Algumas empresas podem se sentir intimidadas em adotar novas metodologias de marketing digital e abrir mão de práticas que costumam gerar resultados mas que já não possuem a mesma performance de antigamente.
No cenário digital de hoje, a estratégia de marketing da sua empresa não pode depender apenas de anúncios tradicionais, pois seus possíveis clientes podem simplesmente ignorar suas mensagens comerciais e consumir apenas informações que são úteis e relevantes para eles naquele momento.
Nessa hora que o inbound marketing entra como principal pilar de sua estratégia de marketing digital. Através do inbound marketing você poderá atrair visitantes para seu site, converter esses visitantes em leads através de materiais ricos (e-books, infográficos, vídeos e whitepapers) e nutrir esses leads para que virem clientes.
Você pode até ter implementado alguma dessas etapas ou está apenas considerando o processo e planeja fazer a transição no futuro. Nesse caso, gostaria de saber se você se identifica com algumas das declarações abaixo:
- – Eu sei que o marketing digital é importante, mas existem tantas novidades, informações e práticas que eu não sei por onde começar.
- – Eu não sei o que eu deveria escrever no meu blog ou postar nas redes sociais.
- – Não tenho tempo para escrever artigos para blog, postar nas redes sociais e criar campanhas de e-mail marketing.
- – Eu tenho a impressão que meus concorrentes estão com uma presença online mais sólida do que a minha.
- – Os sites do meus concorrentes aparecem para buscas relevantes no Google, mas o nosso site não.
- – Acabamos de criar um novo site mas ele não gera resultados em oportunidades de negócio.
- – Não consigo mensurar meus esforços de marketing e se eles realmente estão trazendo retorno financeiro.
Se você se identifica com alguma das declarações acima então está na hora de você considerar a contratação de uma agência de inbound marketing.
Quanto custa contratar uma agência de inbound marketing?
Assim como você deve contratar uma empresa para ser responsável pela sua contabilidade ou aspectos jurídicos, você deveria considerar contratar uma empresa especializada em marketing digital.
Na maioria das vezes, as empresas estão gastando um bom dinheiro em estratégias de marketing ultrapassadas e que não trazem os mesmos resultados de antigamente – como jornais, revistas, mala direta, TV e rádio.
Alguns desses recursos podem ser realocados para desenvolver e implementar uma estratégia de inbound marketing que pode resultar em novos leads e consumidores.
O preço de uma consultoria de uma agência de inbound marketing pode variar de acordo com seus objetivos e quando você deseja atingi-los.
Aprender inbound marketing não é igual aprender física quântica. Não existem barreiras para quem quer ingressar nesse mercado e qualquer pessoa pode ter uma base sólida de educação em Inbound através de recursos online de baixo ou nenhum custo.
Mas isso não necessariamente quer dizer que essa pessoa estará preparada para planejar e acompanhar uma campanha completa de inbound marketing.
Eu posso configurar uma conta no Google Adwords e colocar uma campanha no ar em questão de minutos, mas isso não significa que farei da melhor e mais rentável maneira possível.
Então o que é realmente preciso para que uma campanha de inbound seja efetiva?
Saber para quem você está falando: é preciso ter um conhecimento profundo sobre as personas para quem você está escrevendo seu conteúdo. Sem esse entendimento seu conteúdo não será achado, suas mensagens não terão alcance, os visitantes que são atraídos para seu site não irão converter e você não imagina o por quê disso, ou pior, você irá acreditar que o inbound marketing realmente não funciona para o seu segmento de atuação.
Processos: inbound marketing envolve a criação e promoção de conteúdo. E fazer essas tarefas de forma recorrente requer processos e workflows bem definidos. A redação para posts em blog, a criação de campanhas de mídia, a otimização para SEO e estratégias de link building funcionam de maneira mais efetiva com processos que você pode acompanhar através de checklists. Recentemente criei um material em formato de checklist que pode ajudar você nesse processo. Veja neste link.
Ferramentas: diversos tipos de ferramentas são utilizadas em uma campanha típica de inbound marketing. Desde ferramentas para blog, redes sociais, métricas e SEO. Essa gama de ferramentas irá ajudar você a criar, escrever, operar e analisar de uma forma mais eficiente.
Consistência: inbound marketing não é uma corrida, é uma maratona! Ter uma base sólida de conteúdo e fazer com que o Google tenha bons olhos para seu site leva tempo.
Qualidade: uma das maiores dificuldades no inbound marketing – produzir conteúdo que seja realmente relevante e de alto valor para seus leitores. O nível de qualidade do material que você produz está diretamente ligado à quantidade de compartilhamentos e links de outros sites que você pode obter.
Experiência: é importante ter experiência no planejamento e execução de partes individuais de uma campanha de inbound marketing, mesmo que você não tenha tido a oportunidade de acompanhar uma campanha completa de inbound marketing.
Não seria melhor ter uma equipe interna para cuidar da minha estratégia?
Segue abaixo uma lista de serviços que envolvem uma campanha de inbound marketing.
Ela contém o tempo necessário que você gastaria para implementar esse trabalho com uma equipe interna e em seguida a comparação do que você pagaria para contratar uma agência.
Estes números são apenas estimativas estabelecidas a partir de minha experiência em gerenciar campanhas de inbound marketing. O objetivo dessa lista é apenas dar uma ideia do que esperar.
Temos o nome do serviço, o custo em horas da equipe interna e o custo em R$ da agência.
Desenvolvimento de buyer persona
- 6 horas equipe interna
- R$ 800
Planejamento de conteúdo
- 3 horas
- R$ 400
Criação do gameplan
- 6 horas
- R$ 1.200
8 artigos para blog
- 16 horas
- R$ 800
1 material rico (e-book)
- 6 horas
- R$ 900
Criação e programação de landing page
- 8 horas
- R$ 900
Criação de call-to-action
- 1.5 horas
- R$ 250
Fluxo de nutrição por e-mail
- 3 horas
- R$ 400
Postagem nas redes sociais
- 2 horas
- R$ 500
Divulgação através de mídia online
- 4 horas
- R$ 1000
TOTAL:
- 55.5 horas de equipe interna
- R$ 7.150 em agência
Para desenvolver um mês de uma campanha de inbound marketing é preciso a dedicação de mais de 55 horas para uma equipe interna ou então investir algo em torno de R$ 7.000 para contratar uma agência.
Realizar esse trabalho internamente pode significar um controle maior, um projeto mais dinâmico e mais flexível. Em contrapartida você deverá investir um tempo considerável, não é especialista em todas os serviços que devem ser realizados e a pressão estará inteiramente nos seus ombros.
Contratar uma agência possibilita a atuação de vários especialistas como programadores, designers, planners e redatores, oferece um período de implementação e execução mais curto e pode liberar seu tempo para dedicar a outras partes do seu negócio.
No final, eu acredito que seu feeling irá dizer qual opção melhor encaixa para você e sua organização. Você tem alguma ideia do que você deve absorver e o que você precisa fazer para atingir suas metas. Então, confie em sua intuição e saiba que qualquer decisão que você fizer não será definitiva.
A parte mais importante é gostar e acreditar no que você está prestes a entrar.
Inbound marketing pode ser extremamente divertido e recompensador (tanto pessoalmente quanto financeiramente), seja fazendo você mesmo ou então fechando parceria com uma agência. Então, aproveite a experiência e crie alguma coisa que seus consumidores irão amar!
Agora é hora do seu feedback. O que ajudou você a tomar a decisão de fazer inbound marketing internamente ou então contratar uma agência?
Qual foi o fator decisivo que o levou a essa decisão? Deixe seu comentário abaixo e ajude outros que estão passando por esta mesma situação. [Webinsider]
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5 respostas
Excelente post, com certeza contratar um agência de marketing facilitará todo o processo da jornada de compra do cliente e do marketing de conteúdo.
Será isso um mito ou uma realidade?
Sendo possível ou não superar todos os concorrentes, tenho certeza
que o núcleo desta questão está em entregar material (produtos ou
serviços) com qualidade cada vez maior para o seu público. Isso é
essencial.1. Conheça profundamente seu nicho ou área de atuação;
2. Acrescente alto valor agregado ao seu produto ou serviço para
diferença-lo dos demais;
3. Crie uma lista fiel de contatos qualificados (curiosos não,
por favor!);
4. Crie relacionamento de impacto com os seus contatos.
Impacto é tudo que causa espanto, euforia, tira da zona de
conforto, que faz pensar e coloca as pessoas para se lembrarem
de você. Ou seja, um ataque blitzkrieg, rápido e furioso!
Reflita seriamente sobre esses conselhos e como podem ser
aplicados no seu negócio.
Maximize Sua Perfomance trazendo trafego qualificado rapido para seu negócio, antes que a concorrência faça.
Leia no site: http://bit.ly/Gerar-Trafego_Qualificado-Rapido
Parabéns, Gabriel. Realmente “Saber para quem você está falando” é um dos principais pontos para se estudar em uma campanha de Inbound Marketing. Aqui na BigHouseWeb esse é o ponto de partida para qualquer cliente. Muito bom!!!
Pertinente a idéia de se contratar uma agência para tomar conta da area de marketing de uma empresa. O problema é que empresas veem isso como gastos e não como investimento.
Acredito que a opção de “fazer em casa” raramente será a melhor. Se já não são muitas agências que tem total conhecimento para fazer o trabalho, imagina em empresas que não tem isso como “core business”. A opção de não contratar uma agência fará com que a empresa “perca” horas dos perfis e o pior, não alcance os resultados esperados.