O programa de parceiros, conhecido também como afiliação, um dos setores mais atuais do marketing digital, baseado na recompensa de afiliados (blogs, sites e etc) que promovem produtos e serviços de empresas parceiras, cresceu 28% no ano passado, segundo a consultoria de marketing digital E-Bit, igualando-se ao ritmo de expansão do e-commerce no País.
De 2013 a 2015, uma média de 20 mil novos empreendedores digitais, conhecidos popularmente como blogueiros, ingressam mensalmente no segmento, segundo dados do Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliação – IBMAfiliados.
Eventos como o Afiliados Brasil, pioneiro no setor, fortalecem, estimulam e disseminam o conceito de afiliação ao atualizar metodologia e promover o networking. O primeiro encontro do ano acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e vai destacar o desenvolvimento de projetos perenes para reforçar o potencial do marketing de afiliação.
A estratégia eficaz, que tem origem na parceria entre blogueiros e empresas, reinventou a forma de divulgar produtos e serviços na internet.
Agora o empreendedor digital é um potencial parceiro na divulgação de produtos e serviços, remunerado pela empresa quando o produto que anuncia é adquirido.
Os resultados são convertidos em credibilidade para a marca e na ampliação do market share da empresa. Os ganhos dos blogueiros com o marketing de afiliados podem chegar a R$ 50 mil mensais e variam de acordo com o número de sites no ar e o tempo de atuação no mercado.
[Webinsider]
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Rafael Rez
Rafael Rez (@rafaelroliveira) é fundador da Nova Escola de Marketing e professor em mais de oito pós e MBAs de marketing digital.