Que endereço escolher para o meu mobile site?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Com o rápido crescimento que a internet móvel vem experimentando – impulsionada pelas redes 3G, melhores aparelhos e custos de dados mais acessíveis – muitas empresas e marcas já estão trabalhando a sua presença no celular, oferecendo aos clientes e usuários várias opções de serviços e informações através de mobile sites.

No entanto, grande parte das pessoas ainda desconhece a possibilidade de se acessar esses conteúdos pelo celular, o que traz a necessidade da devida promoção do mobile site pelos donos dos serviços. Isto nos remete à pergunta do título do artigo: qual endereço devo escolher para promover o meu mobile site?

Uma das correntes de pensamento da indústria é que os sistemas na web devem reconhecer automaticamente que é um celular que está acessando a página e então entregar a sua versão móvel. Ou seja, não haveria a necessidade de se gerar um endereço próprio para o mobile site. Para tanto, bastaria o usuário acessar o endereço normal (como www.nomedosite.com.br) direto de seu celular.

Há dois senões nesta linha de raciocínio. Primeiro, perde-se a oportunidade de comunicar aos usuários que há uma versão pensada e projetada especificamente para o contexto da mobilidade. Quando há um endereço como, por exemplo, mobile.nomedosite.com.br, o nome já passa diretamente para o usuário a idéia de que há uma versão própria para celulares daquele conteúdo, o que é importante neste momento de adoção da internet móvel.

O segundo problema é uma limitação de natureza técnica. Quando o celular acessa o conteúdo, o reconhecimento automático extrai o modelo do aparelho e o compara com um banco de dados para exibir suas características. Pelos inúmeros lançamentos de novos aparelhos e também modificações nas requisições que as operadoras realizam através do seu gateway, em alguns momentos o sistema pode não identificar alguns aparelhos e então entregar versão full-web do conteúdo (e não a versão mobile, se houver).

Então, se concluímos que é importante designar um nome próprio ao mobile site, ainda falta o próximo passo, que é escolher um formato para esse nome. Há diversas possibilidades, tais como m.nomedosite.com.br, wap.nomedosite.com.br, www.nomedosite.com.br/m, mobile.nomedosite.com.br, nomedosite.mobi, entre diversos outros.

O mercado tem tomado como padrão o m.nomedosite.com.br, pois além de ser mais simples para digitação, não traz o preconceito da palavra wap, que remete às experiências dolorosas da época do Wap 1.0. Além disso, apesar do consórcio .mobi realizar um trabalho bem feito com relações a padrões e melhores práticas, o domínio .mobi ainda não se consolidou de fato, o que não justifica a sua adoção como principal endereço (apesar de ser recomendável o registro deste domínio por precaução).

Por fim, algumas empresas também têm escolhido e promovido o endereço iphone.nomedosite.com.br para disponibilizar e comunicar a versão especial para iPhone de seus mobile sites.

Resumindo todas estas questões, recomendo os seguintes passos:

  • 1. Utilize o subdomínio m.nomedosite.com.br para disponibilizar e promover o mobile site de sua empresa ou marca;
  • 2. Use um sistema de identificação de celulares para entregar a versão móvel do conteúdo para o usuário, mesmo que esse acesse a versão www.nomedosite.com.br (o usuário pode desconhecer a versão móvel ou estar vindo direto de algum link como esse em outro serviço);
  • 3. Disponibilize a versão para iPhone do mobile site em iphone.nomedosite.com.br, e providencie o redirecionamento para este endereço quando o usuário acessar m.nomedosite.com.br de um iPhone (a comunicação do endereço específico do iPhone é opcional);
  • 4. Em qualquer um dos mobile sites, dê para o usuário a opção de ver a versão full-web do conteúdo, caso ele ache necessário. Apesar da experiência não ser a mais adequada, celulares como o iPhone ou outros com browsers mais poderosos permitem uma navegação razoável no conteúdo feito para PC e alguns usuários preferem usar esta opção.

