Após a queda da Selic de 7,5% para 7% ao ano, a poupança apresenta rendimento maior que alguns CDBs e o próprio Tesouro Selic em investimentos acima de R$ 5 mil no prazo de seis meses.
Em prazos maiores, como um ano ou mais, a poupança acaba perdendo para os demais rendimentos.
É um investimento popular e tem grandes vantagens, como a isenção do Imposto de Renda e de taxas de administração.
Poupe, independente do rendimento
Mais importante do que o rendimento dos investimentos é o hábito de poupar mensalmente. É preocupante saber que mais da metade dos brasileiros não poupa dinheiro algum, conforme indicou uma recente pesquisa da ANBIMA.
Apesar das pessoas saberem que é importante ter uma reserva financeira, poucas têm. Isso diz respeito ao comportamento dos brasileiros em relação as finanças, ainda muito voltado para o consumo.
Orientações para poupar
- Quais sonhos você deseja realizar? Coloque no papel e procure saber quanto custa para realizar cada um. Veja o quanto precisa poupar por mês para conquistar no prazo desejado.
- Com o número em mãos, faça reduções em seu orçamento mensal. Ao invés de comprar coisas novas, por exemplo, considere a possibilidade de consertar, pedir emprestado ou trocar.
- Veja quais despesas pode reduzir ou eliminar em um diagnóstico financeiro, anotando todos os gastos por um mês.
- Reveja as contas mensais, como água, energia elétrica e gás, por exemplo.
- Pondere os custos com telefonia, TV a cabo e internet, é válido rever os pacotes contratados e buscar descontos.
- Mude seus hábitos de consumo, procure comprar de forma planejada e pedir descontos. Toda quantia economizada pode – e deve – ser poupada.
[Webinsider]
. . .
Leia também:
- Mesmo rendendo menos, a poupança é importante
- Como começar a investir na bolsa
- Onde investir o 13º salário?
- O dia mundial da poupança
- Os riscos dos principais investimentos
- Comece a investir, mesmo com pouco dinheiro
- Afinal, o que é educação financeira?
Reinaldo Domingos
Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista no YouTube. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller "Terapia Financeira".