Conheça as principais diferenças entre assessoria e consultoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
consultoria ou assessoria

Você conhece a real diferença entre assessoria e consultoria? Esses termos são sempre usados como sinônimos, usados pelas empresas, geralmente como serviços terceirizados, para resolver problemas ou melhorar o desempenho.

No entanto, há diferença sutis entre os dois. A consultoria é algo a curto prazo, ao contrário da assessoria, que é um trabalho a longo prazo. Mas como realmente cada uma delas pode te ajudar?

O que é assessoria?

Assessoria tem origem da palavra latina assessore, cuja a definição é dar alguém uma recomendação sobre o que deve ser feito em uma situação especifica. É algo muito requisitado por empresas, já que várias possuem assessoria de imprensa, por exemplo.

Um assessor dá informações, cuidados a serem tomados e avisos, que orientam para a tomada de decisão. Fornece aos clientes informações e incentivos necessários para assumir a responsabilidade para explorar opções e tomar uma decisão bem-sucedida.

O assessor é geralmente um membro da equipe e entende que objetivos estratégicos são essenciais dentro da empresa, ajudando no planejamento a curto, médio e longo prazo.

Ele deve conhecer muito bem a equipe, os líderes e os clientes, assim como todos os outros indivíduos relacionados a seus serviços ou produtos. É capaz de traduzir perspectiva de um ângulo para outro.

O papel da assessoria empresarial também envolve a identificação de um problema, antes de ele efetivamente se tornar um problema, compartilhando a solução com as partes interessadas.

O assessor é fundamental dentro de organizações, pois eliminam potenciais ameaças e decidem por conta própria quanto do seu tempo deve ser investido em alguma atividade, com base na gravidade das questões.

diferença entre assessoria e consultoria

O que é consultoria?

A consultoria empresarial é definida como fornecer aconselhamento profissional ou especializado a uma pessoa ou a uma empresa.

No negócio de consultoria, a orientação do consultor é dada em troca de taxas para ajudar o cliente a resolver um problema específico. Alguns consultores trabalham em grandes empresas, mas a maioria dos consultores é independente.

Muitos consultores possuem habilidades especializadas em áreas de especialização específicas, como gerenciamento de mudanças, desenvolvimento organizacional, questões ambientais e administração de empresas.

Consultores com formação na academia podem ajudar as empresas com problemas relacionados à pesquisa ou à teoria.

Um consultor está empenhado em cumprir termos pré-definidos, como resolver problemas ou restrições subjacentes.

Estes termos são definidos por um patrocinador ou stakeholder e geralmente, o consultor é apresentado com uma tarefa depois de a necessidade de resolver um problema específico já foi identificada.

A consultoria é recomendada quando o dono da empresa precisa de um diagnóstico completo da empresa. Como fatos de sucesso que não estão sendo bem trabalhados e identificar possibilidades de melhorias.

Às vezes, é esperado de um consultor cuidar dos problemas por conta própria e apresentar a solução ao patrocinador. Mais frequentemente, no entanto, o consultor irá preparar opções de como resolver o problema e depois discutir os prós e os contras com o patrocinador.

Em casos raros, um consultor é usado para substituir temporariamente um cargo de administração até que uma substituição de longo prazo tenha sido encontrada.

Diferenças entre assessoria e consultoria

Uma das primeiras diferenças entre assessoria e consultoria é o ambiente de trabalho no qual esses especialistas operam. Enquanto uma minoria de consultores trabalha em uma empresa e a maioria trabalha de forma independente.

Porém, o trabalho dos assessores não é só em empresas, mas também em escolas, organizações governamentais e uma variedade de grandes corporações.

Além disso, as pessoas precisam consultar e assessorar diferentes objetivos. Um consultor ajudará um cliente a encontrar uma solução para um problema, e os assessores orientarão os clientes para que conhecem possíveis soluções e optar pelo melhor.

Em outras palavras, os consultores são solucionadores de problemas enquanto os assessores são definidores de problemas. Um consultor oferecerá uma resposta clara, embora um assessor ofereça uma perspectiva mais ampla sobre o problema.

assessoria e consultoria

Abordagem do problema

Como saber se você precisa de uma consultoria ou assessoria? Os consultores são considerados solucionadores de problemas. Você geralmente usa uma empresa de consultoria para ajudá-lo a descobrir a causa raiz de um problema de negócios e para ajudá-lo a corrigi-lo.

Uma vez resolvido o problema, o consultor sai. Os assessores usam uma abordagem de imagem maior para ajudá-lo a lidar com os desafios atuais para sua empresa. Eles ajudam a orientá-lo para a melhoria, ajudando na descoberta de problemas e aconselhando você a encontrar recursos e serviços úteis.

A principal diferença está na longevidade do relacionamento. Os relacionamentos de consultoria são geralmente de curta duração, enquanto muitas empresas contratam e retém assessores de forma contínua.

Na verdade, algumas empresas possuem um assessor consultivo de negócios que se reúne regularmente para revisar a direção da empresa e oferecer conselhos.

Foco na tecnologia

As empresas de consultoria tornaram-se cada vez mais orientadas por TI. Usando seus conhecimentos para determinar quais sistemas de software de tecnologia você precisa.

Eles vendem os sistemas para você, instalam e saem de cena. Os assessores são mais como estrategistas. Eles o ajudam a desenvolver uma maneira de alinhar sua tecnologia com os objetivos e processos da sua empresa.

Mas o que realmente marca a diferença entre assessoria e consultoria é relação de independência entre clientes e esses profissionais. Eles se tornaram um tema importante para realização de contabilidade, auditoria e outras funções.

Relações independentes de contabilidade e auditoria são essenciais em empresas públicas, por exemplo.

As verdadeiras relações de consultoria são consideradas mais independentes que as relações de assessoria. Isso é por causa da natureza mais curta do trabalho de consultoria e do limitado envolvimento estratégico do consultor.

Os assessores às vezes se tornam ativos para ajudar os clientes de negócios com melhorias de processo e responsabilidade dentro da organização.

Para escolher entre consultoria ou assessoria, é necessário fazer um diagnóstico prévio da sua empresa. Se você precisa de uma pessoa que apresente soluções práticas, o assessor é a pessoa certa.

Se você precisa de alguém que aponte algumas melhorias necessários ou alinhar a empresa nas tendências atuais de mercado, os consultores são as pessoas certas para desenvolver este trabalho.

Por fim, é o dono da empresa que deverá saber qual é a melhor opção. Além disso, poderá ser necessário o uso destes dois profissionais, afinal, um não exclui o outro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

6 respostas

  1. Gostaria de replicar o seu (ótimo) texto no meu Linkedin “fazendo um gancho” com o serviço que realizo de assessoria gerencial para restaurantes. Me permite? Caso positivo, há como enviar o link para ir direto ao site de origem?

  2. Ótimo texto que explica claramente a diferença. E atualmente muitas assessorias então tendo que se reinventar devido as mudanças impostas pela internet e geração de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *