Muitas pessoas pensam que as mídias sociais envolvem somente a publicação de algum conteúdo. No entanto, a gestão de mídias sociais envolve muito mais do que isso, e à medida que as redes sociais crescem e se desenvolvem, você terá que saber também mensurar resultados.

A gestão de mídias sociais se tornou essencial para  qualquer empresa/negócio, ajudando de forma direta no relacionamento com clientes. No entanto, não é um trabalho que trabalha de forma isolada.

O que é gestão de mídias sociais?

Para entender sua importância, primeiro é necessário entender o que é gestão de mídias sociais. As redes sociais permitem a publicação e compartilhamento de conteúdo de forma rápida, eficiente e em tempo real.

Essa facilidade transformou a forma como fazemos as coisas e está transformando a maneira de como fazemos negócios. Empresas que adotam estratégias de gestão de mídias sociais têm vistos excelentes resultados.

Mas a chave do sucesso com as mídias sociais é trata-lo com o mesmo cuidado, respeito e atenção que você faz com todo o seu marketing.

E isso é o que é gestão de mídias sociais, entender como fazer as publicações, o tipo de cada uma, como adaptar a linguagem do público da página e mensurar os resultados obtidos pela página e cada postagem individualmente.

O objetivo da gestão de mídias sociais é fornecer conteúdo relevante para o seu cliente. Quando se envolver nas redes sociais, envolva o seu cliente. Estabeleça um diálogo entre a empresa e ele.

fazer gestão de mídias sociais

Como fazer a gestão de redes sociais?

Apesar da disponibilidade de várias ferramentas de análise para medir o ROI das redes sociais, algumas empresas ainda permanecem conservadoras para investir na gestão de mídias sociais.

Mas acredite: aprender como fazer a gestão de redes sociais não é nenhum bicho de sete cabeças. Apesar de ser um pouco trabalhoso, pode gerar diversos benefícios a médio/longo prazo.

Então, como fazer a gestão de redes sociais e mensurar os resultados? Veja como:

  1. Concentre-se em fazer publicações de qualidade

Para gerar engajamento nas mídias sociais, não é necessário fazer várias postagens por dia. Menos é mais.

Se suas postagens não adicionarem algum valor exclusivo ou se destaquem de alguma forma, elas vão passar despercebidas. Você precisa criar um conteúdo digno de ser compartilhado.

De nada irá importar a frequência, se o conteúdo não for interessante ou não falar nada. Pense: O conteúdo responde a alguma pergunta do seu público, ou pelo menos fazê-los rir?

Pensar nessas questões reforça seu compromisso com seus seguidores e ajuda a construir relacionamentos duradouros com estes.

  1. Planeja orçamentos de acordo com o desempenho de cada plataforma

O tempo é dinheiro, e um dos segredos de como fazer a gestão de redes sociais é saber quanto tempo e dinheiro investir para impulsionar postagens de acordo com que cada plataforma oferece de retorno.

Qual rede social oferece o ROI mais alto para a sua empresa? Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram?

Compare os custos das mídias sociais e as taxas de conversão, e invista mais na plataforma que oferecer o melhor custo-benefício.

Para saber qual rede social gera mais engajamento, é usar o Google URL Shortener. Assim, você cria um link para cada rede social e vê qual está dando mais retorno ao site da empresa.

  1. Programe as postagens com antecedência

Outra forma de como fazer gestão de redes sociais com eficiência é se planejar e programar as postagens com antecedência.

Postagens como promoções de eventos, promoções no site, datas comemorativas, blogpost, campanhas de marketing ou promoção de vídeos, podcasts ou webinar.

Programar essas postagens com antecedência irá poupar mais do seu tempo e sobrará para interagir e responder os clientes.

  1. Leve as pessoas para o seu site

Como dissemos acima, a gestão de mídias sociais não é uma estratégia isolada. Na verdade, as estratégias em redes sociais são focadas em aumentar o tráfego do seu site, levando mais pessoas para lá.

Ao fazer postagens, faça sobre coisas que podem levar ao seu site ou blog. Para mensurar como cada rede social responde a isso, utilize o Google URL Shortener para cada rede utilizada.

  1. Conte histórias

Como seres humanos, somos atraídos por uma boa história. Como Andrew Staton, criador do Toy Story demonstrou em sua apresentação no TEDTalk, somos capazes de se apaixonar por vilões quando estes nos contam suas histórias.

Compartilhar histórias de sucesso de clientes ou funcionários, principalmente no Facebook, é uma ótima forma de gerar mais engajamento.

Boas histórias conseguem despertar sentimentos como felicidade, alegria, esperança, emoção e surpresa em nós.

gestão de mídias sociais

Ferramentas que ajudam na gestão de mídias sociais

Depois de aprender sobre como fazer a gestão de redes sociais, é importante aprender sobre ferramentas de gestão de mídias sociais. Essas ferramentas irão além de otimizar o seu tempo, tornará a gestão ainda mais fácil.

  1. Hootsuit

A Hootsuit é uma das maiores ferramentas de gestão de mídias sociais, sendo já utilizada por mais de 15 milhões de pessoas. Um dos maiores motivos para o seu sucesso é a permissão de agendar o conteúdo, medir seu ROI e publicar anúncios nas redes sociais.

É uma plataforma abrangente, onde você pode monitorar todas as suas contas e palavras-chaves, conectar-se com mais de 35 redes sociais e fazer publicações em grande escala.

  1. Quintly

Essa ferramenta é utilizada para fazer a análise e mensurar de forma eficaz os resultados das postagens, medindo o que deu certo ou não. Assim, você irá investir na estratégia que deu certo.

  1. Sprout Social

Semelhante ao Hootsuit, essa ferramenta de gestão de mídias sociais combina várias ferramentas de redes sociais em uma única plataforma. Seus serviços vão desde o agendamento até a relatórios e monitoramento.

  1. Sendible

A Sendible é uma ferramenta de gestão de mídias sociais feita especialmente para agencias de marketing com vários clientes. Seus recursos são praticamente que os outros oferecem, mas permite a personalização de acordo com cada marca para atrair novos clientes.

  1. Everypost

O Everypost facilita o conteúdo, personalização e o agendamento de suas postagens nas redes sociais. Tem um foco maior em conteúdo visual, sendo ideal para redes sociais como Instagram e Pinterest.

As ferramentas de gestão de mídias sociais servem para todos os formatos e tamanhos, e é essencial escolher ao que melhor se adapta a suas metas e necessidades.

Mas do que as ferramentas certas, é necessário também ter conhecimento sobre as mídias sociais. Nossas recomendações são os livros Nocaute, de Gary Vaynerchuk e Contágio, de Jonah Berger.

Assim, sua mente estará pronta para fazer exatamente o que suas redes sociais precisam.

E você, como gerencia suas redes sociais e qual ferramenta utiliza? Conte sua experiência para nós!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+