdoors, fachadas e na sinalização interna.
Entendendo a diferença existente entre os tipos de propaganda, podemos identificar alguns erros muito comuns, especialmente nas micro e pequenas empresas:
O primeiro grande erro da propaganda é desejar que um anúncio atenda às três funções
Se você envia uma mala direta com sua logo e uma frase de impacto, não espere que os receptores respondam com um pedido. Essa seria uma comunicação institucional que apenas ajuda na construção da reputação. O meio e a mensagem devem ser adaptados, afinal propagandas de reputação precisam ser memoráveis!
O segundo grande erro da propaganda é investir pouco na veiculação de um anúncio
Investir pouco pode ser a mesma coisa que não investir nada. Cuidado ao optar por formatos menores em locais escondidos. Isso pode apenas queimar sua verba. Defina a função do anúncio e estime uma verba apropriada.
Terceiro grande erro da propaganda é ser inconstante
Sua marca precisa ser vista várias vezes pela mesma pessoa para ser memorizada e lembrada. É uma péssima ideia mudar o local do outdoor de tempos em tempos. Assim como mudar constantemente o mote da campanha. Inove e renove a arte apenas quando seu anúncio estiver virando paisagem, mas mantenha-se firme, comunicando-se com as mesmas pessoas. [Webinsider]
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Daniel Rodrigo Bastreghi
Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT. Atua no planejamento, orientação e assessoria de ações integradas de marketing digital, pesquisas e implantação de sistemas MarTech.