É cada vez maior o número de empresas e universidades que adotam games a fim de estimular e desenvolver novas competências e habilidades dos profissionais. São os chamados GBL (Game Based Learning ? aprendizado baseado em jogo); similares aos de entretenimento, os ?serious games? (jogos sérios) permitem aos usuários avaliar os impactos da tomada de decisões e aprender com os erros e acertos.
Estes games têm sido utilizado nas empresas, principalmente como ferramenta de apoio aos treinamentos, durante o processo de integração de novos funcionários à empresa e às normas e procedimentos e programas de qualidade, por exemplo, Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001/2000.
O objetivo é facilitar o entendimento dos processos da empresa de forma didática, estimulante e contextualizada.
Há ainda os games que visam estimular o pensamento estratégico, a criatividade e a tomada de decisões, bem como avaliar o grau de conhecimento técnico e do mercado por parte dos funcionários. São os games que reproduzem o ambiente corporativo.
Para que a adoção de jogos e simuladores para seleção e treinamento em uma empresa seja bem-sucedida é importante que haja participação dos funcionários durante o processo de desenvolvimento e implantação, a fim de identificar eventuais dificuldades de navegação, entendimento, ou mesmo de usabilidade.
Geralmente são realizados testes de usabilidade com amostras significativas do público-alvo, a fim de avaliar, do ponto de vista do usuário, a facilidade de aprendizado, de memorização de acordo com heurísticas previamente definidas.
Faz-se necessário ainda, a validação tanto do conteúdo quanto das ações de capacitação. É importante também que periodicamente a empresa realize pesquisas qualitativas junto aos funcionários, a fim de averiguar se os objetivos da capacitação estão sendo atingidos.
For fim, a devida atenção precisa ser dada também à divulgação do projeto na empresa, com a realização de uma campanha de endomarketing (marketing interno) que incentive a adesão aos programas de capacitação através da utilização de games.
O profissional que deseja atuar na área de design e planejamento de games tem à frente um mercado em franca expansão e dispõe de inúmeras opções de cursos.
Além das oportunidades de desenvolvimento de games nas áreas corporativas e educacionais, há oportunidades para profissionais de desenvolvimento de games, nos mais variados formatos ? jogos de estratégia, cultura, arte, esporte e RPG, voltadas para diversas plataformas, incluindo Web e dispositivos móveis.
As melhores oportunidades de trabalho encontram-se em empresas de desenvolvimento de jogos, bem como em consultorias de treinamento ou escritórios de mídia digital. [Webinsider]
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Charles Niza
<strong>Charles Niza</strong> (charlesniza@hotmail.com) é professor dos cursos de Ciência da Computação e de Tecnologia da UNINOVE.
6 respostas
Gostei do texto professor! Realmente essa área é bem legal, com certeza quero trabalhar nessa área!
Um grande abraço!
Excelente artigo, freezando um pouco mais a parte de entreterimento, podemos citar os MMORPGs (Multi Massive Online Role Play Games), famosos rpgs online, onde empresas de grande porte como Microsoft (serie Age of Empires e Mythology) Aclaim (9Dragons, buscando explicar um pouco da mitologia e historia da antiga china feudal) e Blizzard(World of Warcraft e Starcraft, duas ficções cheias de coisas extremamente abstratas mas que tem profunda relação com o mundo real/atual), procuram não apenas gamers fanaticos para poderem lucrar com seus maravilhosos games, mas sim e também procuram mentes jovens e criativas a fins de alem de proporcionar diversão, proporcionar a educação, como comentado pelo Leonardo Picciani, onde usam o jogo Neverwinter Nights, para aprender história. É uma pena que por enquanto os cursos superiores voltados para a area de desenvolvimento de games sejam um pouco caros.
Soube desse texto e peço ao André que leia com atenção.
Otimo artigo sobre games eletronicos,que alem de estimular o pensamento estrategico tambem e um modo de muito entreterimento e diversão
E é uma area enorme na informatica
vagas num faltatam para os interesados( eu serei um rsrs)
abraço professor
Caro Charles,
sem dúvida os games darão o tom cognitivo aos profissionais do futuro.
Sem alguém achar a porta de entrada estreita demais, que aceite o desafio desse novo mundo!
Abraços!
Geraldo A. Seabra
http://blogdonewsgames.blogspot.com/
Aqui no Rio tinha um grupo de estudos formado por universitários que ajudava a ensinar história a alunos do ensino fundamental usando o jogo Neverwinter Nights. Como o envolvimento dos adolescentes com o jogo era alto, o nível de entendimento do que era ensinado assim como a fixação das informações aumentava muito. Isso garantiu a aprovação de ano para muitos que, além de se divertirem, aprendiam.