O PDCA, de Plan-Do-Check-Ajuste (planejar, fazer, verificar, ajustar) faz parte do princípio administrativo conhecido como kaizen, que significa melhoria contínua, princípio perfeitamente aplicável ao marketing digital.
Exemplo de campanha
Um fabricante de equipamentos quer apresentar para seus clientes seu novo sistema. Seu objetivo é trabalhar uma clientela antiga que já não compra há muito tempo. A ideia é conseguir marcar uma reunião com um consultor para uma apresentação formal. Normalmente é mais eficiente e mais barato trabalhar a própria base de cliente do que abrir novos clientes.
Podemos começar com uma campanha de e-mail que gradualmente vai apresentá-los ao novo sistema. Neste e-mail deve contar com: depoimentos, vídeos de demonstração, imagens de clientes satisfeitos e um demonstrativo com ganhos econômicos que o sistema proporciona. Cada e-mail enviado contará com um botão de conversão que lhe dará a chance de entrar em contato com a equipe de venda.
Planejar
- Identificar os cliente através de discussões com a equipe de vendas.
- Separá-los por características comerciais e região geográfica.
- Criar uma lista de ativos digitais, isto é, identificar o conteúdo existente que pode ser reaproveitado ou atualizado.
- Testemunhos, Elogios, Vídeos de clientes satisfeitos entre outros para preencher. Separá-los para qualificá-los. O novo conteúdo será criado a partir do zero.
- Criar conteúdo sedutor com informações relevantes capaz de criar o funil de vendas.
- Desenhar a página de destino (landing page) de conversão.
- A página e destino devem conter o algoritmo do Google Analytics para pode ser monitorada.
Fazer
- Criar uma campanha de apresentação por e-mail para uma lista específica de assinantes opt-in .
- Criar uma campanha de links patrocinados para atender cada região identificada que convida os clientes a baixar o conteúdo identificado.
- Criar páginas de destino para capturar os leads de cada e-mail.
- Teste A/B, para o caso de se criar duas páginas com o objetivo de verificar qual possui melhor taxa de conversão.
- Criar apelo gráfico, isto é, banners em sites, blogs e redes sociais apontando para as páginas de destino.
- Datar e lançar a campanha.
Verifica
- Monitoramento de tráfego das páginas de destino, conferir e relacionar visitas versus conversões.
- Levantar as taxas de aberturas do e-mail e confrontá-las com a taxa de conversão do e-mail para a página de destino.
- Conferir os CTRs das campanhas de link patrocinado.
- Verificar a taxa de e-mails que não receberam a campanha.
- Verificar a lista de e-mails que pediram para serem excluídos da lista.
Ajustar
- Identificar campanhas que não estão com um bom desempenho.
- Corrigir e apurar a lista de e-mail e entrar em contato ativo com os clientes que não converteram para apurar o que pode ter acontecido para não converterem.
Ao executar uma campanha de marketing digital, tenha em mente que é um processo contínuo que requer um investimento em tempo e capricho.
A dedicação ao cliente também é muito importante. Assim que o cliente passa do mundo virtual para o atendimento no mundo real, você deve garantir que este atendimento seja surpreendente. Caso contrário o seu resultado não virá. [Webinsider]
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Paulo Érico Canarim
Paulo Érico Canarim (@PauloCanarim) é diretor pedagógico da Nautilos Marketing Digital e diretor comercial da VinicciBrindes. Mais no Facebook.