“Três pessoas podem manter um segredo,
se duas delas estiverem mortas.”
Benjamim Franklin (Escritor e cientista norte-americano, 1706-1790)
“Vou te contar um segredo.” Todos nós já ouvimos ou falamos esta frase uma ou outra vez na vida. Intuitivamente sabemos que a partir deste momento, quando compartilhado, o segredo estará em risco e poderá ser revelado.
A própria palavra segredo vem do Latim secretus, que significa “à parte, isolado, oculto”, esta é a real natureza do segredo. Assim, até algum tempo atrás, o lugar ideal para guardar segredos era o cofre ou o ouvido de um amigo, o que me parece bem razoável.
Mas vivemos um novo tempo sem fronteiras. Como se já não bastasse milhões de internautas abrindo seus corações, expondo seus sentimentos e pensamentos mais íntimos sem absolutamente nenhum critério no Facebook, Twitter e WhatsApp, agora os prodígios da internet Web 2.0 estão lançando aplicativos para armazenar os “segredos” dos internautas: o Secret é somente um deles.
É preciso deixar claro que não existe protocolo de segurança ou criptografia tanto na transmissão quanto no armazenamento de dados 100% seguro, inquebrável.
Devemos ficar atentos, porque as redes sociais estão famintas demais por saber de nossa vida, nossos desejos e agora também nossos segredos.
Ideal mesmo, se você tem um segredo, é mantê-lo dentro do seu próprio cérebro, este sim, inviolável. Ao menos por enquanto.
Referências
KEEN, A. (2012) Vertigem digital – Porque as redes sociais estão nos dividindo, diminuindo e desorientando. Zahar Editora, Rio de Janeiro.
MURER, R. (2012) Spammers, falsos perfis e hologramas virtuais.
MURER, R. (2011) Como cons(des)truir sua reputação. Ciberespaço. Webinsider.
SOLOVE, D. J. (2008) Do Social Networks Bring the End of Privacy? Scientific American.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
…………………………
Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo
>>> Veja como atuamos.
Ricardo Murer
Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.