Esta semana está acontecendo o festival de publicidade Cannes Lions onde se premiam as campanhas e cases mais criativos (alguns mais eficientes também) de comunicação do mundo. Nunca estive lá.
Para publicitários é uma semana de festa (ou não) dependendo de quantos Leões ele(a) e sua agência conseguem ou não trazer para casa. Carreiras explosivas acontecem , salários são multiplicados por 5, 10x e profissionais são simplesmente ?descobertos? todos os anos em Cannes.
Naturalmente que, se olharmos os dois lados da coisa, dos que não ganharam estatueta nenhuma, não palestraram e não fizeram bonito naquele ano, também é o momento que reforça o não reconhecimento de muitos (a maior parte, diga-se) e até joga definitivamente muitos para o ostracismo.
Trabalho com internet desde os tempos do modem discado a 14400 (e mais recentemente com conteúdo também) e, portanto, me sinto como um vizinho próximo do mundo da publicidade e das glórias de Cannes. Cyber faz parte do festival há algum tempo, mas estive mais do lado do negócio e menos da criação, o que me deixou sempre isento para olhar tudo isso com um olhar crítico e questionador.
Faz tempo que me chama a atenção que uma enorme parte dos premiados (de qualquer categoria) raramente tenham passado no meu radar, seja ele TV, rádio, print e até mesmo a web, antes de eu os ver na lista de finalistas ou vencedores do festival.
Quando vejo os ganhadores, encontro coisas muito legais mas é raro ter sido impactado por elas antes. Não requento o papo já velhíssimo de campanhas fantasma, falo de impacto, de ligar a TV e ver mais comerciais legais, criativos, de navegar pelos sites e não ficar só vendo os banners do tipo ?clique aqui peloamordedeus?, etc. etc.. é disso que falo.
Mas essa semana duas coisas bem antagônicas me chamaram a atenção: o Twitter.
Uma primeira delas foi a celebração e o buzz no mundo publicitário que a palestra do Biz Stone, um dos criadores do site, criou ao se apresentar em Cannes.
A segunda, mais intrigante, foi que nestes dias todos de festival, até agora em nenhum dia Cannes tenha aparecido naquela listinha que tem do lado direito do site ? Trending Topics ? que mostra as coisas que estão mais bombando no mundo no momento.
Será que o Twitter, que bomba em Cannes não bomba Cannes?
Pra pensar, não? [Webinsider]
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Bob Wollheim
Bob Wollheim (bob@sixpix.com.br) é empreendedor, sócio-criador da Sixpix Content - Pix, ResultsON, Clix e Zubaloo.
Uma resposta
Concordo com você Bob.
Até o Galvão Bueno bomba mais em dia de jogo do que cannes no Trending Topics.
Abraços!