Durante apresentação recente na conferência anual F8, Zuckerberg se referiu aos aplicativos do Facebook como uma família, explicando seus objetivos e características individuais.
Mas o que chamou minha atenção foram os números em um dos slides.
Te convido a prestar atenção na imagem abaixo. Veja como o antigo Facebook Messenger e o adquirido WhatsApp já têm quase o mesmo número de usuários. Vale também uma boa olhada no número de usuários dos Grupos do Facebook.
O WhatsApp, conforme prometido, não foi desativado como o Beluga e, de certa forma, continuou evoluindo. Mas, apesar de Zuckerberg constantemente reforçar a afirmação de que os dois aplicativos têm usuários e públicos distintos, nada me tira da cabeça que, na verdade, o WhatsApp tende a ser deixado de lado para morrer gradativamente.
Por que penso dessa forma? Em primeiro lugar, o WhatsApp continua sendo uma gambiarra. Em outras palavras, é o Patinho Feio da Família Facebook. Enquanto isso, o número de usuários Messenger continua crescendo ao mesmo tempo que o aplicativo evolui e ganha funcionalidades inovadoras.
Na mesma F8, foi anunciado que o Messenger passaria a ser uma plataforma para os mais diferentes projetos. Em minha opinião, não pode haver declaração maior de amor e atenção.
Além disso, precisamos considerar o recurso de envio de dinheiro para contatos e recentemente as vídeo chamadas. Se não te parece muito, cabe mencionar também o lado business do aplicativo.
O cenário me parece muito claro. O WhatsApp tem tido atenção suficiente para abafar potenciais reclamações dos usuários, que possivelmente viriam como aconteceu no pós-aquisição do Instagram.
Até concordo, parte do público dos dois aplicativos é diferente, mas com o mínimo de atenção e inovação no WhatsApp, as pessoas não reclamarão e, além disso, aos poucos migrarão para o Messenger, em busca de recursos modernos e mais robustos. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
4 respostas
O whatsapp enfrenta o mesmo problema do twitter, muitos usuários, porém sem uma “saída de mestre” para ganhar dinheiro, igual google ou facebook.
Interessante seu ponto de vista, mas provavelmente o tio zuckerberg vai ter uma tacada de mestre para o whatsapp, já passaram de 1 bilhão de usuários. onde tem muitos usuários, possivelmente tem dinheiro a ser ganho.
Na história, o “patinho feio” é na verdade um belo cisne…
Não concordo que o whatapp seja uma gambiarra, se foi não é mais, o que eu vejo é alem de usuários conectados direto, estou vendo empresas usando como canal de atendimento.
o que mais torna útil a ferramenta é velocidade.
o KPI estão mostrando os clientes deixando o canal de atendimento por facebook para ir por whatsapp.
eu acho que vai ficar, como todos app do zuckerberg =D