Gamification: entenda o recurso que fideliza e engaja clientes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

gamificação nos negóciosEm um cenário em que estímulos externos atingem os consumidores de variadas formas, os negócios procuram novas estratégias para obter o engajamento e a mobilização de seus públicos.

Independente do porte do empreendimento e do ramo de atuação, a cultura da inovação tem sido cada vez mais explorada e uma das técnicas mais utilizadas é a Gamification.

A gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de games para resolver problemas de negócios.

Motivar e fidelizar o cliente

O principal objetivo desta técnica é motivar a fidelização e alterar o comportamento do consumidor. Companhias aéreas, operadoras de cartões de crédito e startups das mais variadas áreas utilizam este recurso.

Nos programas de fidelização o consumidor ganha pontos ao usar certos serviços e a partir destes pontos acumulados ganha mais benefícios. Esse é um uso clássico.

Agora esta técnica já começa a ser usada em campanhas políticas, por exemplo. E também na educação, com experiências proporcionadas a crianças que estão sendo alfabetizadas.

A estratégia funciona na medida em que dá ao consumidor um sentimento de pertencimento. Com a internet os espaços se tornaram mais colaborativos. Ao estar envolvido em um processo mais interativo e participativo, ele se sente mais parte de um ambiente e se envolve e se mobiliza mais.

Mas lembre-se que games por si só não são gamificação. Gamification diz respeito às técnicas dos games aplicadas a outros contextos fora deste universo, mais especificamente ao ambiente de negócios. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Avatar de Marcelo Minutti

Marcelo Minutti é profissional de marketing e professor de Empreendedorismo e Inovação do Ibmec/DF.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *