– Zenbo, passe na TV os melhores momentos do jogo do Fluminense.
– Zenbo, toque Band of Gypsys do Jimi Hendrix enquanto tomo banho.
. .
A Asus anunciou vários lançamentos esta semana (novos Zenfone, um notebook mais fino que o Air), mas o que me chamou a atenção foi um robô doméstico, chamado Zenbo.
Não é um cachorrinho, mas parte de um projeto ambicioso dentro da estratégia da empresa, no trecho em que diz “levar computação robótica para todos os lares”.
O robô é simpático, expressa emoções, anda sozinho pela casa e atende comandos de voz. Mais do entreter e cuidar das crianças e dos idosos, ele é um posto avançado de internet das coisas.
Como produto ele se posiciona perto do Amazon Echo, que é uma torre assistente virtual com quem conversamos, e do Google Home, que é uma caixa cinza com alto falante bom para música, também comandada por voz, uma mistura de Chromecast com Google Assistant que se conecta com a TV.
São produtos que vão evoluir para algo parecido com o que amanhã estará nas nossas casas. Pelo jeito logo teremos uma máquina que anda, com quem falaremos e a quem pediremos ajuda.
Vejo o vídeo abaixo, se tiver tempo. Primeiro porque é bem feito e natural em comparação ao que normalmente se produz em vídeo no gênero. E segundo porque mostra o início de nosso relacionamento com as máquinas.
https://youtu.be/Gz5bWCna5uM
Mas para que serve?
Bem, o filme explica tudo. É um computador que se locomove, um assistente útil em muitos casos.
Ele fica de olho em acidentes, lembra a hora de tomar os remédios, diverte as crianças, conta histórias, joga com elas, tem enciclopédia, toca música e dança.
Se você quiser, ele transmite vídeos para você, monitorado remotamente por meio de um aplicativo.
A interação é por voz ou uma interface de teclado táctil, na cabeça do bichinho, sensível ao toque. Ele também exibe informações valiosas dependendo do contexto, diz o fabricante. Quer dizer, lê receitas e tira dúvidas, por exemplo.
Tem três rodas e se move livremente por superfícies lisas.
Quanto custa, está à venda?
Não, ainda não podemos comprar o Zenbo. Será ainda um conceito? A Asus diz que vai lançá-lo no mercado, Brasil inclusive, ainda sem data, com preço sugerido de US$ 599, o valor de um smartphone.
Desenvolvedores estão convidados a apresentar aplicativos para o robô, pois o sucesso dele depende dos aplicativos.
É mais um passo para o controle dos dispositivos domésticos, tão prometido por fabricantes como Microsoft no passado.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O modelo Uber adotado em larga escala
- Comunicação não é para amadores
- Escrever é agradar o plugin de SEO
http://br74.teste.website/~webins22/2016/01/12/eu-te-amo-sua-coisa/
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.