Este texto pode parecer fora dos temas do site, mas é sobre algo que acontece com qualquer um, em qualquer área… Quem já passou por isso antes sabe que é um período em que a mente precisa de um tempo, variável para cada um, para estar com lucidez o suficiente e processar a situação, tornando-a a seu favor.
Uma das coisas em que mais acredito é que você deve manter sua confiança e sua capacidade de superar o momento, pois certamente dias melhores virão. Pensando nisso, eu tenho algumas dicas que, creio eu, podem contribuir para que você ao menos tente se manter bem:
- Não finja que nada aconteceu. Chore, grite, deixe a emoção sair, mas não permita que ela renda mais que o tempo necessário para assimilar o que aconteceu e tomar as rédeas novamente da situação. Quanto mais rápido você se recuperar, melhor!
- Não banque a vítima. Não comece a se crucificar, a se martirizar, a se perguntar “Por que isso foi acontecer justo comigo?” Isso pode acontecer com qualquer um, pode acontecer nas melhores famílias… Ninguém está isento de ser despedido, por melhor que profissionalmente seja. Na verdade, pense e procure entender porque aconteceu. Talvez você possa compreender onde pode melhorar sua empregabilidade e investir mais em você mesmo.
- Procure a ajuda da família e dos amigos. Eles com certeza lhe darão o conforto e o acolhimento necessários em um momento como este. Além disso, peça também para que divulguem o seu currículo aos seus conhecidos e amigos.
- Procure manter-se ativo, movimente-se, aja! Com certeza, isso lhe fará se sentir bem, seja fazendo alguma atividade física ou mental. A idéia aqui é se sentir produtivo, de bem com a vida. Se puder fazer as duas atividades, melhor ainda.
- Mantenha-se atualizado. Na internet, existem hoje diversas opções, muito boas inclusive, de cursos a distância, gratuitos ou pagos. Há também tutoriais, apostilas, sites com conteúdo excelente. Enfim, material para se manter atualizado não falta!
- Queira realmente sair da posição (incômoda) em que se encontra. Parece estranha esta dica, mas não é. Há pessoas que inconscientemente preferem estar assim, desempregadas, embora aparentemente se posicionem ao contrário. Isso acontece, provavelmente, por estarem com baixa auto-estima. Deseje, de verdade, arrumar um emprego novamente e saia dessa!
- Aproveite o empurrão e abraçe a mudança. Esteja aberto para novas possibilidades, pois elas sempre existem. Será que não é hora de você rever os seus conceitos? Quem sabe não é o momento de pensar novamente naquele empreendimento que você sempre quis fazer e nunca teve coragem sequer de escrevê-lo no papel? Ou, quem sabe, considerar outras modalidades de se empregar? Organize suas idéias!
- Mantenha-se confiante. Não duvide, não tenha pena de você. Mude o que for necessário mudar e mantenha a confiança. Reveja o passado, aprenda com ele, aprenda com os seus erros. Só consegue ir adiante quem é capaz de confiar em si mesmo. Já viu o vídeo do Steve Jobs?
[Webinsider]
.
Aléxia Lage
<strong>Aléxia Lage</strong> (alagef@gmail.com) é consultora e analista da Qualidade, com experiência nas áreas de Segurança da Informação, Qualidade (ISO 9001) e Qualidade de Software em empresas desenvolvedoras de software e telecomunicações. Mantém o blog <strong><a href="http://qualitnews.blogspot.com/" rel="externo">QualIT News</a></strong>.
11 respostas
Muito bom o artigo, normalmente a pessoa nessa situação, tende a ficar com a auto-estima no chão.
Muitas vezes, sem ânimo para recomeçar, faltam idéias, logo vem a prostração e o comodismo.
o importante realmente é não se deixar abater, agir normalmente, tendo a convicção de que ela não é a única a estar nessa situação.
PARABÉNS.
UM FORTE ABRAÇO.
Grande artigo! Em qualquer aspecto da vida, a capacidade de interpretar os fatos ruins de modo positivo é o grande diferencial para se alcançar o sucesso. No caso do desemprego, é importantíssimo aprender com o fato e se abrir para novas possibilidades, para a liberdade de se começar algo novo, seja um negócio próprio ou um novo emprego. Mudanças são uma das melhores coisas da vida. Parabéns!
