O Facebook não é um ambiente de conhecimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muita gente tem a ilusão que o Facebook é um ambiente de conhecimento. Não é.

O Facebook é uma rede de relacionamento. Vem para resolver a latência de pessoas por proximidade, algo que foi roubado nas grandes cidades.

facebarQuando percebi isso, saí de todos os grupos e isolei todos os pseudo-amigos que querem apenas impor a sua conversa sobre os demais.

No meu bar quero apenas pessoas com quem eu me sinta bem.

Um espaço de debate e de conhecimento é algo sagrado.

Para um espaço de conhecimento é preciso:

  • que todos estejam focados na solução de um dado problema;
  • que todos queiram, de forma aberta, a procurar soluções para ele;
  • que todos considerem que os outros possam colaborar, com suas visões, nessa direção;
  • que haja regras de conversa baseada em argumentos e contra-argumentos.

Quando percebi que isso é impossível pela dinâmica do Facebook, resolvi criar um sub-Facebook, onde criei o Clube do Nepô, quando consegui juntar pessoas que estejam com esse perfil dentro de regras bem estabelecidas.

Ou seja, só existe o diálogo eficaz em lugares preparados para isso.

O Facebook é uma rede de relacionamento, que tem muito de informação, como em qualquer festa quando se fala de um médico ótimo para coluna.

Ou seja, o relacionamento permite que haja conhecimento, mas este não é o foco principal.

Você tem que se sentir bem no Facebar e não se incomodar nenhum pouco de afastar pessoas com as quais não quer mais tomar uma cerveja.

Ser amigo de alguém é um co-privilégio, com regras mais ou menos claras, se alguém começa a atrapalhar o papo na mesa de bar, não vacile, defenda a sua linha balcão do tempo.

É isso, que dizes? [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Avatar de Carlos Nepomuceno

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *