O conceito foi criado pela empresa HubSpot e diz que “inbound marketing é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo”.
O conceito veio na esteira do marketing digital e para alguns se assenta em três pilares principais: SEO, conteúdo e mídias sociais. Outros acreditam que o limite do Inbound Marketing é a criatividade.
A mudança para a vida digital (com mais acesso às informações e facilidades para pesquisa e estudos antes de contratar um serviço ou adquirir um produto) vem criando um novo perfil de consumidor, mais consciente, mais exigente, mais informado e, principalmente, diante de muito mais opções do que tinha antes.
A mudança para um marketing de conquista da atenção do leitor ao invés de um marketing de imposição foi gradual, mas não lenta. Como tudo na era digital, em poucos anos as empresas viram-se diante de um novo consumidor antenado, frequentador de redes sociais e, sobretudo, pesquisador.
Como funciona
O princípio básico deste novo tipo de marketing é captar leads (ou seja, um contato qualificado, alguém que entrou no site e leu um conteúdo, por exemplo, ou baixou um e-book), em seguida transformá-lo em cliente e depois em divulgador.
Vemos então que toda e qualquer empresa pode aplicar o Inbound Marketing para cativar seu público alvo, desde uma farmácia até uma grande indústria, passando pelos vários tipos de comércios e prestadores de serviços das mais variadas áreas.
Conteúdos personalizados e o ciclo de compra
Conheça bem o seu lead para interagir com ele. E então ofereça o conteúdo adequado, que atenda suas necessidades e expectativas quanto ao produto ou serviço em questão.
Ao fornecer os conteúdos adequados a cada lead é preciso criar um ciclo de compra, que vai do interesse (lead), passa pela fase prospect (real interesse) e chega à conversão (consumidor).
Estamos falando de um “funil de vendas”, dentro do qual o consumidor cumpre uma jornada antes da aquisição. Há quem o divida em mais fases, mas de maneira geral, as três citadas acima já dão uma boa noção.
A importância de um bom conteúdo
Para oferecer conteúdos relevantes sobre seu produto ou serviço, as empresas costumam manter um blog. Esse material trabalhado por sua vez pode ser distribuídos por outros canais, como redes sociais e e-mail marketing.
É importante definir bem os temas a serem abordados e oferecer informações consistentes e de valor capazes de atrair a atenção de seus consumidores potenciais.
Ao mesmo tempo em que atrai clientes, o bom conteúdo também demonstra sua autoridade no tema, o que é importante para conquistar a confiança dos consumidores para seus produtos ou serviços.
Exemplos
É grande a lista de empresas que aderem ao Inbound Marketing. Alguns exemplos:
Mecasei.com oferece criação de sites para pessoas organizarem seus casamentos. A empresa publica dicas e exemplos de eventos que podem inspirar os noivos. Conteúdos sobre os mais diversos temas relativos a um evento de casamento também ajudam.
Vida fácil é um serviço de entrega de refeições em residências ou escritórios de forma programada. Segundo os administradores, conteúdos relativos a alimentação, alimentos congelados e preparo de refeições práticas e saudáveis atraem consumidores para a empresa.
Luz.vc é um site que reúne conteúdo educativo sobre gestão empresarial. Direcionado a gestores, área de Recursos Humanos e de Marketing, oferece ferramentas que facilitam o trabalho estratégico ou operacional dos profissionais dessas áreas. Há também uma área de conteúdo colaborativo, em que qualquer pessoa pode “contar sua história” ao preencher um formulário necessário para fazer parte do projeto. [Webinsider]
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Maikon Richardson
Maikon Richardson é consultor em inbound marketing para agências de publicidade e mantém o blog Maikon.biz.