A educação a distância reforça as bases do conhecimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A liberdade da educação a distânciaO avanço da globalização vem trazendo profundas transformações no processo produtivo e social do mundo contemporâneo.

A intensificação dessa política só foi possível com a expansão dos meios de comunicação, gerando mudanças no tempo, no espaço e no modo de viver em sociedade.

O desenvolvimento tecnológico e as novas formas de veiculação das comunicações ampliam possibilidades e apontam para a necessidade de uma reflexão sobre os modelos atuais de cultura, sociedade e mundo do trabalho.

E isso pode ser realizado por meio da educação.

A autonomia, a criatividade e a capacidade de agir se constituem a diferença para o mundo do trabalho. A educação dever proporcionar o desenvolvimento de um homem integral, autônomo, reflexivo e criativo, para que possa atuar como um cidadão do mundo globalizado.

No Relatório da Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, Delors (2001, p. 89) observa que haverá um acúmulo de informações “nunca antes disponíveis para a circulação e armazenamento de informações e para a comunicação; o próximo século submeterá a educação a uma dura obrigação que pode parecer à primeira vista quase contraditória”.

O mesmo autor afirma que a educação tem a função de:

[…] fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar por meio dele […]

É, antes, necessário estar à altura de aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar, aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de se adaptar a um mundo da mudança (DELORS, 2001, p. 89).

Quatro aprendizagens

Como adaptar e organizar a educação para que dê conta dessas transformações?

Delors (2001, p. 89) afirma que a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens, que ao longo da vida serão de algum modo os pilares do conhecimento. São eles:

  • Aprender a conhecer.
  • Aprender a fazer.
  • Aprender a viver juntos.
  • Aprender a ser.

Aprender a conhecer

Para Delors (2001, p. 91-97), essas aprendizagens não visam tanto à aquisição de um repertório de saberes codificados, mas antes de tudo o domínio dos instrumentos de aquisição do conhecimento pode ser considerado, simultaneamente, como um meio e a finalidade da vida humana.

A pesquisa, a busca do conhecimento com autonomia pelo acadêmico, é a prioridade dessa metodologia.

Aprender a fazer

A aprendizagem está mais estreitamente ligada à questão da formação profissional: como ensinar o aluno a por em prática os seus conhecimentos e, também, como adaptar a educação ao trabalho quando não se pode prever qual será a sua evolução.

Aprender a viver juntos

A educação é concebida como capaz de evitar os conflitos ou resolvê-los de maneira pacífica, desenvolvendo o conhecimento dos outros, das suas culturas, das suas espiritualidades?

A educação formal deve, pois, reservar tempo e ocasiões suficientes em seus programas para iniciar os jovens em projetos de cooperação, logo desde a infância, no campo das atividades desportivas e culturais, evidentemente, estimulando a sua participação em atividades sociais (DELORS, 2001, p. 97).

Aprender a ser

A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritual.

O ser humano deve ser preparado para pensar autonomamente e de forma crítica com a finalidade de saber tomar decisões e saber agir rapidamente nas diferentes circunstâncias da vida.

Dessa forma, os quatro pilares do conhecimento encaminham uma metodologia que impulsiona o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), proporcionando a educação permanente por meio da autonomia que as pessoas adquirem de buscarem a superação das necessidades que encontram em sua vida pessoal, social e profissional.

Esta é a centralidade da aprendizagem da sociedade contemporânea. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2016/03/30/o-papel-da-escola-atraves-dos-seculos/

Avatar de Cíntia Oliveira Pires Galego

Cíntia Oliveira de Souza Pires é coordenadora pedagógica e Docente Universitária .

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

9 respostas

  1. As práticas tecnológicas se desenvolvem de maneira rápida e constante na sociedade atual, sempre na busca de “facilitar” a vida e as relações entre os indivíduos. Sendo a Educação, parte significativa no processo de inserção do individuo nesse contexto social, claro, a tecnologia tem ganhado espaço e torna-se a cada dia mais necessária no processo ensino/aprendizagem. Não acredito estar a tecnologia caminhando para a substituição da educação palpável presente nas salas de aula, porém, deve ser vista como aliada transferindo ao aluno valores como autonomia, criatividade e a capacidade de agir, como está bem colocado neste artigo. Em suma, ressalto meus cumprimentos a Professora Cintia pelo excelente artigo, escrito de forma a contemplar a compreensão no que faz referencia a Educação por meio da tecnologia. Brilhante!

  2. Nos deparamos com um mundo de conhecimentos que vem nos mostrando que precisamos nos adaptar com essas mudanças.
    Seu artigo vem nos mostrar o caminho para essas mudanças. É bem claro, de boa leitura e entendimento.
    Parabéns Cíntia por este artigo.

  3. A tecnologia vem ao longo do tempo obtendo cada vez mais espaço no ambiente educacional, desde a etapa da educação infantil chegando ao ensino superior, com isso temos ganhos, mas também algumas desvantagens, como um menor contato com o “papel nas mãos” e alguns que ainda não estão “preparados” para tal uso, realizando pesquisas superviciais.
    Mas temos as vantagens de pesquisas e acesso a alguns documentos que para ser comprado apresenta preços não acessiveis para grande maioria.
    Parabéns Cíntia pelo seu artigo.

  4. Parabéns coordenadora Cintia como sempre seus artigo perfeito, após a matéria de EAD com a Prof Cacilda passei ter uma visão diferente e valorizar EAD e ver a importância em nossas vida.

  5. A tecnologia a serviço da educação por meio dos pilares fundamentais do conhecimento!! Parabéns pelo excelente artigo!!

  6. Acredito que “adaptação” seja a palavra chave para a atualidade com todas as suas tecnologias desse mundo globalizado. Entretanto para organizar esse vasto leque de conhecimento de tão fácil acesso, faz-se necessário absorver e praticar os quatro pilares citados no texto. Parabéns pelo excelente artigo!

  7. O texto aborda a questão do conhecimento de forma clara e fácil entendimento. Demonstrando que os meios atuais de comunicações tem seu papel fundamental na sociedade de como aprender e tomar decisões. Reflete o amadurecimento e melhoria contínua.

  8. Interessante analisar o quanto os avanços tecnológicos contribuem para a educação e formação de um cidadão crítico e autônomo.
    Excelente análise apresentada, percebe-se que os fatores são somados e estão interligados no processo de formação inicial, composição das bases do conhecimento e contrução do próprio conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *