“O e-mail marketing é uma das formas mais antigas de propaganda na internet e também surgiu junto com o e-mail e a rede.” Cláudio Torres.
O e-mail marketing é a mídia de menor custo e de fácil execução, pois, a partir de um html pronto, em minutos se faz um disparo que pode atingir milhares de pessoas.
Por isso, o e-mail marketing é um bem ativo para qualquer loja virtual.
Porém, um dos grandes limitadores para melhores resultados é a falta de segmentação. Empresas e profissionais com pouca experiência ainda não entendem, e relutam em aplicar o CRM no e-mail marketing.
Cito três motivos:
- Falta de tecnologia para simplificar e integrar banco de dados;
- Falta de profissionais com habilidade, conhecimento e tempo;
- E a falsa percepção de que enviar e-mails fracionados vai prejudicar a receita.
Todo esforço de um e-commerce é para que o cliente chegue ao carrinho de compras e clique em finalizar pedido. Quando isso ocorre, o momento mais complexo já foi executado – a compra. Os dados estão salvos!
O que falta para iniciar o CRM?
Um exemplo bem clássico é comprar um jogo de cama queen e receber todos os dias e-mail marketing com tamanho casal.
Uma mensagem sem relevância para o cliente, a qual terá pouca probabilidade de ser aberta/clicada, e ainda pode ser excluída ou marcada como spam, o que comprometerá as futuras entregas do e-mail.
O objetivo do e-mail marketing é a interação com o cliente/prospect; e isso só se consegue com relevância.
Como criar relevância?
Existem duas formas: análise de dados e estratégia.
Com os dados de compra pode se fazer diversas segmentações por idade, sexo, estado, ticket médio, etc. O prospect também deixa rastros que podem ser analisados e agrupados em listas de aberturas, cliques, interesses, entre outras atividades. São tantos esforços para um cadastro, uma compra e depois o e-mail torna-se mais um entre milhares.
O importante é manipular as informações e lembrar que o relacionamento inicia-se do momento prospect ao momento cliente, e vai em busca do momento vip. Já deixei de comprar em uma loja que foi incapaz de uma ação após três compras num único mês, pois continuaram a me enviar e-mail de massa!
Para obter bons resultados em e-mail marketing você vai precisar de uma boa ferramenta de e-mail marketing (ESP) e de bons profissionais, pois trata-se de um trabalho de muita dedicação, mas que certamente refletirá no ROI e na Conversão do seu e-commerce. [Webinsider]
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Renata Reis
Renata Reis é formada em publicidade e propaganda, pós graduada em comunicação e marketing e profissional de e-commerce e marketing digital. Mantém o blog Falando de e-commerce.
Uma resposta
Olá, Renada, tudo bem?
Primeiro, parabéns pelo post. Estou fazendo uma matéria para o blog da CrayonStock sobre ”E-mail marketing: como escolher fotos que mais convertem?” e gostaria de te entrevistar. Topa?
Segue o link do blog: http://blog.crayonstock.com/
Qualquer coisa, pode entrar em contato comigo pelo e-mail veronica@crayonstock.com.