Para falar sobre simplicidade, precisamos entender o que é a simplicidade.
Então vamos lá, simplicidade é uma qualidade do que é simples. E o que é ser simples? Simples é sinônimo de descomplicado, de fácil acesso, sem sofisticação aparente.
Voltando para o ambiente de uma empresa, como poderemos ser simples onde há tanta competitividade?
E mais, como manter a paz neste ambiente competitivo onde prevalece ou sobressai aquele cuja ideia e métodos são os mais complexos e refinados, modernos e atualizados?
O simples ao exercer a sua simplicidade, ou seja, ao agir ou ter alguma atitude, leva em conta o outro, suas experiências, suas qualidades e o respeita como individuo.
Pensa sempre antes de falar, de maneira que suas colocações sejam vistas como agradáveis e positivas, que venham agregar ao todo, deixando o outro pensar e se expressar sem constrangimento.
Agindo assim há tranquilidade, segurança e por fim a paz.
Podemos dizer então que a paz é o resultado da simplicidade? [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- A nova ortografia
- A psicologia organizacional na contratação de professores
- Um olhar voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Cíntia Oliveira Pires Galego
Cíntia Oliveira de Souza Pires é coordenadora pedagógica e Docente Universitária .
6 respostas
Com certeza, a simplicidade nos torna pessoas capazes de lidar com qualquer situação que a vida nos coloca.
Ser simples nos capacita a exercer com segurança, nosso conhecimento adquirido pelo nosso próprio mérito.
Muito bom!! Realmente, a simplicidade é fundamental para manter a paz e a harmônia no ambiente de trabalho. Trabalho na área de Recursos Humanos e procuro desenvolver um trabalho diferenciado, onde as pessoas tenham liberdade de expressão e me dirijo a elas quando percebo que estão enfrentando algum problema/dificuldade, o que acaba gerando um ambiente mais tranquilo e harmonioso para todos.
Maravilhoso seu artigo Cíntia, a simplicidade é tudo,isso me fez refletir em nosso dia a dia,e mudar a minha vida, começando evoluir com a simplicidade…..
A simplicidade nos torna pessoas agradáveis e feliz, aprendemos com ela a aceitar o próximo como ele é, fazendo-nos capaz de construir um ambiente alegre e acolhedor.
Acredito sim que só teremos paz interior se utilizarmos da simplicidade!!
Parabéns Cintia, sou sua fã!!
Ótima reflexão, muitos questionamentos e uma conclusão: para se ter paz dentro das organizações, é fundamental entender pessoas, que são complexos biopsicossociais. Logo, se as pessoas são complexas, não são simples e, por conta disso, dificultam a proliferação da paz, podemos dizer. É, não é fácil. Encaro como o maior desafio (entender pessoas) junto com a comunicação
Parabéns!