O webhook conecta aplicativos e sistemas, que conversam entre si, sem entrada manual de dados. São vantagens importantes para o marketing.
Webhook é um método que permite que um aplicativo envie informações em tempo real para outro aplicativo ou sistema.
Funciona através de requisições HTTP, feitas automaticamente pelo servidor para informar a ocorrência de um evento. Quando isso acontece (uma venda, por exemplo), o webhook envia dados para uma URL predefinida.
Na prática isso significa que aplicativos e sistemas podem trocar informações de maneira eficiente e em tempo real, sem a necessidade de verificação constante por parte de um dos sistemas.
É possível automatizar várias tarefas em uma empresa que reduzem a entrada manual dos dados. Webhooks facilitam a comunicação entre dois aplicativos ou sistemas. Em vez de solicitar dados do site, o webhook envia imediatamente os detalhes para outro aplicativo.
Em um sistema de e-commerce, um webhook pode ser configurado para notificar automaticamente o sistema de estoque quando um pedido é feito, garantindo que os níveis de estoque sejam atualizados sem a necessidade de verificações manuais.
Como são usados webhooks em empresas?
Webhooks são usados em várias situações onde a comunicação em tempo real entre sistemas é necessária.
- Em e-commerce, notificam sistemas de estoque sobre novos pedidos.
- Em pagamentos online, informam sobre transações completadas ou falhas.
- Em desenvolvimento de software, alertam sobre novos commits ou pull requests em repositórios de código.
- Serviços de automação utilizam webhooks para conectar diferentes aplicativos, acionando ações específicas em resposta a eventos.
- Redes sociais usam webhooks para enviar notificações sobre novas interações, como comentários ou mensagens.
- Em serviços de monitoramento, webhooks alertam imediatamente sobre mudanças ou problemas detectados em sistemas monitorados.
No marketing, webhooks automatizam campanhas em tempo real. Por exemplo, quando um usuário se inscreve em um newsletter, o webhook notifica automaticamente o sistema de e-mail marketing, que envia uma mensagem de boas-vindas instantaneamente.
É uma forma de melhorar a experiência do usuário e aumentar o engajamento. Além disso, webhooks podem integrar ferramentas de CRM, atualizando dados de clientes em tempo real e permitindo campanhas personalizadas e mais eficazes.
A automação reduz a necessidade de intervenção manual, economizando tempo e recursos, e fornece respostas rápidas às ações dos usuários.
Você também pode configurar webhooks para a sua empresa
Os webhooks ajudam a coletar informações sobre seu público ou prospects em tempo real.
No Mailchimp, por exemplo, você pode criar webhooks para eventos como atualizações de perfil, inscrições, enviar notificações e atualizar seu sistema de CRM.
Isso automatiza suas campanhas de marketing e você atualizar suas listas de contatos quando alguém interage com seu site.
Benefícios
Quando aplicativos e sistemas se comunicam em tempo real, enviando informações ou dados de um para outro, acontecem benefícios.
Automação dos fluxos de trabalho: como a transferência de dados é instantânea, a automação muitas vezes é perfeita e fácil. Por exemplo, crie alertas para os funcionários quando eles receberem e-mails de um cliente.
Ter informações em tempo real. Não há necessidade de intervenção humana e nem tempo de espera.
Facilidade para configurar. Webhooks exigem pouca configuração porque usam HTTP. Os dados são facilmente configurados sem criar novo código para um site. [Webinsider]
. . . .
Ataque cibernético do filme com Julia Roberts é uma realidade possível
Webinsider
Artigos de autores diversos.