A empresa, para alcançar resultados, precisa contar com empregados e parceiros motivados e engajados.
O profissional também precisa de motivação para avançar na carreira. Empresa e profissional devem se esforçar para manter acesa a chama, dos dois lados.
Mas o que é exatamente motivação e como ela ocorre? Para que ela aconteça, vamos entender o que pensam alguns autores.
Vem das necessidades
Segundo Gomes e Michel (2007), a palavra “motivar” significa dar motivo a, causar, expor motivo. E o sinônimo da palavra motivação é causa, razão, fim e infinito. A palavra “motivação” vem da palavra “motivo” mais o sufixo “ação”, que quer dizer movimento, atuação ou manifestação de uma força uma energia, um agente.
Podemos entender que a motivação é intrínseca, é um impulso que vem de dentro, isto é, que tem suas fontes de energia no interior de cada pessoa. É uma força que direciona a pessoa para alguma coisa, ou seja, um objetivo.
A motivação verdadeira nasce das necessidades intrínsecas onde encontra sua fonte de energia nas necessidades e ações do ser humano. Assim também é nas organizações; a motivação verdadeira é a fisiológica instintiva e psicológica – emoções.
Afeta o desempenho
Para Maximiano (2009, p.230), motivação é um processo fundamental do comportamento que afeta o desempenho das pessoas e das organizações.
A motivação pode ser intrínseca (vem da própria pessoa) e extrínseca (vem do ambiente), mas devemos compreender que estão ligadas. A motivação é fruto de uma interação entre a pessoa e o ambiente, mas é a própria pessoa que se motiva, pois uma pessoa desmotivada é uma pessoa sem objetivo próprio e que será dirigida pelos motivos e objetivos alheios.
O principal em relação à motivação é saber que ela não é emoção. Pelo contrário, motivação são os “motivos” que eu devo compreender pela razão. O indivíduo, para vencer os desafios do mundo em que vivemos, precisa aprender a perder, a livrar-se da influência do mau humor e das pessoas negativas e saber distinguir entre desejo e necessidade.
Como a empresa faz sua parte
Segundo Marins (2007), “empresas motivadoras têm pessoas motivadas e somente pessoas motivadas poderão vencer, pois elas sabem os “motivos” para sua ação e não ficam esperando para ver o que acontece”.
A empresa contribui com a motivação dos seus funcionários ao criar condições necessárias para que sintam-se engajados a empreender, propiciar um clima e um ambiente agradáveis e principalmente, valorizar e reconhecer os funcionários motivados.
Sendo assim, jamais a motivação dependerá do que outra pessoa pensa ou diz de nós mesmos e sim como nós nos consideramos e valorizamos.
Apenas nós mesmos dizemos até onde podemos ir ou chegar. Isso é motivação! Se estivermos num ambiente derrotista ou diante de pessoas fracas e pessimistas, devemos modificar esta situação e buscar evolução, e sair deste ambiente doentio ou torná-lo melhor, favorável ao nosso desempenho e fortalecedor de nossa motivação.
A figura abaixo ilustra a pirâmide de Maslow. Segundo a sua teoria, a motivação nasce a partir das necessidades, em uma ordem de grandeza. Em outras palavras, é necessário suprir necessidade básicas antes de outras.
Figura 1 – Esquema sequencial das necessidades de Maslow.
Bergamini (2008, pág. 147) cita no seu livro que “É necessário, portanto, frisar que o mesmo indivíduo ora persegue objetivos que atendem determinada necessidade, ora busca satisfazer outra. Tudo depende de sua carência naquele momento”.
Percebe-se que a motivação realmente depende de cada indivíduo; é algo que está dentro de cada um e ela pode ser favorecida em relação aos ambientes desde que estes valorizem e explorem o interior da pessoa.
Ou seja, ninguém pode motivar ninguém, contudo as pessoas e os ambientes podem aflorar, despertar a motivação que já existe dentro de cada um. Por isso, a importância de empresas que saibam valorizar seus funcionários e potencialidades.
Referências bibliográficas
BERGAMINI, Cecília W. Motivação: Mitos, Crenças e Mal-Entendidos. Revista de Administração de Empresas, v. 37, n. 2, p. 23-34, abr./jun. 1998.
BANOVE,Márcia Regina. Psicologia do Gerenciamento de Pessoas E.D atlas, São Paulo, 2008.
BERGAMINI,Cecília W. Psicologia Aplicada a Administração de Empresas: Psicologia do Comportamento Organizacional. 4ª E.D atlas,São Paulo.2008.
[Webinsider]
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Cíntia Oliveira Pires Galego
Cíntia Oliveira de Souza Pires é coordenadora pedagógica e Docente Universitária .
7 respostas
Parabéns Cintia gostei muito, as pessoas de sucesso vivem e trabalham no presente. È nele que elas têm poder para alcançar seus objetivos. Bjsss
Muito bom o conteúdo! Adorei a parte em que a autora diz “motivação são os motivos que eu devo compreender pela razão”
Parabéns Cintia!
Concordo com a matéria escrita por Cíntia Oliveira.
Ela abordou o tema motivação de forma complexa, analisando todos os aspectos de como ela ocorre.
Creio que a motivação bem como a Cíntia meciona, não depende somente da empresa em proporcionar condições favoráveis em manter o seu colaborador motivado, mas também, do próprio colaborador que deverá encontrar em si mesmo as necessidades que deverão ser supridas, e assim encontrar os estímulos eficazes para deixar o seu nível de motivação elevado.
Não adianta a empresa proporcionar tais condições e o colaborador não saber o que o motiva, portanto o mesmo permanecerá desmotivado.
Um funcionário proativo e motivado também estimula à empresa em buscar novas formas de suprir as necessidades de sua equipe porque ela sabe que indivíduos com essas características geram resultados.
Meus parabéns pela matéria.
Achei o texto excelente, nos faz rever nossos conceitos e nossas motivações tanto como profissionais como empregadores.
Achei o texto muito interessante, uma vez que tanto empresa quanto empregado as vezes se perdem nesse caminho em busca da realização de uma meta ou mesmo nas maneiras equivocadas de motivação.
Belíssimo tema, hoje a força de trabalho está com um perfil mais jovem e essa motivação se tona cada vez mais necessária para que esse público continue trabalhando com os mesmo “brilhos nos olhos” durante toda sua carreira.
Parabéns pela matéria!
Gostei muito dessa matéria Motivação. Hoje as empresas estão mais interessadas em lucrar do que a própria satisfação do colaborador. Sei muito bem o que é isso, que passo por essa situação. A motivação para o colaborador pode até ser financeira,porém um bom ambiente de trabalho também ajuda.