Como escolher o nome de um site para a sua empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Antes de registrar o domínio, o empresário precisa escolher o nome. Para facilitar a divulgação do site, é recomendável usar um nome de fácil memorização, formação e pronúncia. Ex.: www.tam.com.br; www.uol.com.br; etc..

Experimente ler o domínio com o “www” na frente. É a única forma de testar para não ficar com um endereço que dificulte a divulgação. Quando decidir o nome do site é necessário seguir algumas regras de formação dos nomes de domínio da rede:

  • Tamanho mínimo de 2 e máximo de 26 caracteres;
  • São considerados caracteres válidos as letras de A a Z, números e hífen;
  • Não é permitido nenhum tipo de acentuação;
  • Não pode conter somente números;
  • Deverá ter o sufixo adequado.

O último e imprescindível teste para finalizar a escolha do nome é verificar se o domínio já não foi registrado por outra empresa ou pessoa. Para isso, basta usar o mesmo procedimento do início.

Acesse o site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), registro.br, e clique na opção pesquisa. No campo que surgir, digite o nome que você pretende registrar.

O sistema, além de conferir se o domínio não está registrado, verificará a sintaxe. Se o nome já estiver registrado, o empresário poderá conferir as informações do atual proprietário. Nesse caso, pense em outro nome, ou tente entrar em contato com o proprietário para negociar o domínio.

Checklist

Como o nome de um site não pode ser trocado, é bom pensar muito antes de registrar o domínio. Veja esses itens. Se a maioria das respostas for sim, pode registrar.

  • 1. O nome do site descreve o conteúdo?
  • 2. O nome é chamativo ou causa impacto?
  • 3. Você está usando um domínio usual (“.com” ou “.com.br”)?
  • 4. O nome tem mais de dez letras (sem o “.com” ou “.com.br”)?
  • 5. A principal palavra-chave está no nome do site?
  • 6. Você gostou do nome (pode parecer bobo, mas é importantíssimo)?

Se a maioria das respostas for não, volte e escolha um outro nome (escolher um nome realmente não é fácil).

Onde comprar domínios

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avatar de Maikon Richardson

Maikon Richardson é consultor em inbound marketing para agências de publicidade e mantém o blog Maikon.biz.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *