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Tenha uma base de cálculo apoiada no valor da hora somado a outras considerações

Quanto cobrar por um serviço? São muitas as variáveis, mas fica mais fácil se você entender o seu perfil profissional, o valor de sua hora e os  custos envolvidos. 

 

Na mesma linha do famoso artigo do Michel Lent, Afinal, quanto cobrar?, publicado aqui em 2006 e que deu uma base de cálculo apoiada no valor da hora somado a outras considerações, recebemos aqui um texto do Andrea Avedissian, especialista em marcas da Zippi, também sobre a precificação do trabalho para autônomos. A Zippi é uma fintech que entrega capital de giro semanal para micro e pequenos empreendedores.

Segundo Andrea, uma das principais dúvidas do profissional autônomo é saber quanto cobrar pelo serviço prestado ou produto vendido, ainda mais no início da carreira. Isso acontece porque, independente da área, é possível encontrar valores diferentes no mercado. Apesar disso, é importante lembrar que não existe certo e nem errado.

Vamos ver algumas estratégias para definir quanto cobrar por um serviço.

Identifique o seu perfil

Imagine dois profissionais autônomos diferentes, um com dois anos de experiência e outro com dez, os dois na mesma área. Com certeza, se o segundo se manteve atualizado, ele tem algumas vantagens. Por isso, o reconhecimento do perfil profissional faz a diferença. Nesse cenário, é importante entender se você é um profissional que está engatinhando, se já anda sem apoio ou se já corre sozinho. Isso é, em que nível você está e se tem pouca ou muita experiência.

Olhe para concorrência

Agora é hora de olhar para concorrência. Para isso, busque referência em outros profissionais do seu nível. Vale olhar em portais especializados na sua área, grupos de Facebook, LinkedIn, sites de sindicatos e perguntar para quem já está nesta jornada também. Quanto mais informação, melhor.

Defina quanto quer ganhar

Não saber quanto cobrar pelo serviço como autônomo é comum, mas é preciso saber o quanto você quer ganhar. Até porque se você não souber, com clareza, o quanto você precisa para se sustentar, fica difícil entender quanto você deve trabalhar para atingir a sua meta.

Saiba o valor da sua hora

Geralmente, quem é prestador de serviço faz cálculos usando a hora de trabalho como um guia. Então, depois que você já pensou em quanto quer ganhar por mês, fica mais fácil fazer essa conta. Digamos que você quer ganhar R$ 3 mil por mês, trabalhando 8h por dia, de segunda a sexta. Com esses números é só fazer a conta: multiplicando 8h de trabalho por 5 dias, você chega a 40h na semana. Usando esse último número para somar as horas de um mês inteiro de trabalho, chegamos a 160h. Pronto, agora é só pegar os R$ 3 mil e dividir por 160. Neste caso a sua hora vai custar R$ 18,75.
Agora com o valor da sua hora, veja quanto tempo você leva ao executar cada serviço oferecido. Por aí dá para ter uma noção mais ou menos de quanto cobrar. Entretanto, esse ainda não é o valor final que você vai passar para seu cliente, pois ainda tem o custo para conseguir trabalhar.

Calcule seus custos

Pronto, agora que já tá definido quanto você quer ganhar por mês e o valor da sua hora, chegou a vez dos custos. Isso varia muito em relação a cada profissão. Por exemplo, se você é fotógrafo, existem custos de manutenção com equipamentos, programas para edição de fotos, internet, material de escritório e locomoção para fazer os ensaios. Tudo que sai da sua carteira, entra nessa conta. Além disso, não esqueça de incluir também os impostos que você vai precisar pagar todo mês. Um exemplo é a contribuição ao INSS como autônomo ou MEI para ter direito à aposentadoria e outros benefícios sociais.

Estude o assunto

Se, por acaso, você ainda não estiver 100% confiante sabendo quanto cobrar por serviços como autônomo, vá mais a fundo e faça cursos. O curso de Formação do Preço de Venda do Sebrae, por exemplo, é graça, online e serve para quem está começando e também para empreendedores mais experientes.
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Outre texto interessanto aqui no Webinsider sobre o assunto é Quanto custa o meu design, com um trecho do livro de André Beltrão, voltado para o freelancer. É de 2010, mas vale a leitura. Explica em linguagem simples de entender o que é uma atividade comercial e passa por despesa, lucro, receita e a noção de valor.
O livro ensina a alocar os diversos custos fixos e também variáveis de cada projeto, a calcular juros para parcelamentos, a montar uma proposta de serviço e várias outras coisas que um freela ou um pequeno escritório de design precisa fazer na área de administração, fora de sua competência original. [Webinsider]

Avatar de Vicente Tardin

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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