É importante lembrar que criar um mobile site vai além de apenas miniaturizar o site da web. As funcionalidades e recursos de interface devem ser devidamente projetados para o contexto da mobilidade, buscando agregar valor extra para os usuários. Vale ressaltar também que, dentro do possível, é importante criar versões diferentes do mobile site para celulares com telas pequenas, médias, grandes e iPhones, entregando a versão mais adequada para o usuário, usando um sistema de identificação como mencionado no item 2. Trabalharemos melhor esses pontos nos próximos textos. [Webinsider]

…………………………

Para saber um pouco mais sobre mobile sites em geral, convidamos a todos para conhecer a campanha Um mobile site por dia, onde apresentamos um mini-review de um novo site móvel a cada dia.

.

Avatar de Eric Santos

<strong>Eric Santos</strong> (<a href="http://twitter.com/ericnsantos" rel="externo">@ericnsantos no Twitter</a>) é diretor-executivo da <strong><a href="http://www.praesto.com.br/" rel="externo">Praesto Convergence</a></strong>, especializada em soluções para mobile marketing através de aplicativos e mobile sites, que mantém um <strong><a href="http://www.praesto.com.br/" rel="externo">blog</a></strong> sobre mobile marketing e advertising.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

12 respostas

  1. Care, muito legal o tópico, mas eu nao to conseguindo aplicar isso no site da rádio onde trabalho… é uma radio via internet e nao tenho intenção de trazer todas as funções do site full para o iphone, mas gostaria de ter um sistema de identificar automaticamente quando é dispositivo movel e direcionar para a página dele, tem como? eu ja procurei na web e nao achei. Me uma força, como aplico esse sistema no meu site?

  2. Olá Dalton,
    Acho que é por aí mesmo, mas mesmo que você tenha configurado todas essas URLs, vale a pena promover (divulgar) só uma delas.
    Como está se tornando padrão, recomendo a m.nomedaempresa.com
    Abraços,
    Eric

  3. Bom dia Sr. Eric Santos, tudo bom?

    Muito bom o texto. É um assunto que vai longe.

    Eu, como profissional de projetos de TI, em 2005 já coloquei no ar o site mobile daqui da empresa.

    Desde então eu já me preocupava com qual endereço usar.

    Então adotei uma função no index/default para identificar se o acesso é via desktop ou via mobile; e então o usuário ser redirecionado para a versão full-web ou wap/mobile, respectivamente.

    Mas não contente, criei também:
    wap.nomedaempresa.com.br
    http://www.nomedaempresa.com.br/wap
    http://www.nomedaempresa.com.br/mobile
    que são todos idênticos.

    Esse assunto ainda vai longe…

    Abraço!
    Dalton.

  4. Ótimas colocações do Eric e do Léo. Concordo com ambos. Mas tenho uma tendência em acreditar que no momento a sugestão e existência de endereços m. estão mais adequadas ao mercado nacional e mundial (vide os exemplos já citados), mas devemos sim ter as duas opções para ganhar na busca orgânica e dar opções para o usuário.

    Este assunto ainda terá muita discusão, pois está em um processo de maturação no Brasil e no mundo.

    Abs
    Alexandre

  5. Pessoal,

    Após ler a diversas opiniões e pensar mais a fundo, acho que há uma terceira via para o estágio embrionário da mobile web no Br: talvez a melhor alternativa seja todas as anteriores.

    Nesse sentido, criamos as diversas terminologias para o site móvel, sem discriminação. Fazemos o site wap., m. ou www, bem como o .mobi.

    Com o passar do tempo e maior cultura de acesso, teremos um padrão adotado (e preferido) pelo consumidor, o qual deverá prevalecer portanto no mercado.

    Dessa forma, damos as diversas opções ao usuário, às marcas e formamos o mercado. Pode parecer confuso num primeiro momento, mas não limitamos o acesso por uma limitação técnica ou de nomenclatura.

    Abs!

    Léo

  6. Eu acredito muito no domínio m.nomedosite.com.br, pois eu tenho um smartphone e já estou começando a me acostumar com esses endereços. Utilizo muito as aplicações do Google no meu smartphone e já me acostumei a digitar o m antes do endereço.
    Também temos a opção de colocar um endereço muito problemático no Favoritos. Eu mesmo já possuo alguns no meu.

    Muito bom o artigo!

  7. Léo,

    Concordo contigo quanto à audiência orgânica. Por isso coloquei o passo 2. Apesar de ressaltar antes a limitação técnica desse processo automático, somente isso não se justificaria.

    No entanto, é fato que muitos usuários nem sabem que existem versões móveis dos seus conteúdos preferidos, e têm muito medo de acessar o www. (especialmente por causa do custo). É por isso que o Google, MySpace, Facebook, Twitter, Yahoo, Youtube, entre diversos outros players, têm usado o m. para comunicar essa possibilidade de acesso móvel.
    Acredito que algum dia isso não será mais necessário, mas vejo que ainda estamos um pouco longe disso.

    Valeu pelo comentário!

    Abcs,
    Eric

  8. Também acho que ao se criar uma nova URL para o mobile site temos o problema da comunicação citado pelo Léo Xavier.
    As pessoas já estão acostumadas com os endereços normais da web (www.qualquercoisa.com) e criar uma nova cultura de URLs pode ser difícil. Hoje muita gente ainda acha que todo endereço deve começar com www.

    Um problema que sempre vejo é quando se tem um endereço de site muito grande. Em muitos celulares é chato ficar escrevendo e isso pode dificultar. Nesses casos acredito que um novo endereço seria o melhor.

    Muito bom o texto e as colocações do Léo Xavier.

  9. Léo,

    Eu já acredito que que assim como o conceito de convergência vem se tornando convivência, o conceito de Internet Única vem se tornando Internet Ubíqua.

    A Internet é uma só, mas não as mídias.

    Ao divulgar um site com o endereço m.seusite.com você está passando uma mensagem ao usuário. Você está lhe dizendo: Acesse a versão do meu site que foi feita especificamente para o seu celular.

    O mercado vem de fato adotando essa estratégia de divulgação de dois endereços, como pode-se ver nesses links:
    globo.com
    Google
    The Sun

    Concordo que hoje não há um padrão de terminologia e talvez até nenhum venha a se consolidar. Mas o fato é que nesse momento de descobrimento da mobile-web, uma nomenclatura específica ajuda a difundir que a mobileweb existe para todos, não só para usuários de iPhone.

    Abraços,
    Guilherme Lopes

  10. Gostei de ter enfatizado o ítem 4, sobre a full-web experience no celular.
    Eu simplesmente odeio acessar um site pelo meu celular e ele redirecionar àqueles sites feitos para navegação WAP. São horríveis e nada funcionais! Daí procuro o link para vizualizar o site normalmente e NÃO TEM! Eu nunca mais acesso este site.

  11. Eric,

    Apesar de concordarmos em muitos pontos, neste especificamente penso muito diferente.

    Na minha opinião, o site para dispositivos móveis deve ter o endereço http://www.nomedosite.com.br.

    Não acredito em marcas anunciando 2 URLs em sua comunicação. Bem como, não acredito que haverá um padrão de terminologia. Portanto, na dúvida, é mehor uma versão otimizada no www.

    Com isso, ganhamos em crescimento de audiência orgânica, ou seja, aquele usuário que digita o www no seu dispositivo movel. Como cada vez mais teremos celulares com grande capacidade de navegação (bom browser, tela grande, conexão 3G, etc), isso acontecerá com enorme frequencia.

    Sobre gateway identificar aparelhos, trata-se de um desafio para as empresas desenvolvedoras. Não faz sentido complicar o acesso ao usuário por uma limitação tecnológica tão simples de ser solucionada. Entendo a dificuldade dos novos aparelhos. Mas se é um novo aparelho, a base de usuários é também muito pequena e inexpressiva.

    Acima de tudo está o conceito de que internet é uma só. Tanto faz se é acessada parada ou em movimento.

    Abs!

    Léo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *