Comecei meu e-commerce. O que fazer para dar certo?

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e-commerce_iniciantePode até parecer estranho dar dicas de como usar a internet em favor da sua loja online, mas o fato é que muita gente começa focada apenas em manter um site ativo, o que não é suficiente.

Em primeiro lugar, ter uma loja online é bem mais do que expor produtos em um site para quem quiser comprá-los.

Gestão

É preciso verificar a entrada e saída de produtos, lidar com os fornecedores, dominar o fluxo de caixa. Há programas no mercado criados para facilitar novos empreendedores a manter este controle e até emitir notas fiscais, sem que precisem entender profundamente desses assuntos.

E a tecnologia: quem busca ganhar dinheiro na internet, precisa, dentre outras coisas, escolher bem a plataforma para hospedar o seu e-commerce. A escolha não deve ser baseada pelo custo, pois há plataformas com valor muito elevado e que não são tão efetivas. Foque nas funcionalidades e no layout que atenda as necessidades do seu negócio.

Marketing digital

É importante o investimento em marketing digital, pois o tráfego é um dos fatores principais para aumentar as vendas do seu e-commerce.

Existem duas formas para aumentar o tráfego qualificado para o site. Um deles é o PPC (de Pay Per Click) ou, em português, links patrocinados. Você paga para ser visto perto de palavras chave.

Outra forma de aumentar o tráfego é através de conteúdo. Alguns chamam de SEO (de Search Engine Optimization), outros de marketing de conteúdo… O que importa é que se você tiver bom conteúdo sobre sua atividade, receberá mais visitas vindas de quem faz buscas no Google. Estes investimentos se recompensam com a busca orgânica, pela qual você não paga.

Em links patrocinados, o resultado pode ser mais rápido e o custo pode até ser mais baixo, há controvérsias. Antes de investir, tenha uma estratégia de marketing bem pensada e procure encontrar as palavras-chave corretas. Para isso, o Google disponibiliza uma ferramenta chamada Google Adwords, facilitando a vida do dono do e-commerce.

Já no caso do SEO ou conteúdo, o resultado vai levar meses, mas será um investimento satisfatório no final. Uma boa estratégia de SEO é a que sabe levantar os pontos a serem melhorados no site, como tempo de carregamento, tipo de conteúdo, lista de produtos e serviços, entre outros fatores que colaboram para o aumento do tráfego orgânico qualificado para o seu site (ou seja, sem o uso anúncios).

Redes sociais

As redes sociais ajudam a atrair clientes para seu e-commerce também, não as deixe de lado, são peças fundamentais. O Facebook, por exemplo, já oferece funcionalidades para que a sua página possa vender produtos. Além de promover um contato mais pessoal com clientes, ouvindo o que eles têm a dizer e proporcionando um ambiente de resposta as perguntas de forma rápida e eficiente.

Não é preciso criar um perfil para todas as redes sociais existentes no mundo. Faça um estudo e descubra onde os clientes realmente estão e esteja prontos para atendê-los. O resultado pode ser muito melhor do que imagina, como a criação de vínculos mais fortes como o seu público-alvo.

Há e-commerces de todos os tipos e segmentos por aí. Busque seu diferencial, encontre seu nicho. Construir uma identidade forte para o seu negócio na internet é importante para se destacar entre concorrentes. [Webinsider]

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Avatar de Letícia Alcantara

Letícia Alcantara é jornalista.

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5 respostas

  1. Muito boas as suas dicas, eu realmente gostei do artigo. Acredito que uma boa divulgação com certeza é o segredo para um e-commerce dar certo. Obrigada por compartilhar!

  2. Excelente contéudo !

    Acredito que quando se tem planejamento, foco e determinação , tudo é possível . No caso do ecommerce não é diferente , principalmente se tratando desse ano em que existe a tal “crise” assombrando diversas áreas.

  3. Gostei bastante do conteúdo Parabéns!
    Sem dúvidas se a pessoa fazer uma excelente divulgação, saber focar no seu público-alvo e possuir conteúdos de qualidade com certeza vai fazer a diferença.Sem contar que é necessário usar muito a criatividade , pois com um cenário financeiro desfavorável este ano, se a pessoa não procurar opções e estratégias para o seu negócio dificilmente se manterá “vivo”

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