O crescimento do e-commerce é exponencial nos últimos anos, e um dos fatores para esse sucesso de vendas são as datas comemorativas.
Um exemplo disso é que, somente na Black Friday de 2014, o e-commerce ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em faturamento segundo dados do e-bit.
Outras datas com números expressivos são as tradicionais como Natal (R$ 5,9 bilhões), Dia das Mães (R$ 1,6 bilhões), Dia dos Namorados (R$ 1,38 bilhões), Dia dos Pais (R$ 1,45 bilhões), Dia das Crianças (R$ 1,34 bilhões).
Por isso é de extrema importância fazer o melhor uso possível do calendário anual para ampliar o número de pedidos do seu e-commerce e aumentar consequentemente o faturamento.
Pensando nisso, a criamos algumas dicas importantes para seu e-commerce se destacar:
Vá além do tradicional
O mercado inteiro por obrigação precisa estar preparado para as datas tradicionais, mas nem todos estão criando oportunidades. O calendário é extenso e existem milhares de oportunidades em datas que vão além do tradicional como o Dia do Consumidor, Dia da Secretária ou outras ocasiões relativas ao seu segmento, como por exemplo o dia do esportista para um e-commerce do segmento de esportes.
Por isso vale a pena estudar o calendário e estabelecer em planejamento uma estratégia para essas outras oportunidades.
Planejamento
Planejar é o ponto mais importante para um resultado eficiente em qualquer negócio e isso não é diferente no e-commerce. Por isso essa dica se divide em mais alguns pontos que podem servir de checklist para sua estratégia:
Produtos. Avalie o seu mix de produtos, defina quais os melhores para cada data ou ocasião. Identifique as opções para formatação de kits, lembranças, presentes, brindes; isso com certeza pode ser fator fundamental na compra por impulso.
Promoção. Deixe claro quais são os benefícios para quem comprar naquela data. O diferencial pode ser o preço com desconto, o prazo e frete durante o período vigente. O cuidado com a logística é de extrema importância, pois o atraso na entrega pode ser fator de insatisfação do cliente. Por isso estabeleça e deixe claro o período vigente da promoção e prazo de entrega.
Estabeleça metas. Tenha como base a venda no mesmo período do ano anterior e crie metas a serem superadas. Criar e manter um relatório das ações que deram certo ou errado pode ser um diferencial em promoções futuras.
Divulgação e teaser
Antecipe a promoção e prepare o consumidor para as ofertas das datas comemorativas. Criar um hotsite/teaser para o consumidor se cadastrar e receber as ofertas ou descontos especiais antes da data programada de início da promoção pode ser um diferencial e um excelente instrumento para aumentar as vendas no período. E, consequentemente, a sua base de clientes.
Nesse ponto o e-mail marketing é fundamental para criar a expectativa e também para divulgar o inicio da promoção.
Ambientação
O cliente precisa estar envolvido e dentro do clima, por isso personalizar o layout do seu e-commerce, criar banners e vitrines que remetam à data que se comemora é essencial para criar um apelo emocional e aumentar a percepção de promoção para o consumidor.
Vale presente
Uma forma de envolver duas ou mais pessoas é oferecer um vale presente. O consumidor que comprou o vale presente é diferente do consumidor que vai escolher o produto.
Se você conseguir conquistar os dois pode mantê-los como clientes no futuro, uma ótima forma de fidelização.
Pós vendas
Criar um laço afetivo com a data é essencial, por isso depois do período da promoção envie um e-mail agradecendo o pedido; a experiência da compra pode ser um fator que vai estreitar e criar um relacionamento que vá além da venda. Convide para as redes sociais, ofereça um cupom de desconto ou crie expectativa para a próxima data com descontos especiais e exclusivos.
Que tal aproveitar as dicas, estabelecer um calendário e começar a planejar?
Sucesso e boas vendas! [Webinsider]
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