Conquistar o sucesso no seu negócio envolve muitos elementos, mas as estratégias de marketing estão no centro de tudo. É preciso definir as melhores ações de acordo com o segmento, produto e até valores da empresa.
Se você está em dúvida sobre qual estratégia escolher e tem pesquisado sobre isso, já deve ter encontrado estas três letrinhas: SEM. A sigla significa Search Engine Marketing (Marketing dos Motores de Busca) e gera muita confusão com SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização dos Motores de Busca). À primeira vista, pode ser que você imagine que deva optar por uma das duas formas. Mas a verdade é que combiná-las é mais interessante.
Neste artigo, vou explicar o que é SEM e como, apesar de diferentes, SEO e SEM têm uma ligação e podem fomentar um ao outro. Ao final, você será capaz de tomar uma decisão assertiva sobre incluir SEM no seu marketing e compreender algumas das técnicas utilizadas.
O que é Search Engine Marketing?
Técnicas de Search Marketing Engine trazem usuários para seu site por meio de campanhas pagas. Alguns dos métodos incluem pagamento por cliques, pesquisa paga, display e anúncios de remarketing. Com o SEM, marcas consegue aumentar sua visibilidade e aumentar o número de visitantes e conversões do site. A ferramenta mais popular de SEM é o Google Ads, mas também pode incluir Bing Ads e Yahoo Search.
Veja alguns dos termos mais utilizados no SEM:
- Impressões: quantas vezes seu anúncio foi mostrado em uma tela.
- CPC (Custo por Clique): quanto você paga cada vez que alguém clica no seu anúncio.
- CPM (Custo por Milhões de impressões): um jeito alternativo ao CPC de pagar pelos anúncios.
- CTR (Click Through Rate): quantidade de cliques que levaram ao seu site de pessoas que viram o anúncio, tendo clicado na hora ou não.
Diferença entre SEO e SEM
Além de entender o que é SEM, é preciso compreender um pouco mais sobre o SEO. Apesar de pertencerem ao universo do marketing digital, os dois termos são bem diferentes. Ainda assim, ambos têm o potencial de impulsionar as suas vendas, apenas de jeitos diferentes.
O SEO é focado em melhorar o rankeamento, ou seja, a posição nos mecanismos de busca, dos seus conteúdos e páginas. Quem decide esse ranking para cada termo de busca é o algoritmo que rege cada buscador e isso não depende diretamente do trabalho do profissional de marketing.
Você pode otimizar todo o seu site, conseguir uma boa reputação e fazer tudo como manda o figurino. Ainda assim, pode ser que seu conteúdo não fique na primeira página. Isso acontece por vários motivos, mas pode ser apenas por questão de concorrência.
Com o SEM, é possível pagar para que seus conteúdos apareçam nos primeiros lugares, reservados para anúncios. Aqui, tudo depende do seu orçamento e da forma como você configura campanhas e faz melhorias conforme o tempo passa.
Se a sua estratégia de marketing engloba SEM e SEO, seus conteúdos conseguem mais força de forma orgânica e precisam de menos investimento para alcançar o usuário nos anúncios pagos. Ao mesmo tempo, quanto mais usuários você traz ao seu site, melhor a reputação dele se torna. Assim, campanhas integradas se ajudam e seu negócio tem mais potencial de alcançar o público.
Muito bem. Com essa dúvida fora do caminho, vamos entender melhor os benefícios do SEM e por que você deveria incluí-lo no seu marketing.
Benefícios do SEM
Utilizar o SEM ajuda sua empresa a conquistar oportunidades únicas, que nem sempre seriam possíveis de forma orgânica. Com uma estratégia bem montada, feita para o público-alvo certo, você pode trazer pessoas que estejam alinhadas com a sua persona.
Alguns benefícios de incluir o SEM no seu plano de marketing:
- Coloque informações sobre seu negócio na hora e no lugar certo
- Alcance públicos que já têm tendência a se interessar pelo seu produto
- Crie vantagem competitiva sobre seus concorrentes
- Controle o orçamento das campanhas e gaste apenas o que puder
O potencial do SEM é grande, já que cerca de 61% das pesquisas online resultam em alguma compra. Assim, você não vai querer ficar de fora disso, certo?
Dicas para uma boa campanha de SEM
Existem algumas boas práticas que podem garantir uma campanha de sucesso. Confira:
- Anúncios atrativos: o que faz o seu negócio ser único? Qual é o principal benefício que traz ao cliente? Todos os textos e imagens dos seus anúncios devem ter isso como estrutura principal. Para escrever um bom CTA, leia este outro post com um checklist infalível.
- Locais estratégicos: não adianta pagar os locais mais caros para seus anúncios aparecerem se o seu público não estiver lá para vê-los. Avalie se o seu anúncio de display que não está otimizado para smartphones, por exemplo, realmente vale a pena estar no ar. Tudo depende dos objetivos do seu negócio.
- Destinos que fazem sentido: não adianta nada criar um anúncio incrível se o usuário entrar e não encontrar o que procura. Você pode, inclusive, acabar pagando caro por isso. Ofereça páginas e landing pages fortes, que ofereçam a quem clicou no anúncio exatamente o que estava sendo oferecido.
- Nem sempre mais é mais: ter um orçamento gordo nem sempre significa que seus anúncios vão realmente aparecer. As ferramentas de anúncio online costumam cobrar mais caro por peças que tentam enganar o usuário ou que não têm um bom CTR. Antes de colocar apenas quantidade, avalie a qualidade da sua estratégia. E aí, gostou de saber o que é SEM e porque deve incluir no seu marketing? Potencialize seus esforços de marketing mais ainda utilizando um CRM.
Íris Marinelli Pedini
Jornalista e produtora freelancer de conteúdo digital especializada em inbound marketing. Sempre em busca de coisas novas para ler e fascinada por aprender cada vez mais.
2 respostas
Muito bom esse artigo.
muito legal esse conteúdo.