Um bom infográfico pode simplificar assuntos difíceis ou fazer com que um tema entediante se torne uma experiência atraente. Adicioná-los ao seu site ou estratégia de marketing pode ser muito efetivo – e é por isso que escolhi esse assunto para falar por aqui hoje.
O que é infográfico?
Nos últimos anos, vimos a popularidade dos infográficos subir consideravelmente. Em um estudo feito pela empresa Infographic World, 74% dos profissionais de marketing utilizam elementos visuais em suas estratégias e 56% utilizam infográficos.
Ainda assim, muita gente tem dúvidas sobre o que é infográfico. O nome já diz bastante: a junção de “gráfico” e “informação”. Podemos então dizer que se trata da disposição visual de elementos de dados e texto, certo? Sim. Mas devemos considerar alguns tipos variados:
Visualização de dados
Trata-se essencialmente de números. A informação é resumida de uma forma esquematizada para ser digerida rapidamente. Se um dado é maior, a fonte do número será maior, por exemplo. Bem melhor do que ver um relatório complicado, certo?
Design de informação
Este é um tipo de infográfico que se preocupa em passar informações de forma eficiente e efetiva. É uma categoria ampla e que se difere da visualização de dados porque não é feita de dados específicos, mas de descrições de conceitos e outros tipos de informação. Pode ser utilizado para explicar hierarquias, sistemas, funcionamentos, linhas do tempo, etc.
Infográficos editoriais
Publicações, como jornais e revistas, utilizam infográficos há décadas. Com o tempo, a fim de chamar a atenção de leitores e engajá-los mais nos textos, as peças se aperfeiçoaram e hoje vemos grandes exemplos de infográficos no mundo editorial.
Cada um desses tipos pode ser uma ferramenta informacional poderosa e altamente compartilhável. Entretanto, para que isso aconteça, é necessário que a peça seja visualmente atraente, além de ser ideal para a audiência que deseja alcançar e para os canais onde será divulgado.
Mas, antes de aprofundarmos nas dicas para fazer um infográfico, vamos entender um pouco mais dos motivos pelos quais nós, seres humanos, somos mais atraídos por imagens do que por textos.
Porque seres humanos amam infográficos
Quando nascemos, nossos sentidos têm estrutura, mas não estão completamente desenvolvidos. Recém-nascidos podem detectar mudanças na quantidade de luz e distinguir movimentações de objetos.
Esses, portanto, são os primeiros contatos que temos com o mundo. Por mais que a visão não esteja completamente desenvolvida, assim que abrimos os olhos pela primeira vez, nossos cérebros começam a processar a entender formas e visuais.
Ou seja, por mais que a estrutura visual esteja pouco desenvolvida, é ela a responsável por nos fazer compreender o que está acontecendo à nossa volta. Ainda não sabemos distinguir sons tão claramente, por exemplo.
Quando crescemos e o desenvolvimento evolui, 50% do nosso cérebro está envolvido no processamento de imagens. Por mais que sejam 5 sentidos, 70% das percepções sensoriais vêm dos olhos. Uma cena visual pode ser percebida em menos de 1 décimo de segundo.
Além disso, as pessoas recordam 20% do que leem e 10% do que veem. Imagine, então, o poder de um infográfico de fazer as pessoas lembrarem das informações.
Mas como ser bem sucedido em transmitir ideias por meio de infográficos? Agora que você entendeu o que é infográfico e qual é o seu poder, vamos às dicas para fazer um inesquecível.
Como fazer um infográfico
Seu infográfico precisa ter três elementos principais para que desperte a tendência natural que explicamos acima: deve ter apelo e retenção e ser fácil de compreender.
Parece simples, certo? Confira abaixo dicas para criar uma boa peça de conteúdo que traga resultados para sua estratégia.
Escolha um assunto intrigante
Não adianta nada fazer um infográfico que explique como funciona a sua empresa. O tema deve ser intrigante o suficiente para que as pessoas fiquem curiosas já no título. Dificulta um pouco o fato de que é possível transformar quase qualquer coisa em infográficos.
Procure, portanto, encontrar um assunto que seja importante para a sua audiência. Solucione algum problema dela ou se relacione com suas atividades ou perfil. É essencial também ter informações à disposição para a construção do infográfico.
Consulte ou seja um especialista
Para que seu infográfico tenha credibilidade, é interessante que ele contenha fontes e especialistas no assunto. Claro, se você for uma marca de roupas e for falar de moda, o especialista será você mesmo.
Molde os dados
Antes de tentar construir um infográfico, considere três aspectos do seu infográfico:
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- Audiência: para quem estou falando?
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- Propósito: o que quero dizer?
- Canal: como as pessoas vão interagir com o infográfico?
Com isso definido, o próximo passo é observar os dados e analisá-los para entender melhor quais são os padrões, variáveis, dimensões, etc. Existem ferramentas que geram infográficos (como o Canva), mas se até aqui já ficou difícil, não deixe de procurar um profissional experiente.
E aí, gostou de saber o que é infográfico? Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários, vou adorar saber o que você pensa!
Íris Marinelli Pedini
Jornalista e produtora freelancer de conteúdo digital especializada em inbound marketing. Sempre em busca de coisas novas para ler e fascinada por aprender cada vez mais.
2 respostas
Bem interessante e desafiador
Os Infográficos sem sombra de dúvida são excelentes ferramentas de informação, são criativos, coloridos e precisos na informação para a compreensão de determinados assuntos.