Opções que vêm conquistando cada vez mais brasileiros dentre os investimentos de renda fixa, LCI e LCA são bastante interessantes para preservar capital para conquistar sonhos de médio e especialmente de longo prazo.
Isso porque há uma carência mínima de 90 dias para resgate e, de acordo com o banco e o papel, pode ser possível resgatar o valor apenas após um período maior, após um ou mais anos.
Outros permitem o resgate antes da data acordada, porém garantindo apenas um percentual do rendimento total.
Por não não terem liquidez diária, não são investimentos indicados para manter uma reserva financeira. Afinal, se conseguir resgatar o valor antes do prazo, frente a uma emergência, pode acabar com rendimentos mais baixos.
Lembre-se: a reserva financeira para imprevistos precisa ser mantida em fundos com liquidez diária.
As principais vantagens do LCI e LCA: são isentos de Imposto de Renda, não têm taxas de administração e são protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). O FGC garante o ressarcimento de até R$ 250 mil por CPF no banco – desde que o valor esteja distribuído em fundos garantidos.
A rentabilidade geralmente é pós-fixada, recebida no final da aplicação. No mercado, há títulos pré-fixados, mas estes são mais difíceis de serem encontrados. Para entender o porquê desta diferenciação, é preciso entender o que são LCI e LCA.
Trata-se de Letras de Crédito Imobiliário (LCI) ou do Agronegócio (LCA), títulos emitidos pelos bancos destinados ao cada um dos mercados. Portanto, ao contrário de títulos do tesouro direto, poupança e CDBs, sua disponibilidade não é criada a qualquer momento, e sim depende de um lastro no mercado.
Uma desvantagem, além da liquidez e do período mínimo para resgate, é que é exigido um valor mínimo para o investimento inicial. Ele tende a variar entre bancos e papéis, mas costuma corresponder a milhares de reais.
Para começar a investir, é preciso pesquisar em instituições bancárias e corretoras buscando a melhor rentabilidade e os melhores prazos, de acordo com o sonho que irá realizar. [Webinsider]
. . . . . .
http://br74.teste.website/~webins22/2017/07/06/como-fica-poupanca-com-selic-em-queda/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/06/06/invista-em-marketing-de-forma-adequada/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/04/04/dieta-financeira-conquiste-120-mil-em-10-anos/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/02/08/tenha-360-sobre-a-sua-renda-em-um-ano/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/10/tesouro-direto-e-preciso-analisar-os-pros-e-contras/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/03/03/como-comecar-investir-na-bolsa/
. . . . . .
Leia também:
- Onde investir o 13º salário?
- O dia mundial da poupança
- Os riscos dos principais investimentos
- Comece a investir, mesmo com pouco dinheiro
- Afinal, o que é educação financeira?
http://br74.teste.website/~webins22/2016/12/09/investir-na-carreira-traz-retorno-a-medio-prazo/
http://br74.teste.website/~webins22/2017/05/09/quando-e-indicado-investir-em-cdb-e-rdb/
Reinaldo Domingos
Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista no YouTube. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller "Terapia Financeira".