O Twitter protagonizou uma das maiores reviravoltas do mundo tech nos últimos anos. A rede social tem apresentado números incríveis, que pareciam impossíveis para quem a declarava como morta até 2017. De fato, é sério: mais de um milhão de pessoas twittou a hashtag #RIPTwitter em fevereiro de 2016, quando o feed algorítmico foi adotado.
No entanto, quem ainda pensa que a plataforma está fadada ao fracasso precisa rever seus conceitos. Segundo o repórter do Buzzfeed Alex Kantrowitz, a empresa apresenta resultados positivos, tanto no preço de suas ações quanto na política interna. Isso sem contar o ganho de usuários ativos mensais e anunciantes.
Para ele, o renascimento da rede se deu graças a quatro fatores:
- Priorização das notícias (diferente do Facebook, que passou a se distanciar dos veículos midiáticos)
- Divulgação pesada do serviço de vídeos ao vivo
- Direcionamento para o time de produtos repensar TUDO
- Sorte ✨
Mas como tudo isso se relaciona à sua estratégia de marketing? Bom, o público do Twitter só tende a aumentar. Com ações certeiras, você pode abocanhar essa parcela – basta compreender seu o contexto e perfil, sabendo utilizar as características peculiares a seu favor.
Neste artigo, listei alguns pontos-chave para você compreender como usar o Twitter em sua estratégia de marketing.
O que é e como funciona o Twitter
Primeiramente, um pouco do básico: o Twitter é uma rede construída em torno de eventos atuais, desde notícias de última hora até entretenimento, esportes, política, eventos e interesses gerais. Por isso, seu slogan é “join the conversation” ou “junte-se à conversa”.
Estes são os principais termos que vão ajudá-lo a entender como usar o Twitter:
- Tweet: post de até 280 caracteres que você posta em seu perfil podendo conter fotos, gifs, vídeos e emojis.
- Retweet: é o compartilhamento de tweets que pode ser seguido de um comentário de quem retwitta ou não.
- Seguidores: quem segue seus tweets, ou seja, os recebe em seu feed.
- Busca: se você vê algo que não entende muito bem e quer saber mais, utilize a caixa de buscas para encontrar outros tweets sobre o mesmo assunto.
- Hashtag: é o símbolo de # que é clicável e permite uma busca imediata sobre o assunto. Na verdade, o Twitter é o precursor da hashtag.
What was your favorite moment from #Incredibles2? pic.twitter.com/ecomhEP0wf
— Disney•Pixar’s Incredibles 2 (@TheIncredibles) 22 de junho de 2018
- Moments: principais notícias locais e mundiais curadas pelo time do Twitter e comentadas pelos usuários. As pessoas também podem criar seus próprios moments, selecionando tweets específicos.
- DM ou Direct Message: mensagens que usuários podem trocar entre si de forma privada.
Muito bem, agora que você sabe o básico sobre como usar o Twitter, vamos a algumas dicas para criar uma ótima estratégia de marketing na rede.
Utilize como uma ferramenta de aprendizado
Mesmo que a sua empresa não esteja no Twitter, a probabilidade de alguém estar falando sobre ela ou sobre a indústria é alta. Sua equipe provavelmente também faz parte da rede.
Por meio da busca do Twitter, você pode pesquisar o nome de empresas, marcas, tópicos de conversa e nomes. Não espere nada dos resultados – com certeza, você verá tweets positivos, negativos e neutros.
Se você está buscando construir uma marca forte, que agrada seus clientes, não deixe de checar as conversas por lá. Utilizar um serviço de monitoramento é o ideal.
vontade do cappuccino da Kopenhagen
— Larissa Cortez (@LarissaCortez33) 26 de junho de 2018
Divulgue notícias sobre sua marca e indústria
Você pode utilizar o Twitter como uma plataforma para divulgar seus novos produtos e outras notícias sobre a empresa. Afinal, a rede social é feita para informações de última hora. No entanto, ficar só nesse tipo de conteúdo pode afastar seguidores.
Para decidir o que postar, faça uma pesquisa entre competidores. Além disso, procure testar tipos de tweets e entenda quais trazem mais engajamento. Outra dica importante é contratar profissionais que tenham familiaridade com a rede. Caso isso não seja possível, procure experimentar um pouco mais antes de postar.
Reclaiming the past to empower the future.
This year’s #BETRUE collection breaks symbolic boundaries.
Learn More: https://t.co/AgiTrZb35I #nike pic.twitter.com/aXzMVcFx2k
— Nike (@Nike) 24 de maio de 2018
Crie uma personalidade para sua marca
O Twitter é uma ótima plataforma para dar uma voz e uma personalidade à sua marca. Um exemplo clássico dos últimos tempos é a Netflix Brasil, que fala como se realmente fosse uma pessoa. Essa estratégia agrada muito seus usuários e é parte do que fez o serviço de streaming ser um dos mais conhecidos no mundo.
No entanto, é importante saber que você deve entregar ao seu público mensagens que tenham valor para ele. Como o Twitter é feito de conversas atuais, é preciso ser dinâmico, sem “postar sobre qualquer coisa”. A escolha de tom de voz depende do estilo da sua empresa e do seu público – marcas são únicas, assim como pessoas.
De todas as coisas que aprendi com O Plano Imperfeito, esse jeito genial de comer pipoca é o que vou levar pra vida… pic.twitter.com/yP5JyBMJPw
— Netflix Brasil (@NetflixBrasil) 24 de junho de 2018
Ofereça atendimento ao consumidor
Além disso, outro ponto extremamente relevante do Twitter é a seu espaço para o serviço ao consumidor. Marcas podem atender pedidos e tirar dúvidas em questão de minutos, sendo parte das conversas diárias e entregando uma experiência satisfatória ao cliente.
De fato, muitas criam um perfil apenas para isso. Um exemplo é o Spotify, que tira dúvidas em tempo real pelo @SpotifyAjuda. Assim, fica fácil informar as pessoas e aliviar suas frustrações, se fazendo presente na vida delas.
Olá, Lucas! No momento, a oferta de 3 meses do Premium só está disponível pra clientes que nunca tiveram uma assinatura antes. Não se preocupe! Já anotamos a sua sugestão sobre promoções pra usuários que já são Premium. Qualquer outra dúvida, é só mandar /TH
— SpotifyAjuda (@SpotifyAjuda) 27 de junho de 2018
Viu só como usar o Twitter para sua estratégia de marketing pode ser uma ideia incrível? Se você está procurando por outras formas de utilizar as redes sociais como parte de suas ações e do crescimento de seu negócio, não deixe de ler também este post sobre o Pinterest.
Íris Marinelli Pedini
Jornalista e produtora freelancer de conteúdo digital especializada em inbound marketing. Sempre em busca de coisas novas para ler e fascinada por aprender cada vez mais.