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Para construir um bom pitch é preciso entender o seu mercado, o público a que se destina e o problema que resolve

Para construir um bom pitch é preciso entender o seu mercado, o público a que se destina e o problema que resolve. Siga este modelo.

O pitch é uma apresentação breve e persuasiva usada para vender uma ideia, produto ou serviço. Para fazer um pitch bom é necessário entender o seu mercado, conhecer o público a que se destina e o problema que resolve.

Nem toda startup já tem um pitch 100% assertivo e bem construído. Ter um bom pitch é importante para qualquer empreendedor. Veja estas dicas práticas para aprimorar a “venda” de seu negócio.

O mais importante é certificar-se de que a sua solução realmente resolve as dores de mercado.

Muitos profissionais vão focar somente na clareza de dados e informações, porém como uma profissional estratégica do setor comercial, eu sempre oriento a fazer uma pesquisa de mercado bem estruturada antes de montar seu pitch.

Isso vai lhe dar segurança e respaldo no momento de montar uma proposta de valor orientada à dor e consequentemente aos resultados do seu potencial cliente, ou de mercado que é o que chama a atenção dos investidores.

Para criar um pitch do zero requer um processo cuidadoso dos elementos essenciais, que são:

  • Identificar o problema.
  • Definir o objetivo.
  • Conhecer seu público alvo.
  • Descrever o mercado alvo.
  • Destacar a proposta de valor.
  • Elaborar um modelo de negócio sólido.
  • Preparar uma apresentação visual atraente.
  • Encerrar com uma chamada à ação.

 

A partir daí o próprio investidor ou seu cliente dará feedbacks referentes à sua apresentação e se assimilaram as informações passadas.

É onde seu feeling comercial vem à tona! Utilize as perguntas como um argumento para fechar negócio, responda às perguntas de forma assertiva e garanta a solução do problema. Ou apresente dados que vão permitir a resolução do mesmo caso.

Como avaliar o pitch

Mas como saber se o pitch foi assertivo? E como ele é avaliado?

Se você busca investimento, alguns investidores podem estar voltados com o nível de inovação da ideia e com a capacidade de execução desta ideia. Outros vão avaliar o mercado e a provisão dos lucros.

Agora se você busca a venda em si, é necessário entender no fim da apresentação se o possível cliente teve a compreensão do que lhe foi oferecido e evoluir com os feedbacks oferecidos e contornar as objeções impostas. Neste caso, é muito importante documentar tudo para que seja possível a melhoria do pitch e as estratégias que serão usadas na apresentação para o sucesso e conversão da oportunidade.

Para finalizar, nunca se esqueça que um pitch é um documento vivo. Todos os insights que serão obtidos ao longo do processo são válidos e agregam para uma visão mais macro do negócio – mesmo que seja simplesmente melhorando sua clareza, e assim trazendo melhoria contínua ao processo. [Webinsider]

 

Qual é o pitch do seu negócio?

Avatar de Carol Vasconcelos

Carol Vasconcelos é diretora comercial da FHE Ventures, corporate venture builder voltada para áreas de saúde e educação.

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