O Brasil tem mais de 120 milhões de pessoas conectadas à internet. Seu cliente certamente está entre elas. Esse já é um bom motivo para investir no seu site comercial, tornando-o atrativo e funcional.
De acordo com o relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, em 2017, o país perdeu apenas para os EUA (242 milhões usuários conectados), Índia (333 milhões) e China (705 milhões).
Bonito e funcional
Se o consumidor está na internet, o seu produto ou serviço também deve ocupar esse espaço. Você pode fazer isso por exemplo, por meio de anúncios, redes sociais e pelo próprio website.
Se você optar pelo website – e você realmente deve considerar essa ideia – é preciso seguir algumas regras para ter resultados positivos. Uma delas é investir no visual, para “brilhar” aos olhos do visitante e despertar nele o desejo de navegar pelas suas páginas.
A ideia é causar impacto positivo logo de cara. Afinal, como já dizia Aaron Burns, você não terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão. Então, capriche no quesito aparência, inclusive, na página inicial.
No entanto, além de bonito, o seu website deve ser funcional e fácil de ser navegado. A proposta não é complicar a vida do visitante, mas encantá-lo e convertê-lo.
Receita de beleza para o seu site comercial
Isso mesmo, vamos falar da beleza do seu site comercial. Ou seja, como combinar todos os ingredientes na medida certa para sua empresa saborear o sucesso.
Você deve pensar em cores, fontes, disposição das informações, títulos e frases chamativos, fotos interessantes e de qualidade… Tudo de maneira organizada, de fácil leitura e em sintonia com os valores e desejos do seu público-alvo.
Veja algumas dicas legais de como fazer um site comercial:
Menos vale mais
Priorize formas simples e menos informações. Apele para o visual leve, explorando mais as imagens e ícones como forma de comunicação. Os Calls to Action são chamarizes para levar o visitante a seguir adiante. Mas certifique-se de que eles estejam bem identificados.
Invista em organização
Os especialistas alertam para o poder da hierarquia das informações, levando o visitando a seguir o caminho traçado por você. Isso é melhor do que deixá-lo ciscando de um lado para o outro. Use cores, espaçamentos e outros recursos para organizar o seu conteúdo, como por exemplo:
- Identifique-se logo no início para mostrar ao visitante que ele está no local certo. Ele precisa saber quem você é, o que faz e o que ele vai encontrar no seu site.
- Os títulos do seu conteúdo devem aparecer no topo do seu site de acordo com a importância de cada um.
- Dê ao visitante opção de voltar diretamente ao início ou ir para qualquer outra parte do site, sem ter que percorrer um longo caminho para isso – ele pode se perder no labirinto e se irritar.
- Aplique a sua logomarca no canto superior esquerdo do site. Isso já é um padrão na internet em todo mundo.
- Inclua o mapa do site.
Facilite a leitura
Ler um conteúdo no seu site comercial não pode ser uma peleja. Assim, torne-o legível, usando alguns recursos simples. Entre esses recursos, estão:
- Contrastes entre o texto e o fundo da página.
- Tamanho de fonte razoável – na web, o ideal é um corpo de pelo menos 16pt.
- Tipo de fonte que não seja rebuscada demais – Sans Serif é uma família legal para textos on-line).
Versão otimizada para celular
Muita gente navega pela internet usando o celular e essa é uma tendência que só aumenta. Então, cuide para que o seu site comercial possa ser acessado em qualquer dispositivo. Evite, inclusive, elementos que prejudicam a navegação, como animações, banner em flash, pop-ups etc.
Design dinâmico
Não pense que você vai criar o seu site comercial e esquecer do assunto. Não é assim que funciona. Para ser eficiente, uma boa dica é atualizá-lo com frequência, de acordo com as necessidades e dúvidas dos visitantes.
O que NÃO se deve fazer
Conhecer os erros mais comuns praticados pelas empresas pode ajudá-lo a fazer a coisa certa. Veja o que deve ser evitado no seu site comercial.
Fazer primeiro, planejar depois
A pressa em entrar no ar pode prejudicar você. O ideal é planejar as suas ações, estudar o seu público-alvo e as personas, analisar o mercado e, só depois de analisar os dados obtidos, partir para construção do seu site comercial.
Não segmentar o público
Não dá pra agradar a gregos e troianos. Tentar fazer um site comercial pra todo mundo é uma perda de tempo. É preciso segmentar o seu público-alvo e direcionar todas as suas informações para ele, oferecendo-lhe ótimas experiências.
Investir apenas no visual e esquecer da funcionalidade
É claro que o seu site comercial tem que ser bonito e chamativo. Porém, se em três segundos após acessá-lo o visitante não encontrar o caminho para o próximo passo, você terá um problema. Assim, foque em direcioná-lo corretamente.
Economizar com os amadores
Você sabe que muitas vezes o barato sai caro. Você perde dinheiro e tempo com retrabalho. Assim, procure ajuda de quem realmente entende do assunto. Isso não significa gastar uma fortuna com agências caríssimas. Mas recorrer a profissionais que realmente possam atender às suas demandas e ajudá-lo a obter resultados com o seu site comercial.
Não atualizar conteúdo
Como já foi mencionado, o seu conteúdo precisa ser atualizado sempre. Informações obsoletas e desatualizadas afetam a sua credibilidade e afastam as pessoas do seu produto ou serviço.
Modelos de sites comerciais legais
Você pode se inspirar exemplos de sucesso para criar o seu próprio site. Veja 5 exemplos super bacanas.
Agora que você já sabe da importância de ter o seu site comercial e conhece as regras mais valiosas para construí-lo, mãos à obra. Mas não se esqueça que o primeiro passo é o planejamento.
Sucesso no seu projeto!
2 respostas
Hoje um site deve ser mais claro e objetivo possível, com o crescimento do uso do celular, sites com muitos detalhes visuais perdem espaço.
Não sei se mais alguém acha, mas o site da PUMA é tão bonito que nem parece que está querendo vender algo pra gente. hehehe. Ele literalmente prova que o “menos é mais”…