Quando você vai andar na rua e fazer compras, geralmente tira a carteira do bolso de trás da calça e passa para o bolso da frente, segura a sua bolsa com firmeza, evita aglomerações, etc. Para cada ambiente temos algumas práticas de segurança que não garantem 100%, mas que minimizam a maioria dos problemas. As dicas abaixo têm como objetivo lhe ajudar a melhorar suas práticas de segurança para compras online.
1. Utilize um navegador web seguro e atualizado
A empresa Qualys disponibiliza gratuitamente a ferramenta browsercheck.com que pode lhe ajudar a atualizar o navegador e plugins, corrigindo falhas de segurança. Aproveite para fazer as atualizações de segurança antes do Black Friday.
2. Tenha certeza de estar acessando o endereço web correto da loja
Evite abrir e navegar em URLs recebidas por e-mail, principalmente se você não conhece ou não assinou o serviço de notícias ou promoções daquela loja.
Algumas URLs podem ser falsas e levar para um site com identidade visual e endereço web parecido com o site original. Caso receba algum e-mail com informação falsa procure a loja e denuncie a fraude.
3. Se você for comprar através de celular ou tablet, algumas lojas disponibilizarão uma versão do aplicativo para mobile
Procure baixar o aplicativo diretamente do site da loja ou utilizar lojas conhecidas de aplicativos para celulares, evitando assim ter uma versão falsa do aplicativo. Verifique também se a versão que você possui esta atualizada para garantir acesso aos últimos recursos e informações dos aplicativos, como preço correto dos produtos.
4. Verifique se o website da loja possui uma conexão segura com o seu navegador
Exemplo: https://www.sitedaloja.com.
Isso evita que informações sensíveis como dados do seu cartão de crédito possam ser roubadas na hora da compra.
Obs.: Para melhorar a velocidade da navegação, tipicamente esta informação não aparece enquanto você esta apenas pesquisando no website, porém quando você entra no carrinho da loja e o site pedir informações de pagamento e pessoais do usuário a informação de conexão segura deve ser exibida no seu navegador.
5. Algumas lojas exibem selos de segurança de auditoria realizada por empresas especializadas
Visite a página do provedor do selo de segurança e tenha certeza que este selo não é falso.
Aproveite as promoções e boas compras! [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Black Friday ou #blackfraude?
- Você sabe identificar um e-commerce seguro?
- Confiança e segurança nos meios de pagamento online
…………………………
Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo
>>> Veja como atuamos.
Marcos Vinícius da Silva Junior
Marcos Vinicius M. da Silva Junior é consultor em segurança da informação.
Uma resposta
No Brasil o nome deveria ser Black Fraude, tudo pela metade do dobro… Não são todas evidentemente, mas muitas lojas (inclusive algumas bem conhecidas e tradicionais do comércio online) aumentam o preço pra que a “promoção” seja o preço normal…