Veja o que fazer para fidelizar clientes no comércio online. Clientes fiéis compram mais, recomendam a marca e fazem a empresa crescer
Estas práticas potencializam resultados. Siga a experiência do Renan Mota, co-CEO e fundador da Corebiz, com suas dicas para aumentar a taxa de retenção:
Entenda o nível atual de recompra da loja
O que oferece para que o cliente volte a fazer negócio com a marca? Há novos itens? Há uma esteira de produtos para comercializar? Se ainda não tem essas respostas, é bem provável que a recompra esteja em níveis muito baixos. Por outro lado, ainda que tenha essas estratégias, é preciso medir se estão funcionando.
Crie campanhas personalizadas
A segmentação é um dos pontos mais importantes em uma campanha de retenção. Nesse caso, é importante personalizar ao máximo as estratégias. Utilize os dados a favor do negócio e, a partir da segmentação de clientes, crie campanhas exclusivas, como de e-mail marketing e marketing digital.
Diversifique os canais de comunicação
é possível usar chatbots, WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mails e outros. A ideia é identificar os perfis para cada canal e segmentar ainda mais as estratégias de acordo com o cliente. Ou seja, se ele interage melhor por WhatsApp, o ideal é focar na comunicação por ali.
Utilize campanhas de remarketing
O lead entrou no site, escolheu um produto e recuou na hora do fechamento da compra. Ou simplesmente entrou no site, navegou brevemente e saiu. Isso demonstra um interesse, mas com algum receio. Nesse caso, as campanhas de remarketing são úteis para resgatar esse interesse e fechar a venda. Isso também é válido no caso do retorno de um cliente ao portal. É possível ainda explorar novidades, promoções e oportunidades para reengajar consumidores antigos e fechar novas vendas.
Crie clube de assinatura ou plano de fidelidade
O propósito é oferecer vantagens e estimular o relacionamento para que o cliente crie empatia e gere confiança para continuar comprando com a marca em novas oportunidades.
Aplique estratégias UX e UI
Táticas de User Experience e User Interface referem-se à experiência do cliente desde o primeiro contato com o site até o recebimento do produto. Entre os principais objetivos estão navegação de qualidade, ambiente personalizado e facilidade para fechamento de compras. As duas estratégias combinadas podem ser pontos-chaves para a retenção de leads.
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.