Dinheiro para projetos de TI sem ter que devolver!
Exatamente, não se trata de empréstimo mas de uma modalidade denominada “subvenção econômica”, patrocinada pela Finep, Financiadora Brasileira de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Neste ano, serão disponibilizados ao todo R$ 450 milhões para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos em áreas estratégicas, dentre as quais se encontra a Tecnologia da Informação. Os projetos serão recebidos até as 18h do dia 27 de março de 2009. Veja mais sobre o Programa de Subvenção Econômica 2009.
Ao contrário do que muitos pensam, não é difícil obter uma financiamento na área de TI. Mais do que a inovação do produto do projeto, é preciso saber escrever o dito projeto detalhadamente, um trabalho técnico e legal destinado ao atendimento dos requisitos governamentais e normativos. As empresas da TI não conseguem aprovação porque normalmente são dotadas da ?incrível vontade de sair fazendo?, o que não atende certames desta natureza – e mais um ano passa sem apoio econômico.
Assim, não basta “fazer de qualquer jeito”; é preciso detalhar o enquadramento técnico e outros quesitos que crescem nos editais como:
- a) grau de inovação da proposta;
- b) impactos ambientais;
- c) impacto no mercado;
- d) importância social;
- e) capacidade técnica dos stakeholders, e principalmente
- f) viabilidade técnica e financeira do projeto.
O valor mínimo a pleitear é R$ 500.000,00 e o projeto deve estar concluído em 36 meses. E engana-se quem pensa que subvenção econômica é “coisa para peixe grande”. Na verdade, segundo o edital, 40% dos recursos são para empresas de pequeno porte!
O dinheiro está lá, esperando, agora é preciso apresentar projetos viáveis, ou seja, “vender o PowerPoint”. É hora de aproveitar; caso contrário, não reclame em um futuro próximo que no Brasil não existem incentivos para a tecnologia, ou que se Bill Gates estivesse aqui não teria conseguido sequer fundar a Microsoft.
Vá, tire da gaveta o seu “Google” e seja feliz. [Webinsider]
Mais informações em: http://www.finep.gov.br//imprensa/noticia.asp?cod_noticia=1759
José Antonio Milagre
José Antonio Milagre (@periciadigital) é Perito e Advogado especializado em Tecnologia da Informação. Site: www.legaltech.com.br.
5 respostas
Boa Tarde! Sou representante de uma entidade, que tem um titulo de ultilidade pública mas nunca o ultilizei,tenho uma OSCIP, e nossa
entidade atendi 250 crianças em situação de risco, prescisamos muito de
ajuda, pois temos em nossa cidade um acrescimo muito grande de crianças e jovens
usando drogas, e não podemos deixar que isso nós roube nossas crianças, mas
mesmo com todas as dificuldades estamos caminhando na esperança de um dia
termos mas condiçoes de ajudarmos essas e mas crianças, no momento estamos trabalhando com futebol masculino e feminino a 07 anos, mas não esta sendo facil, por isso venho através deste lhes pedir uma ajuda. Desde já
agradecemos e ficamos no aguardo!
Tudo dependerá do nível em que a tecnologia se destaca no projeto.
pela queda de energia… estou continuando o comentario anterior obrigado Ponto..
Os principais indicadores de sinistralidade em uma empresa industrial ou de serviços, esta ligado a saúde mais específicamente a área de odontologia ponto..
convenios são exelentes para o aumento de atendimento da classe b, c, d,f…. mas os problemas odontológicos persistem ponto.. Hà 25 anos trabalho em um projeto que modifica e coloca nosso atendimento em dodontologia mais atrativo e economico para todos, empresas e pacientes e odontólogos. Como posso colocar este projeto em TI? ( minha formação é MD e PhD. na área de Saúde.) grato ponto…
ola saúde é uma área estratégica para nosso pais?? pois bem . Como serviços na área de saúde hoje temos mais de 40% de perdas $ sem falar em perdas na áres comercio e industria por doenças que na verdade não precisamos ter ponto…
Os principais indicadores de sinistralidade hoje em nosso país vem da saúde na area da odontologia e tenho um projeto q