O grande impacto de uma revolução civilizacional na sua primeira etapa é o aumento radical de poder de mídia de cada cidadão.
Há uma migração de um consumidor radical de conteúdo para um produtor radical de conteúdo. Todo mundo acaba tendo que tirar a sua objetividade e subjetividade do armário!
Há uma pulverização do poder de mídia e cada um, querendo, ou não, passa a curtidor, produtor e repassador de conteúdo. E nós precisamos ser treinados, educados e refletir sobre e para isso.
E mais:
No primeiro momento temos uma crise que necessita URGENTEMENTE de ação educacional.
Precisamos aprender a lidar com conteúdo não mais escasso mas abundante, com responsabilidade de produção e repasse de conteúdo!
Existem alguns fenômenos que são decorrentes do rápido e radical poder de mídia:
- Excesso de autopromoção, selfies.
- O que o pessoal tem chamado de pós-verdade, quando as pessoas reproduzem boatos sem filtrar.
- Baixa capacidade de reflexão individual para avaliar informações.
- Incapacidade de lidar com a abertura das oportunidades para a diversidade de cada um.
É um fenômeno global e que atinge o Sapiens em cheio.
Hoje, se reclama do fenômeno e não se vê saída, pois o modelo educacional foi todo montado para o Sapiens 2.0, que vivia num mundo pré-digital.
Temos que sair da tecnofobia e partir para a compreensão mais filosófica do fenômeno, não questionando, mas ajudando a refletir sobre ele.
É isso, que dizes? [Webinsider]
. . .
http://br74.teste.website/~webins22/2016/12/04/sobre-o-episodio-1-da-terceira-temporada-de-black-mirror/
Leia também:
- Precisamos falar sobre robôs na escola
- Agentes inteligentes encurtam o caminho no ensino
- A robotização da administração
- A administração em crise
- Curadoria digital: o mundo vai adotar o modelo Uber
- O fim da gestão e o início da curadoria
- Por que uberizar uma empresa tradicional
- O que vai acontecer no mundo pós-internet?
- A migração para a governança digital
- O pós-capitalismo virá com os algoritmos
- A solução dos problemas da sociedade é uma questão política
http://br74.teste.website/~webins22/2016/10/20/a-formacao-individual-no-ensino-do-seculo-21/
http://br74.teste.website/~webins22/2016/12/16/ha-um-continente-3-0-e-nao-o-enxergamos/
Carlos Nepomuceno
Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.