Imagine entrar em uma papelaria para comprar um caderno com capa de super herói.
Certamente você vai encontrar uma prateleira voltada somente para cadernos, nos mais diversos formatos.
Agora imagine uma loja onde não você consegue encontrar a mercadoria que deseja e nem mesmo o vendedor sabe onde fica cada produto. Complicado comprar ali, não é mesmo?
Pois em uma loja virtual pode acontecer o mesmo. Assim como as prateleiras e vitrines de uma loja, um e-commerce precisa de organização para atrair e não deixar o cliente confuso.
Categorização e árvore mercadológica
Pensar estruturalmente em como os produtos estarão organizados é uma das ações principais para que o cliente encontre o que precisa dentro da sua loja. No caso de um e-commerce de moda feminina, por exemplo, procure deixar bem claro, através da árvore mercadológica, quais são as categorias principais de sua loja.
“Acessórios”, “Vestidos”, “Blusas”, “Calçados”, entre outras, podem ser uma opção. Se a sua loja trabalha com grandes marcas, você também pode optar por inserir as categorias principais a partir das marcas. Não se esqueça também das subcategorias, como cor, manga curta ou longa, etc.
Título do produto
Não adianta colocar a mercadoria na categoria certa e deixar o título do produto vago. Lembre-se: quanto mais informações melhor! Isso facilita na indexação do produto no Google, deixando mais fácil para o cliente encontrar o que ele deseja.
Imagem do produto
Use e abuse das fotos em boa resolução. Não esqueça que a imagem em uma loja virtual tem o papel de aproximar o consumidor do produto que ele deseja adquirir. Em um e-commerce de moda, por exemplo, não se esqueça de ter fotos de diversos ângulos daquele vestido e em todas as cores disponíveis para compra. É importante seguir um padrão, para não confundir e também não ‘poluir’ o site para o comprador.
Descrição
Evite ao máximo copiar e colar a descrição fornecida pelo fabricante. Ela será exatamente igual à da grande loja de varejo, que possui centenas de milhares de visualizações por dia e está no topo da pesquisa do Google.
É claro que é importante descrever as especificidades técnicas do produto, mas tente ser criativo, ou ir além do óbvio. Pense sempre qual é o público que você trabalha e quais são as maiores dúvidas deles quanto a um determinado produto. A dica é tentar sempre dar um passo à frente para responder as perguntas mais frequentes dos clientes.
Vídeos
Antes tudo, vai aí uma informação: o YouTube é considerado o segundo maior buscador do mundo. Dito isso, vem a pergunta que não quer calar: por que não colocar um vídeo ao lado da descrição do produto? Além de colaborar na ilustração do produto, um vídeo hospedado no YouTube pode ajudar a chamar clientes na sua loja virtual.
Lembre-se: um produto bem descrito é a melhor prateleira que uma loja virtual pode ter! [Webinsider]
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Uma resposta
Achei muito diferenciado esse artigo, pois há pessoas que acham que ao abrir um e-commerce o sucesso é garantido. Mas, não basta ter uma loja virtual de “qualquer jeito”, cada detalhe faz a diferença, afinal o consumidor é exigente.