Landing page, que pode ser traduzida como ?página de pouso?, é mais literal do que pode parecer em princípio.
A landing page é a página de destino de qualquer campanha de marketing online seja qual for o ponto de partida. Pode ser uma página alcançada através do clique em um banner, um e-mail marketing, um anúncio de link patrocinado entre outras tantas e infinitas possibilidades.
O que o gerente de e-commerce deve saber que o conteúdo da landing page deve atender a expectativa do usuário quando clicou.
A conversão, como já sabemos, é o objetivo de toda e qualquer campanha. Pode ser uma venda, o preenchimento de um cadastro, a resposta de uma enquete ou qualquer outra ação que o gerente de e-commerce definir. A landing page tem a função de aproximar o usuário da conversão.
Se você realiza uma campanha de links patrocinados, por exemplo, para Impressoras a partir de Valor R$ X, o clique não pode levar o usuário para a pagina inicial do seu site. O clique no anúncio deve levar o usuário diretamente à sua página de impressoras, já hierarquizado do menor para o maior preço, supondo que a campanha esteja edificada na possibilidade de valores mais baixos.
Se a sua campanha supostamente fosse para Impressora da Marca Y, por apenas R$ X o clique deve levar o usuário diretamente à página da impressora da Marca Y.
Caso tente vender algo de maior valor e levar o usuário para uma página com toda a variedade de impressoras de diferentes tipos, marcas e preços, você não entregou a seu usuário o conteúdo que implicitamente prometeu e a chance de distração e da conseqüente não efetivação da compra aumenta exponencialmente.
O gerente de e-commerce deve considerar que tudo na landing page deve ser minunciosamente planejado para que o usuário realize a conversão, ou seja, tudo que possa distraí-lo deste objetivo, deve ser suprimido. [Webinsider]
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Luiz Dias
Luiz Dias (luiz@gerentedeecommerce.com.br) é autor do website GerenteDeEcommerce.com.br, gerente geral de e-commerce da Connect Parts, professor do curso de formação de Gerente de E-Commerce e Gestão em Marketing Digital da Internet Innovation e é consultor de e-commerce e marketing digital.
Uma resposta
É, a teoria é simples mas fico me perguntando: pq quase ninguem faz isso?
Enqto isso vamos aproveitando as oportunidades…