Há poucos anos, as empresas se preocupavam somente com a criação e desenvolvimento da identidade visual e do conteúdo das suas marcas. Contudo, agora, um conceito que ganha força no mercado e ajuda a ampliar a percepção de valor é o sound branding.
E esse é o trabalho da Zanna Sound: dar voz às marcas.
Case Vivo
“A música é capaz de encantar e conectar as pessoas mais do que qualquer outra linguagem. A Vivo, por promover a conexão em todas as suas ações, não poderia deixar de considerar esse aspecto no trabalho de desenvolvimento da marca”, afirma Cristina Duclos, Diretora de Imagem e Comunicação da Vivo.
O grupo de trabalho que atuou nesse projeto, durante um ano, conduziu o estudo e o planejamento que deu origem as diretrizes únicas para as intervenções sonoras da companhia em todos os pontos de contato possíveis com o público. Das chamadas de voz aos filmes publicitários, dos espaços físicos aos virtuais, do som dos aplicativos as lojas. Enfim, qualquer som que a marca emitir passa a estar alinhado ao seu sound branding.
Com base nos atributos – Entusiasmada, Transformadora, Acessível e Humana – , foram criados os pilares sonoros da marca. O Manifesto Sonoro é sua música que serve de referência para criação das trilhas. Sua melodia é tocada pelo piano e seu refrão é cantado pelo coro formado por homens e mulheres de diferentes raças que traduz a diversidade que a Vivo possui entoando a marca com entusiasmo: “Oh, Oh, Vivo!”. Além disso, uma banda Indie Rock faz parte da composição, mistura de cordas clássicas aos tambores africanos do percussionista Sane, da Nova Guiné. O Logo Sonoro representa a marca no sentido da audição e é a síntese mais marcante da música. Ele dura apenas um segundo e é cantado pelo coro que canta a marca “Vivo!”. E, finalmente, o manual de uso que orienta como o Sound Branding deve ser utilizado nos mais diversos pontos de contato.
A música Vivo já pode ser ouvida na chamada em espera, nas melodias dos filmes publicitários, assim como o logo sonoro que já está no ar assinando todos os filmes veiculados pela operadora. “Queremos fazer com que a identidade sonora da Vivo esteja presente e seja reconhecido em todas as experiências da marca que criaremos a partir de agora.”, informa Cristina Duclos.
Veja o videocase
[Webinsider]
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