Mesmo que você seja um profissional experiente, um MBA (Master of Business Administration) pode acelerar ainda mais a sua carreira ou até mesmo ajudá-lo a adquirir habilidades essenciais para tocar o próprio empreendimento.
O MBA surgiu no Brasil cerca de 30 anos atrás, com poucas opções e restrito aos grandes centros. Hoje, existem mais de 13 mil cursos, em todo país.
Estudar um Master of Business Administration é sem dúvida uma decisão importante e grandes corporações valorizam essa formação. Mas, sozinho, ele não garante sucesso e fortuna. Você vai precisar de uma boa dose de criatividade e iniciativa.
Diferença entre MBA e pós-graduação
Pós-graduação é toda formação posterior à graduação, incluindo a especialização, mestrado ou doutorado.
Existe a pós-graduação Lato Sensu (focada em uma área específica e voltada para o mercado de trabalho) e a Stricto Sensu (direcionada para a área acadêmica, que são os mestrados e doutorados).
O MBA é também uma pós graduação Lato Sensu, que foca na especialização e aperfeiçoamento em uma determinada área de negócio e gestão empresarial. É muito procurado por profissionais que ocupam cargos de gerência, diretoria ou presidência de empresas e entidades.
Tipos de MBA para cada necessidade
- MBA de tempo integral, de dois anos, e MBA de tempo integral acelerado, com duração de apenas um ano – este último, comum nas escolas de negócios americanas. Indicado para pessoas que querem redefinir carreiras.
- MBA de tempo parcial, apropriado para as pessoas que querem conciliar estudo e trabalho.
- MBA executivo, mais indicado para profissionais experientes que querem subir degraus na carreira e adquirir e/ou aprimorar habilidades de liderança.
Nos casos do MBA de tempo parcial e MBA executivo existem variáveis que interferem no tempo de duração do curso, como por exemplo, a quantidade de créditos que o aluno contrata em cada etapa.
O Ministério da Educação (MEC) reconhece os cursos com duração mínima de 360 horas-aula. A Associação Brasileira de MBA (Anamba) classifica os cursos com 360 horas-aula como “padrão Brasil” e os de 480 horas como “padrão global”.
6 boas razões para fazer um MBA
Você tem muito a ganhar com um Master of Business Administration. E esses ganhos podem ser ainda mais significativos se a escola escolhida possuir uma excelente reputação. Veja algumas vantagens desta formação:
1. Habilidades gerenciais
Você vai sair da sua zona de conforto e aprenderá a lidar com assuntos atuais de negócios e novas técnicas de gerenciamento. Terá lições valiosas sobre o funcionamento de uma empresa de sucesso, incluindo tópicos como produção, marketing e vendas; finanças; coleta e análise de dados; atração e retenção das pessoas certas para o seu negócio etc.
2. Competências transversais
O curso ajuda a desenvolver e/ou fortalecer outras habilidades extremamente importantes, como liderança, criatividade intelectual, análise e pensamento crítico, conscientização intercultural, negociação, comunicação etc.
3. Networking
Essa é uma oportunidade riquíssima de interagir com colegas e professores talentosos, extremamente valiosos para sua rede de contatos, no mundo dos negócios. Sem considerar que um MBA pode ser uma vitrine para você se destacar aos olhos de um potencial empregador.
4. Melhor salário
Profissionais com um curso dessa natureza no currículo têm chances de obter um salário consideravelmente maior em relação aos demais funcionários que não têm a mesma qualificação. Em alguns casos, a diferença pode ser de 100%.
5. Melhores oportunidades de carreira
Essa qualificação abre portas, também, para posições prósperas e de alto nível. Levantamentos mostram que mais de 50% dos profissionais com MBA, no mundo, ocupam cargos de gestão (senior) ou diretoria.
6. Empreendedorismo
Você pode decidir investir no seu próprio empreendimento e, com o Master of Business Administration, terá as principais informações para dar os primeiros passos e administrar o negócio com sucesso. É uma opção, também, para aqueles que já têm suas empresas e querem dar uma impulsionada nos projetos.
Experiência internacional
O Brasil oferece muitas opções de cursos de MBA, em escolas conceituadas. Mas, nos dias atuais, cada vez mais global, experiência internacional pode dar um destaque extra no seu currículo ou contar ponto a seu favor nas promoções e aumentos de salários.
Estudos apontam que a cada ano aumenta o número de brasileiros que buscam formação em outros países. Muitos deles preferem instituições renomadas e que têm entre os ex-alunos celebridades do mundo dos negócios.
O processo de seleção do exterior
A seleção inclui análise de currículo, entrevista, cartas de recomendação e, dependendo da instituição, testes de matemática e de raciocínio lógico (GMAT e GRE).
Outra etapa é a redação (essay), onde o candidato expõe os seus valores, fala das suas escolhas profissionais e sonhos e explica como o MBA se enquadra nos seus planos de carreira.
No exterior, as escolas valorizam as experiências extracurriculares, que podem revelar habilidades de liderança, por exemplo, além de independência e compromisso.
O aluno deve ainda comprovar proficiência no idioma do local de destino.
Quanto custa um MBA?
Prepare-se, porque se você não tiver uma bolsa de estudos, provavelmente, irá desembolsar muito dinheiro. No exterior, por exemplo, um MBA pode custar até US$ 200 mil nas escolas mais renomadas.
No Brasil, um MBA de 21 meses, oferecido pela EAESP, da Fundação Getúlio Vargas, pode custar perto de R$ 120 mil. Existem opções mais em conta na USP e em outras universidades e instituições. Vai depender da sua área de interesse.
Se você tiver sorte, pode até encontrar cursos gratuitos, como o MBA da UFRJ, com duração de 18 meses e na modalidade presencial.
Uma opção é recorrer a uma bolsa de estudos da própria escola ou de instituições como a Fundação Lemann. Existem ainda os financiamentos estudantis oferecidos pelos bancos estrangeiros, por exemplo.
Então, está pronto para dar um upgrade em sua carreira? Siga adiante!