Alexia,
O fato de conhecê-la bem de perto me dá a certeza da força de suas palavras aqui postadas. Mas certamente ela é muito maior do que alguém poderia escrever. Como profissional, mulher e pessoa, você é insuperável.
Erga mesmo a cabeça e siga em frente…pior para a empresa que não conseguiu mantê-la em seu quadro. Dias muito melhores já começaram a surgir.
Abraços
Realmente muito bom o artigo, eu acabei de sair de uma sociedade complicada e que estava tirando a minha saúde e meu tesão em trabalhar.
Em menos de vinte dias já estava com as idéias em ordem e os novos planos em andamento, e me sinto leve, ansioso para conquistar os novos objetivos e muito motivado. Além da oportunidade de toda a transformação que a situação me provê.
Parabéns pelo post.
Marcelo Guernieri
On3W Produtora Web
Em tempos de crise (ou quase lá), estas informações são sempre úteis. Aproveito para indicar um artigo do blog Get Rich Slowly sobre pontos importantes que devemos avaliar em períodos como esse (crise, fusão, cortes..). Vale a leitura:
http://www.getrichslowly.org/blog/2008/12/04/10-essential-steps-to-take-before-youre-laid-off/ (original em inglês)
http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.getrichslowly.org%2Fblog%2F2008%2F12%2F04%2F10-essential-steps-to-take-before-youre-laid-off%2F&hl=en&ie=UTF-8&sl=en&tl=pt (tradução do Google para Português)
Abraços,
Giovanni.
Acredito que muitas pessoas não abrem o próprio negócio por falta de coragem de abandonar o emprego, comodidade e a certeza da tal estabilidade.
Se eu fosse demitido hoje, a minha primeira opção seria ter um negócio próprio, talvez por eu ter essa comodidade eu não tenha me dedicado com afinco no meu empreendimento.
Resumindo: Muitas pessoas vivem na vontade de abrir seu próprio negócio, mas não se arriscam por estarem acomodados e de carteira assinada. A demissão pode ser o início de um grande empreendedor.
Boa noite.. parece que esse artigo foi feito pra mim … rsrs exatemente como me sinto e o que faço.. perdi o empre semana passada e estou me re-erguendo novamente…
Muito obrigado e parabéns pelo artigo!
aut0- ajuda
Perfeito, Aléxia.
Procurar o motivo do ocorrido, relacioná-lo ao nosso conhecimento e a nossa conduta profissional, identificar os erros cometidos, aceitando-os e entendendo que há a necessidade de mudanças faz com que nos tornemos pessoas melhores e, conseqüentemente, permite-nos subir degraus.
Não esqueçamos que o universo conspira a nosso favor, ou seja, quando lutamos por nossos objetivos as portas se abrem e, ainda, que esse fato faz parte do nosso processo de aprendizagem… mais uma etapa vencida! É uma forma positiva de encarar a situação e olhar para frente, mirando nossas metas.
Preparemo-nos, então, para a próxima fase. Sem esquecer que dedicação e fé são fundamentais.
Sucesso a todos nós…
Abraços
Fazer do limão, uma limonada. Ver o lado positivo que as mudanças podem trazer para nossas vidas.
Parabéns, Aléxia, pelo artigo e pela atitude!
A penultima é a mais bem recomendada..
Aproveite o empurrão e abraçe(ce) a mudança.
nada melhor, apesar de ser a que ninguém quer..
o pessoal que cai nesse depre de desemprego (a maioria) poderia aproveitar o tempo que irá ter para criar algo novo, par si mesmo, esquecer de trabalhar para os outros, invista em algo que ache que terá retorno.. estude, pesquise, corra atrás mesmo, pois trabalhar pros outros não presta, é bom no começo quando não se tem experiencia, mas depois se vire sozinho, faça juz a sua experiencia, vivencie por si só a emoção de ser seu próprio chefe. Os home offices são muito bem visto hoje em dia e, eu não abro mão disso. acorda quando quer e faz o que quer, claro que com muita responsábilidade, horário flexível você terá, mas também tem que ter responsabilidade com seus trabalhos e clientes.. não pode deixá-los na mão pois são eles que serão seu ganha pão.. desemprego é apenas um empurrão para iniciar uma nova etapa na vida..
aproveitem o tempo…. aproveitem
bom post Aléxia, parabéns