Onde o SEO ajuda muito o e-commerce

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vendas_e_commerceUm dos principais recursos que atrai vendas para seu e-commerce é o tráfego orgânico gerado no Google.

Para conquistar esse tráfego é fundamental haver uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Ao criar uma estrutura de “sinais”, a catalogação da sua página pelo Google é facilitada, garantindo um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.

Na sequência, estão listadas cinco dicas que têm a intenção de turbinar o posicionamento da sua loja e são essenciais em qualquer projeto de SEO para e-commerce.

1. Escreva descrições de produtos

Não utilize a descrição original do fabricante. O Google considera como conteúdo duplicado aquele que for repetitivo, diminuindo a sua chance de conquistar as primeiras posições. Crie um conteúdo único, genuíno e com qualidade, sem esquecer de adicionar palavras-chave relevantes e variações a sua descrição.

2. Defina suas palavras-chave

Da mesma forma que a estratégia de Links Patrocinados define seu universo de palavras-chave, em SEO é preciso fazer o mesmo para garantir que você tenha páginas e conteúdo equivalentes as principais delas. Utilize o planejador de palavras-chave do Google Adwords para começar sua lista.

Após desenhar sua mídia orgânica ou lista de palavras-chave, você pode acompanhar o posicionamento de sua loja e seus principais concorrentes a partir de diversas ferramentas existentes no mercado.

3. Rich snippets

Os rich snippets, ou famosos dados estruturados inseridos no código HTML, são utilizados pelo Google para compreender o conteúdo da sua página. Estrutura de preço, título, breadcrumb e avaliações de usuários influenciam nos resultados e aumentam muito o CTR.

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Você pode estruturar seu conteúdo de diversas formas e existem estruturas específicas para produtos. Saiba mais em Schema.org e teste seu código utilizando a ferramenta de testes da Google.

4. Crie um blog

Crie artigos que estabeleçam comparações entre marcas e tire dúvidas sobre as características dos produtos. Estes artigos, além de criar demanda, estabelecem um relacionamento com o usuário, funcionando como fonte de tráfego qualificado para sua loja. Por exemplo: “O que é Refrigerador French Door” ou “Dicas de como escolher seu celular”.

5. Otimize para mobile

Atualmente, o número de pesquisas em celulares já ultrapassa o de desktop, isso devido a crescente migração de usuários de smartphones, comodidade e facilidades que o mobile oferece. Portanto, ter um site mobile friendly é importante na conquista dessa grande fatia do mercado. Crie um site responsivo ou uma versão mobile para não deixar esse volume escapar.

Estas são apenas algumas práticas de SEO que podem ser aplicadas. A medida que seu site cresce é importante que também se atualize, incluindo todas as mudanças e novas tendências. Consulte um especialista em SEO ou agência especializada para assegurar sua competitividade no mercado online.

[Webinsider]

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Avatar de Leonardo Lima

Leonardo Lima é gerente de mídia e marketing da Raccoon.

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Uma resposta

  1. Realmente, se médios e pequenos e-commerces fizessem um esforcinho para aprender e aplicar o que você indica, eles sobressair-se-iam dos concorrentes, arrebatando grande parte do tráfego orgânico. Os rich snippets, então?! Fazem do Google (mais especificamente, das SERPs) um comparador de preços.

    Gostaria de adicionar outra dica para e-commerces que possuam loja física também: cadastre-se no Google Meu Negócio. Traz muitos clientes geograficamente próximos!

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