Mapa da segregação racial em Nova York
Durante toda a história da humanidade os mapas tiveram enorme importância. Serviam como referência, foram instrumento para a passagem de conhecimento e até símbolo do progresso e desenvolvimento.
No período das grandes navegações, por exemplo, novas terras foram descobertas e, graças aos mapas, foi possível documentar e reproduzir essas rotas.
Há quase 10 anos era lançado o Google Maps. Ele não só trouxe uma revolução na forma como usávamos os mapas, mas modificou basicamente todo o nosso comportamento.
Hoje é fácil se planejar para chegar em um determinado compromisso, uma viagem, descobrir o caminho mais rápido, ou se localizar numa cidade nova.
Os dispositivos móveis em combinação com mapas digitais aproximaram as pessoas da geografia, mesmo que elas não notassem. Hoje nosso pensamento é muito geo espacial.
As aplicações para esses mapas digitais são praticamente infinitas e, a cada dia, se proliferam em forma de projetos de diversas áreas.
Os mapas funcionam como uma simplificação da realidade, facilitam nossa compreensão de dados e a complexa relações entre eles. Por isso vem sendo cada vez mais utilizadas para a visualização de dados.
Com essa simplificação da informação, também se torna mais fácil a tomada de decisões. Através de um mapa — no lugar de uma planilha, por exemplo — você pode encontrar a rota mais segura ou descobrir pontos de interesse a partir de uma rota ou ponto.
Mas nem tudo precisa ser útil, e os mapas também podem trazer diversão, como no belíssimo jogo Smarty Pins.
Em resumo, essa revolução tecnológica nos aproximou dos mapas, nos levou a pensar e conhecer lugares de maneira diferente, mas principalmente, ele modificou o modo como interpretamos informações e tomamos determinadas decisões. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Sua empresa está no Waze?
- NewsGames e Google Maps, uma parceria de sucesso
- NewsCity: cidade das notícias baseadas em NewsGames
…………………………
Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo
>>> Veja como atuamos.
Bruno Ribeiro
Bruno Ribeiro é creative technologist brasileiro, ex-gringo, ex-unit9 e atualmente trabalhando Los Angeles pela Haus. Veja Portfolio.