Se você é um profissional de marketing digital, certamente domina habilidades e conhecimentos de diferentes profissões: marketing tradicional e mídia social, web design, redação, vendas, análise de dados e muitas outras. E, claro, não tem medo das novidades.
Mas o que é marketing digital? É a forma de trabalhar, no ambiente online, todas as ações do marketing tradicional. O principal objetivo é ajudar a organização a ganhar visibilidade e autoridade da marca, identificar e atrair novos leads, aumentar as conversões e vendas e expandir o negócio.
Habilidades necessárias para o profissional de marketing?
O marketing digital é a melhor ferramenta que as empresas atuais têm para se comunicarem diretamente com os consumidores. Isso ocorre de maneira personalizada e na hora que eles precisam, o que exige muito, muito trabalho e conhecimentos variados da equipe.
O profissional de marketing digital utiliza inúmeros instrumentos, métodos e métricas, de olho em um público, geralmente, grande. Para ter um bom resultado, precisa desenvolver habilidades essenciais, entre elas:
Trabalho em equipe
Trabalhar em cooperação com pessoas de outras áreas da empresa que têm habilidades complementares é uma realidade constante do profissional de marketing digital. Por isso, é imprescindível ser capaz de atuar em equipe e de desenvolver contato e relacionamento com todos os níveis hierárquicos da organização.
Liderança e gestão
O profissional de marketing influencia outras pessoas o tempo todo. E quando se é o coordenador da equipe, passa a ser imprescindível aprender a lidar com um time diversificado, com diferentes conhecimentos e habilidades, cada um deles com suas vaidades. Incluem os especialistas em design e em SEO, os jornalistas, o analista de dados… Liderar e gerenciar esse batalhão exige delegação de tarefas e um esforço enorme para fazer com que todos permaneçam engajados e focados no resultado.
Comunicação
Marketing digital e comunicação andam de mãos dadas. O profissional de marketing foca sempre em construir e manter relacionamentos fortes e duradouros, com base na confiança. E o ingrediente principal para o sucesso dessa missão é uma comunicação na dose certa, clara e na hora que o cliente precisa. Para alguns profissionais da equipe, como os jornalistas e redatores publicitários, exige-se também uma habilidade especial com a escrita.
Flexibilidade e adaptabilidade
Quando se trata de marketing digital, as mudanças constantes e as novidades fazem parte da rotina dos profissionais. Então, se você quer sobreviver nesse ambiente, trate de se preparar e se adaptar a esse cenário. Vai ter sempre uma atualização de algoritmo, uma ferramenta atualizada, novas versões, tecnologias e tendências… Ou seja, nunca ponha os pés no freio.
Criatividade e desafio
Com toda essa movimentação rápida e constante no mundo digital, vence o profissional de marketing que não tiver medo das situações desafiadoras e puder contar com uma dose extra de criatividade.
Aprendizado permanente
O profissional de marketing deve ser um apaixonado por uma aprendizagem que não para nunca. Isso se deve também às mudanças que estão sempre batendo à porta. Se a pessoa parar, terá dificuldades para acompanhar o ritmo acelerado do mundo digital. Investir em aprendizado não significa ficar na escola para o resto da vida. Isso pode ser feito por meio de webinars, TEDs, inscrição em grupos online de profissionais da área, leitura, cursos de marketing digital e tradicional, inclusive pela internet etc.
Pensamento estratégico e analítico
As ações de um profissional de marketing não podem ser realizadas aleatoriamente, sem planejamento e com base no achismo. Nada disso. É preciso ser capaz de analisar cenários, dados e oportunidades e, a partir daí, construir uma estratégia de campanha ou redefinir um trabalho que não estiver dando o resultado esperado.
Confiabilidade
Marketing digital é uma área que trabalha junto com vários outros profissionais e muitos clientes e, para ter sucesso nos projetos é imprescindível contar com a confiança de todas essas pessoas. O caminho é construído com dedicação, cumprimento de prazos, persistência, disponibilidade, conhecimento técnico, aprendizado constante etc.
Conhecimentos específicos
Veja aqui algumas ferramentas, métodos, métricas e outras “coisinhas” mais que o profissional / analista de marketing (ou a equipe) deve dominar bem:
-
- Algoritmo
-
- Analytics
-
- Automação de marketing
-
- B2B e B2C
-
- Backlink
-
- Benchmarking
-
- Blog e Blog de negócios
-
- Bounce Rate
-
- Brainstorming
-
- Branding
-
- Budget
-
- Buzz marketing
-
- CAC – Custo de Aquisição por Cliente
-
- Churn rate
-
- CMS- Sistema de Gerenciamento de Conteúdo
-
- Co-Branding e Co-marketing
-
- Conteúdo e Conteúdo Dinâmico
-
- Conversão de leads
-
- CPA – Custo por ação e CPC – Custo por Clique
-
- CPM – Custo por Mil Impressões
-
- CRO – Conversion Rate Optimization
-
- CTA- Call-to-Action
-
- E-book e Engajamento
-
- Fee
-
- Funil de vendas
-
- Google Webmaster Tools
-
- Google+
-
- Inbound Marketing e Outbound Marketing
-
- Link Building e Links patrocinados
-
- Market Growth Rate
-
- Market Share
-
- Marketing de Permissão e Marketing Viral
-
- Mídias sociais
-
- Nutrição de Leads
-
- Pageviews
-
- Palavra-chave e Palavra-chave de cauda longa
-
- Persona
-
- Remarketing
-
- ROI
-
- Segmentação de público
-
- SEM e SEO
-
- Taxas de Conversão, de Engajamento e de Rejeição do website
-
- Testes A/B
-
- Tráfego orgânico e Tráfego pago
- Webinar
Esses são apenas alguns exemplos. Ah, você não sabe o significado de tudo isso? Não tem problema. Basta clicar aqui e acessar o Dicionário de Marketing. Você verá a definição de todos os itens acima e alguns outros.
Você curtiu esse post? Está interessado em engrossar os times de marketing digital espalhados pelo país afora? Boa sorte! A equipe da Webinsider está sempre pronta para apoiar você.
Uma resposta
Com certeza a comunicação é essencial para para que que crescer na empresa
você aprende várias coisas e se comunicando com as outras pessoas .
Parabéns pelo o conteúdo.