As insurtechs são empresas e iniciativas que utilizam novas tecnologias em evolução para alavancar a eficiência do atual modelo da indústria de seguros. O nome vem do termo insurance (seguros) + technology. E as insurtechs brasileiras realmente estão dando o que falar em 2017.
Faz tempo que não via uma agitação em um mercado como a que está acontecendo nos seguros.
Elas já deixaram de ser tendência ou futuro e simplesmente já estão aí, em um movimento que ainda é uma “marola” comparado ao que acontece nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. Por lá esta “marola” já se transformou em um tsunami!
Sabendo disso já precisamos nos preparar para surfar essa onda aqui no Brasil de forma estruturada e sustentável.
Conjunto de normas
O reunião do Comitê de InsurTechs da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico foi um grande sucesso e contou com a presença de um pessoal que está realmente a fim de aprender e evoluir esta nova categoria.
Esta iniciativa tem como grande objetivo atuar no desenvolvimento sustentável das insurtechs no Brasil dando todo o suporte ao conjunto normativo e atuando como um agente responsável nesta evolução. Não tenho dúvidas que bom debates virão por aí.
Na ocasião contamos com a participação do Google, sócio da camara-e.net, que fez uma bela apresentação com números atualizados sobre o mercado de seguros online brasileiro.
As insurtechs também foram amplamente abordadas e discutidas durante o CIAB 2017 que é um importante congresso referência na América Latina em tecnologia da informação para o setor financeiro organizado pela Febraban.
Alguma coisa tem aí, né?
Sobre as InsurTechs tupiniquins elas representam apenas 6% das Fintechs de acordo com o mapeamento divulgado pelo o pessoal da FintechLab no começo deste ano.
Entenda a diferença entre Fintech e Insurtechs.
Atualmente são 14 InsurTechs no Brasil, segundo mapeamento do Radar Fintech. Em 2015 e 16 o mesmo relatório apontava apenas 7 InsurTechs. Não tenho dúvidas que para 2018 este número, no mínimo, dobre.
Buscas sobre seguros crescendo
Agora, compartilho alguns números da apresentação que rolou no Comitê de InsurTechs.
Segundo o Google, são realizadas 150 milhões de buscas por mês por termos relacionados ao setor Financeiro, onde a categoria Seguros está inserida.
Falando somente da categoria Seguros, são 12 milhões de buscas, com 10 milhões de pessoas navegando com o interesse por seguros e 1 milhão de pessoas assistindo conteúdo de seguros.
As buscas sobre seguros cresceram cerca de 11% no 1º trimestre de 2017 comparado ao mesmo período do ano passado. Com destaque para o seguro odontológico e também pela busca pelas marcas das seguradoras (institucional).
Neste mesmo período o grande destaque foi para previdência privada, que cresceu 137%, isso graças as discussões da reforma da previdência que fez o interesse por previdência privada despontar neste 1º trimestre de 2017.
O que é mais buscado dentro de seguros
Dando um mergulho na categorias de seguros que mais se destacam, o seguro de saúde é o produto de maior volume da categoria de Seguros, com cerca de 10 milhões de buscas.
É seguido pela busca pelas marcas (institucional) com 2 milhões, seguro odontológico com 700 mil, auto 300 mil, viagem 200 mil, celular 100 mil, vida 60 mil, aluguel/fiança 50 mil e 40 mil de residencial.
Mas é um engano pensar que este mercado é um oceano azul, pois com exceção de saúde e odonto, toda as outras categorias de seguros apresentam uma elevada cobertura de mercado.
O Seguro Viagem e o Seguro Celular estão com 97% de cobertura, seguidos por Seguro de Vida e Seguro Residencial com 96% de cobertura. Depois vêm o Seguro Aluguel/Fiança e o Seguro Auto, com 95% de cobertura.
O CPC
O custo por clique da categoria de seguros quando se faz um recorte, temos os top 3:
- 1. Seguro Viagem = 8,19.
- 2. Seguro Auto = 3,36.
- 3. Seguro Residencial = 2,47.
A concorrência é bastante acirrada e com excelentes jogadores. Para entrar nesse jogo é preciso estar bem preparado, caso contrário será engolido!
Mobile
Não poderia deixar de destacar como está o comportamento do mobile nesta história toda.
De forma geral, a categoria Seguros vem ganhando destaque e representatividade quando o assunto é busca por seguros realizadas via um smartphone.
Atualmente temos que 31% das buscas por seguros já são feitas via um smartphone. Para você ter uma ideia, este número em janeiro de 2015 era de 17%.
Neste aspecto, quando comparamos com outras categorias, enxergamos que ainda há muito o que evoluir, pois o share de buscas no mobile na categoria Automóveis (montadoras) representa 57%. Em Telecom são 48% e Travel 42%.
Descendo para o mercado de seguros, as principais categorias com maior penetração de buscas feitas via um celular são:
- Seguro para Celular com 45%.
- Seguro Aluguel/Fiança com 44%.
- Seguro de Vida com 43%.
- Seguro Auto com 42%.
- Seguro Residencial com 39%.
- Seguro Odonto com 34%.
- Seguro Saúde com 32%.
- Marca (institucional) com 24%.
- Seguro Viagem com 24%.
É por essas e outras que venho batendo na tecla de que o mercado de seguros precisará se reinventar cada vez mais. Já é nítido que este movimento já começou, porém a simples digitalização dos serviços não será suficiente.
Muito em breve todo este movimento das InsurTechs Brasilis ganhará destaque por esse mundão afora.
Um salve para o #ShareKnowledge. Curtiu? compartilhe…
(Agradeço ao time do Google por disponibilizar e compartilhar estes números). [Webinsider]
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http://br74.teste.website/~webins22/2017/02/13/o-papel-das-insurtechs-no-mercado-de-seguros/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/21/os-atributos-de-uma-marca-engajadora/
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Leia também:
http://br74.teste.website/~webins22/2016/10/01/brand-experience-conceito-moldou-youse/