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Muitos leitores da coluna me pediram para fazer novamente um artigo baseado em casos reais. Como nada acontece por acaso, fui premiado ao presenciar um acontecimento em um fast food localizado no centro do Rio de Janeiro.

Ao chegar no fast food, onde tem um sanduíche de frango delicioso, fui recebido com palmas e gritos. Uma operadora de caixa gritou:

– Aqui senhor! Aqui! A outra caixa é lenta.

Eu que gosto de ir neste local, que tem boas acomodações e é sempre silencioso e espaçoso, fiquei apavorado. Perguntei a caixa se ela ganhava comissão, por estar disputando os clientes com a outra caixa, sem que houvesse fila.

A cada cliente que entrava, as atendentes gritavam e comemoravam, num frenesi completamente sem padrão e assustador.

Acredito que a direção da empresa não saiba desta tentativa equivocada de motivação. Não consigo conceber que tal ato tenho sido criado por uma equipe de marketing ou de vendas. Se a ação era para chamar a atenção dos clientes, pior ainda. Peguei meu lanche e fui à sobreloja, de onde ouvia a algazarra e a reação das pessoas que passavam em frente e olhavam assustadas, pensando se tratar de briga ou algo parecido.

O caso me fez escrever sobre motivação de equipes de vendas, pois não foi a primeira vez que presenciei ações completamente desastradas de motivação.

O que é motivação?

Conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordens fisiológicas, intelectuais ou afetivas, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo, despertando sua vontade e interesse para uma tarefa ou ação conjunta.

Fonte: Portal do Marketing.

Motivação é um processo que acontece de dentro pra fora. Ou seja, depende do que cada indivíduo deseja, do que o motiva a comprar, a trabalhar melhor, a vender etc.

Um plano de motivação precisa ser antes de tudo direcionado. É preciso saber qual a meta a ser atingida com a ação motivadora.  Quando vamos implementar um plano de motivação para uma equipe de vendas, precisamos conhecer a equipe, saber o que motiva cada indivíduo e saber que um pode ser motivado por dinheiro e outro não. Para isso é bom conhecer a pirâmide de necessidades de Maslow.

Maslow define uma hierarquia das necessidades humanas. Em ordem crescente que começa na base da pirâmide e termina no topo, as necessidades são numeradas em ordem crescente, das básicas (base) às avançadas (topo).

  • 1. Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
  • 2. Necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
  • 3. Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos, tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
  • 4. Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
  • 5. Necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: “O que os seres humanos podem ser, eles devem ser: eles devem ser fiéis à sua própria natureza!”.

A motivação para melhoria do desempenho

Motivar é uma forma de mudar a atitude de um individuo através de um estímulo. Para mudar uma pessoa, você precisa conhecer quais são seus ideais, planos de vida etc.

Dinheiro é sim um fator motivacional para equipe, mas não é o único e depende do quanto as suas necessidades, respeitando a escala, foram saciadas. Existem outras formas de motivação melhores, como treinamentos, palestras, prêmios e metas.

Plano de motivação

Na implantação de um plano de motivação para sua equipe, não esqueça dos fatores e dicas abaixo:

  • As metas podem ser inteligentes e desafiadoras, mas devem ser possíveis;
  • Deixe sempre que cada um encontre sua forma de chegar, ou seja, seu caminho;
  • Acompanhe a equipe constantemente, ouça e dê feedback da performance geral e individual;
  • Dinheiro é importante, mas um elogio público pode ser mais valioso para o funcionário;
  • Tenha regras claras e transparentes;
  • Ofereça uma forma do vendedor procurar ajuda especializada (um consultor externo, professor etc);
  • Identifique e gerencie a orientação motivacional dos seus colaboradores;
  • Faça uso das emoções e dos sentimentos para motivar e comprometer.

Espero ter mostrado que motivação não é brincadeira e bagunça, não é bater palmas e contar músicas, não é dar pulinhos, gritinhos e muito menos brincar de roda com os vendedores.

Sim, tudo isso pode ser usado, mas com um objetivo, uma meta, muito bem organizado e planejado. Palavras não mostram quem você é na totalidade; mas suas atitudes sim. Chamar funcionário de colaborador e tratá-lo como um senhor feudal não adianta nada.

Terminamos aqui este artigo e espero que tenham gostado. Críticas, sugestões, dúvidas e propostas são bem-vindas sempre. Até a próxima, um abraço e fica a frase da vez.

Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização.
Martin Luther King

Referências bibliográficas

Pirâmide das Necessidades de Maslow

[Webinsider]

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Avatar de Ricardo Veríssimo

Ricardo Veríssimo (ricardo@rverissimo.com.br), é escritor, palestrante e presidente da RVeríssimo Suporte e Tecnologia. Membro do Conselho de Jovens Empresários da Firjan e da rede de empreendimentos Iniciativa Jovem. Autor do livro "20 Regras de Sucesso do Pequeno Empreendedor".

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10 respostas

  1. Nossaaa maslow!
    Muitooo obrigadaa, adorei o texto bem coerente eexplicito entendie perfeitamente tudo, vou concerteza realizar um exelente trabalho na faculdade! 🙂

  2. eu me formei em psicologia de trabalho, e meu tema fala sobre a motivação no local de trabalho. por isso adorei este conteúdo e preciso de mais dicas.

  3. LENDO SEU ARTIGO PERCEBI ALGO QUE MINHA MOTIVAÇÃO ESTA MORTA E QUE ME ABANDONEI POR COMPLETO DEPOIS DE LER ESSE ARTIGO PUDE VER QUE O QUE PRECISO É ME MOTIVAR, ME VER NOVAMENTE SENTIR QUE SE FUI BOM HOJE POÇO SER MELHOR.

  4. Existe uma contradição no seu texto, você afirma:

    “Motivação é um processo que acontece de dentro pra fora. Ou seja, depende do que cada indivíduo deseja, do que o motiva a comprar, a trabalhar melhor, a vender etc.”

    E depois, você afirma:

    “Motivar é uma forma de mudar a atitude de um individuo através de um estímulo. Para mudar uma pessoa, você precisa conhecer quais são seus ideais, planos de vida etc.”

    Se motivar é mudar uma atitude de uma pessoa, então está acontecendo um processo de fora para dentro e não de dentro para fora. O que a pessoa deseja é algo externo (o que o motiva a comprar é sempre algo externo!), apenas o desejo em si mesmo é interno (mas o desejo foi criado a partir de uma condição externa, ou seja, o estímulo inicial que gerou aquele desejo foi algo exterior ao indivíduo).

    Isso faz diferença para quem vai trabalhar com motivação? Sim! Esqueça isso de querer mudar a pessoa por dentro ou qualquer coisa do tipo. O que gera a motivação são fatores externos: alterem o ambiente de trabalho, tornem o trabalho o mais recompensador possível oferecendo recompensas externas ao sujeito (status profissional, dinheiro, demonstrações de sucesso, respeito).

  5. meu deus,o tema na faculdade esta semana é motivação,mas isso trata-se de euforia e nao de motivaçao,isso espanta os clientes,um abraço ricardo

  6. Puxa…Maslow me deu saudades da faculdade 🙂 obrigada pelo texto, de verdade, vou compartilhar com colegas e amigos, acho que o mundo hoje precisa relembrar essas coisas…abraços!

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