A transformação digital é um dos principais desafios de negócio para as pequenas empresas. Uma das dificuldades é a falta de tempo do empresário, envolvido em um grande número de tarefas.
Uma em cada quatro pequenas e médias empresas vê a transformação digital como um de seus principais desafios de negócio. Entre os principais motivos estão a falta de orçamento e capacitação técnica, como indica pesquisa feita pelo Instituto Gartner, mas acrescento ainda um outro: tempo.
Com a pandemia, o dia a dia do empreendedor ficou mais curto, com uma enorme quantidade de problemas surgindo a cada hora. Como pensar em transformação digital assim, na correria, no impulso?
Por isso, contar com o apoio de uma consultoria de transformação digital é essencial para facilitar esse processo de modernização e tirar mais uma responsabilidade dos ombros do empreendedor. Por outro lado, para as consultorias, isso significa dar a devida atenção a um nicho de empresas que representa 98% do mercado brasileiro – e, agora, as mais afetadas pela crise.
Portanto, há oportunidades e desafios para ambas as partes, como explicaremos abaixo.
Desafios
A falta de recursos financeiros e de equipe capacitada são os principais empecilhos. Empresas pequenas normalmente não contam com uma área de tecnologia ou inovação estruturada para conduzir o processo, o que pode ser uma limitação, já que profissionais de outras áreas podem não entender a importância da mudança.
Os investimentos em tecnologia podem ser altos também, por isso, antes de mais nada, é preciso ter um planejamento correto.
Vantagens
Se os desafios da transformação digital passam por pontos cruciais de uma empresa (corpo de profissionais e orçamento), a mudança pode parecer inalcançável. Mas é justamente o porte da PME uma de suas principais vantagens. Para ela, este processo pode ser bem menos complexo em comparação com as de maior porte.
Qualquer mudança que precise ser feita em uma grande corporação demanda muito tempo de planejamento, aprovação e implementação, isso sem falar nos investimentos financeiros.
Por ser mais enxuta, a PME tende a ser mais ágil e aberta a novidades.
Como fazer
O primeiro passo para uma pequena empresa é entender que a transformação digital é feita para pessoas, sejam elas clientes ou funcionários. A tecnologia é apenas um meio para facilitar o dia-a-dia de alguém. Somente com isso em mente é possível estabelecer um objetivo e pensar em como atingi-lo a partir de um plano de ação.
Depois, é preciso disseminar a cultura digital em toda a empresa. É importante que a equipe caminhe numa mesma direção, entendendo por quê as mudanças estão acontecendo e colaborando com elas.
Também é importante desmistificar o uso da tecnologia. Muitos profissionais ainda não têm familiaridade com novas tecnologias e precisarão de treinamento e acompanhamento. É normal ter medo da mudança, então ser transparente e passar segurança para a equipe é fundamental.
Lembre-se que o avanço deve ser feito de acordo com a capacidade da empresa, sem atropelar o desenvolvimento. Dividir o planejamento em etapas, para que seja executado de acordo com a disponibilidade de pessoal e de recursos que a empresa tenha, proporciona uma maior organização.
Além disso, a agenda pode ser flexível e permitir alterações nas prioridades, se necessário, sem precisar reiniciar o processo.
Soluções
Para minimizar os problemas de orçamento, há diversas soluções com baixo custo para as empresas. Por exemplo: para a digitalização de processos, existem softwares de gestão feitos especialmente para empresas de pequeno porte, com custo reduzido.
Para vendas online, empresas podem usar marketplaces, evitando assim, o investimento no desenvolvimento de um e-commerce. Ainda para vendas, redes sociais estão sendo cada vez mais usadas, principalmente neste período de quarentena. São uma opção sem custo que pode trazer muitos resultados.
Para entregas, a dica é usar aplicativos do mercado, evitando assim investimento em logística e equipe de entrega.
Por fim, é importante lembrar que o investimento em tecnologia traz redução de custo para a empresa, seja reduzindo tempo na realização de tarefas, controlando estoques ou aumentando as vendas. Vale a pena investir em uma cultura de transformação digital, que certamente facilitará todos os processos que vierem a seguir. Para desenvolvê-la, é preciso conscientização dos proprietários (ou da diretoria) e comprometimento de toda a equipe.
As empresas precisam conquistar, engajar e capacitar os funcionários, promovendo as mudanças em conjunto com eles.
Tenha em mente que não existe fórmula pronta. Cada empresa tem um perfil e deve respeitar seu tempo e suas limitações em um processo de transformação. Essa maturidade digital e pessoal levará o seu negócio adiante. Outrolado_
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O marketing digital pode fazer maravilhas pelos pequenos negócios
Marcelo Pires
Marcelo Pires é sócio-diretor da Neotix Transformação Digital. Designer de formação, escultor nas horas vagas, trabalha com design aliado à tecnologia há mais de 20 anos. Especialista em usabilidade, é o responsável pela direção de criação de projetos interativos na Neotix, caminhando pelas áreas de tecnologia, inovação, design, UX e transformação digital.