Quem já trabalha com SEO sabe que as instruções no Guideline lançado pelo Google não são novidade. Aliás, tudo que está lá já está há muito tempo no Google Webmaster Center, inclusive traduzido para diversas línguas. Isso mostra o quanto a área cresceu nos últimos anos e quão importante é para usuários e robôs ter um site semântico, organizado e bem escrito.
SEO é um trabalho de reestruturação do site, por isso que dicas simples podem se tornar complicadas quando temos um site grande e complexo pronto e já programado. Por ser um trabalho de reestruturação, o processo de otimização acaba atingindo diversas áreas de produção, como arquitetura de informação, TI e conteúdo.
É na criação dos wireframes e na estrutura de diretórios que devemos pensar como o conteúdo da página será organizado. E junto com o conteúdo organizado vêm a nomenclatura da estrutura que deve levar palavras-chave, e as palavras também compõem outras partes do layout, como botões, destaques, links, etc.
A área de TI, que faz o site acontecer, deve se preocupar em fazer tudo isso funcionar sem afetar a visita do robô nas páginas e prejudicar a navegação do usuário. Toda essa estrutura montada em prol da otimização pode ser resumida em um termo: cultura de otimização.
A cultura de otimização deve ser absorvida por todos os envolvidos na construção de um site para evitar o re-trabalho e tornar os recursos de otimização mais duradouros.
A programação do site, por exemplo, pode ajudar muito na produção de textos otimizados. No SMX São Paulo 2008, que aconteceu pela primeira vez este ano no Brasil, fiz uma apresentação falando sobre como podemos usar a programação do site a favor da criação de páginas dinâmicas com metadados já otimizados. Como? Através do gerenciador de conteúdo dos sites onde títulos das matérias podem virar title tags e o primeiro parágrafo meta descriptions. Com isso, cada página terá title tag e meta description única e descritiva, princípio de otimização prezado pelo Google e demais buscadores.
Escrever textos atraentes e relevantes é o ponto chave da otimização. E o grande segredo é saber escrever pensando que o usuário não tem tempo para ler tudo que vê pela frente. Eles escaneiam as notícias. Lêem fragmentos de textos à medida que navegam.
Por isso que se recomenda usar palavras em negrito, bullets, subtítulos. Isso ajuda ao leitor a detectar mais rápido o tema do texto. E use links âncoras no texto. Hyperlink é o principio da web e é por eles que a teia se forma. Não tema a saída do usuário da sua página.
Todos esses princípios de otimização são baseados na estrutura de hyperlink da web. Com o passar dos anos, teorias e tecnologias novas foram surgindo e o básico acabou ficando para trás. Fato é que de nada vale um guideline de SEO se você não tiver a cultura de otimização incorporada em todos os responsáveis pelo seu site.
Não adianta fazer um site otimizado hoje, se durante a manutenção as práticas forem esquecidas. Ter a cultura de SEO é o que realmente vai fazer seu site ficar bem posicionado e tráfego qualificado. [Webinsider]
.
9 respostas
É incrível, o mercado de SEO está crescendo muito no Brasil e penso que isto é decorrente dos algoritimos de indexação mais inteligentes e modernos. Agora, vale muito mais o conteúdo bem trabalhado e semântico. Muito bom, parabéns a todos. Abração!!!
Parabéns pelo arigo muito bom mesmo, gostei muito gostaia de receber informações no e-mail de atualizações de seus artigos Debora pois quero muito ter mais conhecimento. uma dica porque você nao promove um video aula palestra coisa assim seria bem legal, parabens mais uma vez
Felizmente, mais do que as agências digitais, os clientes estão se convencendo de que não basta simplesmente disponibilizar a informação na web. É preciso trabalhar este conteúdo de forma à alcançar o público com informações de qualidade, que seja objetiva, transparente e atrativa, além de agregar valor.
Abraço,
Bill Szilagyi
Muito bom o artigo.
Já está na hora de muitos desenvolvedores começarem a adotar esse tipo de práticas.
Vejo que muitos clientes não sabem porque seus sites não atigiram os seu objetivo como esperado, mais conversando com muito deles, vejo que muitas das vezes o desenvolvimento desses sites, foram feitos de uma forma banal, apenas colocando um conteúdo bonitinho no ar.
As vezes procuro saber como o desenvolvedor se preocupou com o desenvolvimento desses sites, e muitas vezes percebo que quem o desenvolveu não se interessou em conhecer melhor a empresa, conhecer a forma forma de trabalho da empresa, os seus produtos, revisar ou contratar uma pessoa especializada para o desenvolvimento do conteúdo desse site, etc…
E ai muitas vezes está a resposta para um mau trabalho ou mau resultado desse trabalho.
As vezes acho que um texto de 4 linhas é muito mais eficiênte e interessante do que uma redação sobre algum assunto.
Hoje desenvolver um site não é apenas criar um layout bonito e publica-lo na web, é muito mais que isso, acho que os desenvolvedores tem que se dedicar a espalhar esse conceito. É esse tipo de serviço que gosto de prestar.
Aos poucos os profissionais estão aderindo essa idéia. Isso é ótimo para todos!
Essa semana aconteceu algo curioso, utilizei o título personalizado na página de um cliente.
Esse cliente me ligou e disse para alterar todo trabalho, pois achou feio o título das páginas diferentes.
Ele ficou bravo e mandou colocar o seguinte:
::: Nome da Empresa :::
O detalhe é que o nome da empresa não é nada conhecido, fora esses pontinhos. rs…
Um dos muitos causos!
Abraços,
Ricardo Zacho
Muito bom seu artigo Debora, e a palestra também. Eu estava lá no SMX.
Só discordo de um ponto, quando falamos apenas em otimizar um site, tecnicamente estamos falando em deixar o mesmo mais leve, mais rápido para carregar entre outros aspectos.
O correto é falar otimização de sites para buscadores (nós latinos) ou motores de busca (ibéricos). Ai sim, seria tornar o site mais amigável aos buscadores.
Algo bem sutil, mas com tenho certeza o objetivo do artigo é gerar conhecimento util e real, fica o comentário.
O link para baixar o Starter Guide está no blog do Google: http://googlewebmastercentral.blogspot.com/2008/11/googles-seo-starter-guide.html
[]s
Debora
O titulo ta errado, a cultura da otimização do sites deve ser para todos.
Qual seria o link para o Starter Guide do Google?