TEDTalks em português, com palestras no YouTube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Creio que muitos já conhecem o TED, cada vez mais importante devido ao fácil acesso às informações e discussões que a internet possibilita (por mais batido que possa soar).

Para quem não conhece, uma breve apresentação: o TED começou com uma conferência nos idos de 1984, reunindo grandes pensadores nas áreas de tecnologia, design e entretenimento, com a premissa de disseminar conhecimento e expor idéias para mudar atitudes, comunidades e o mundo. Ideas worth spreading é o lema.

Desde então o evento foi crescendo em escala exponencial. Ocorre anualmente na cidade de Long Beach, na Califórnia, durante quatro dias. São cerca de 50 palestrantes de diversos países, compartilhando avanços em diversas áreas, como ciência, economia, questões globais e artes.

Todos têm o grande desafio de apresentar suas idéias e descobertas em apenas 18 minutos! Tim Brown, Al Gore, Stephen Hawking e Johnny Lee são alguns dos colaboradores. Pouco, não?

O mais fascinante neste conceito é a criação de uma verdadeira rede global de pensadores, com diversos povos e culturas pensando na compreensão profunda do mundo e também como esta compreensão poderia mudar nossas vidas e nosso futuro. Quanto mais pessoas conhecerem estas idéias, mais forte e completa ela será.

A participação do público é concorridíssima e as reservas para o evento esgotam com um ano de antecedência.

Mas como disponibilizar o rico conteúdo para o resto do mundo, seguindo o ideal de compartilhar idéias?

Desde 2007 o site TED Talks foi a saída encontrada. Um repositório online com mais de 300 palestras, com excelente qualidade, todas em caráter colaborativo (Creative Commons). Você pode acompanhar os vídeos e as discussões por RSS/Podcast, em alta definição, ou acompanhar as novidades pelo TED blog.

Voltando ao título do post: todas as palestras estão em inglês e se você ficou interessado e quer acompanhar estes pensadores mas tem dificuldade com o idioma, uma boa notícia: foi criado no Youtube o grupo TEDTalks em português. Está no ar desde o final de setembro e já conta com 16 vídeos legendados e mais de 150 participantes!

Aliás, você tem uma idéia? Eles querem ouvir você! [Webinsider]

.

<strong>Gian Arena</strong> (garena@predicta.com.br) é analista de tráfego da <strong><a href="http://www.predicta.com.br" rel="externo">Predicta</a></strong> e um dos autores do blog corporativo <strong><a href="http://blogs.predicta.com.br/namedida/index.php/author/andre/" rel="externo">NaMedida</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Todos os dias pela manhã estou acompanhando o conteúdo, simplesmente genial, isso dá folêgo a qualquer pessoa inquieta com situação do mundo, é tema para minhas reflexões, aspirações…

  2. Recentemente postei em meu blog a dica deste projeto também. As palestras são excelentes e muito construtivas. Tomara que este projeto legendado ajude a aumentar o acesso dos internautas brasileiros às palestras.

    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *