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Segundo o dicionário Aurélio, criatividade é um adjunto de criar, inovar, reinventar, de fazer algo novo.

Criatividade é um estado natural do ser humano para dar solução prática a um problema; é fazer algo novo, diferente e melhor. Todos nós podemos ser criativos e atualmente esta é uma característica muito requisitada pelas empresas.

Ser criativo é ser inovador, ter uma forma diferente de solucionar um problema com um novo rumo. As grandes ideias surgem em situações inesperadas que acabamos nem percebendo. Criatividade é dar uma resposta simples, sair do padrão, ou seja, pensar fora da caixa.

?Criatividade não consiste só de ideas, é unir fantasias com concretização?.

Por que não somos tão criativos? A criatividade depende de vários fatores. Um dos grandes problemas é a cultura escolar e de criação, principalmente na forma que trabalhamos. A vida escolar não nos prepara para sermos criativos, não somos estimulados a adquirir esta capacidade.

Outro obstáculo encontra-se nas empresas, que em sua maioria são autoritárias, e quando uma opinião é emitida pelo funcionário, esta geralmente é ignorada ou mesmo repreendida.

Atualmente, além de sermos pró-ativos e criativos, devemos ser líderes. Entretanto, segundo o autor Dale Carnegie, no livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, existem alguns requisitos básicos que devem ser observados:

  • Não critique, não condene, não se queixe.
  • Aprecie com honestidade e sinceridade.
  • Desperte veemente desejo na outra pessoa.
  • Conquiste as pessoas a pensarem do seu modo.

Desconfie da sua primeira impressão instintiva: nossa primeira reação espontânea numa situação desagradável é de nos colocarmos na defensiva. Seja cuidadoso, mantenha calma e preste atenção na sua primeira reação, talvez ela não seja a melhor.

Controle seus impulsos: lembre-se que você pode medir a grandeza de uma pessoa por aquilo que a deixa irritada.

Ouça em primeiro lugar: quando seu adversário estiver falando, não resista, não se defenda e nem debata. Essas atitudes apenas levantam barreiras, procure construir pontes que conduzam à compreensão.

Procure áreas de concordância: depois de ter ouvido o que seus adversários têm a dizer, reflita sobre os pontos e as áreas com as quais você concorda.

Seja honesto: procure pontos nos quais terá que admitir que errou e confesse. Reconheça seus erros. Essa atitude ajudará a desarmar seu adversário e reduzir a sua defesa.

Esses são os princípios relevantes para se obter sucesso. Atualmente, possuir essas características é um desafio a ser vencido.

Nas empresas temos que ser criativos e flexíveis para lidar com situações adversas. Com esses princípios passamos a ter condições de nos tornarmos bons líderes e, principalmente, de enfrentar as mudanças contínuas das instituições, pois a complexidade de hoje, com certeza não será a mesma de amanhã. [Webinsider]

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Leonardo Soares Grapeia - Administrador e jornalista. Editor do Website: www.leonardograpeia.com.br.

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2 respostas

  1. Saber ouvir com atenção, interesse e respeito é uma característica importante das pessoas
    criativas.
    As soluções criativas de problemas requerem o conhecimento de todos os aspectos relevantes da situação e,
    na maioria das vezes, as informações vêm do diálogo com pessoas envolvidas ou afetadas pelo problema.
    Garimpar informações exige boas habilidades de comunicação,
    especialmente a de ouvir com atenção e sem preconceitos.
    A capacidade de ouvir nos faz entender o mundo e a desvendar novos caminhos,
    sendo esta a maneira de toda a aquisição do conhecimento.
    Ouvir é uma das muitas competências que se
    exige do líder. Mesmo o líder visionário ? aquele
    que antevê necessidades ou oportunidades ? deve
    lançar mão desta qualidade para assegurar que, com
    o feedback dos liderados, a sua visão tenha sido
    corretamente interpretada.
    Nossa forma de comunicação ainda é bastante falha e um tanto quanto primitiva.
    um estudo diz que escutamos metade daquilo que nos é dito,
    ouvimos metade do que escutamos, entendemos metade do que ouvimos,
    acreditamos em metade do que entendemos e nos lembramos de metade das coisas em que acreditamos.
    O cuidado em ouvir é o caminho mais curto para o saber. Pense, Nisso.

  2. (…)é fazer algo novo, diferente e melhor.

    Este melhor é bem relativo. Por vezes, é inviável economicamente, funcionalmente ou por outro aspecto. Não obstante, é feito por motivos de força maior, não sendo melhor.

    Abraço!

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